A coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes

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Data
2011
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Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente trabalho científico se propôs a analisar questões relacionadas à organização educacional, refletindo minuciosamente sobre a Coordenação Pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes, visando compreender a historicidade do profissional da área, suas atribuições e suas práticas. O referencial teórico teve base em autores como Brandão (2007), Paro (1991), Rangel (2001), Demo (1994), Libâneo (1994) e entre outros autores. Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, que teve como instrumentos básicos de coleta de dados a observação, o questionário fechado e o questionário semi-aberto, onde os sujeitos epistemológicos foram onze professores que lecionam no Ensino Fundamental I e II na instituição de ensino o Colégio Municipal César Augusto Rabello Borges da rede pública, na localidade de Caatinga do Moura, município da cidade de Jacobina, no norte do interior baiano. A análise e discussão dos dados foram feitas à luz de posicionamentos sobre a Coordenação Pedagógica, Educação Qualitativa e Práticas Docentes, contextualizando tais paradigmas com a realidade escolar pesquisada, onde assim constatamos através dos questionários, que os professores urgem por mudanças, uma vez que não está sendo disponibilizada pela coordenação pedagógica da escola contribuições significativas para o desenvolvimento de suas práticas.


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Citação
SILVA, Josiane Bruno da. A coordenação pedagógica e suas contribuições para a melhoria qualitativa das práticas docentes. Senhor do Bonfim, BA, 2011. 63f Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia - graduação em Pedagogia com Habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos ) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação. Campus VII, Senhor do Bonfim, 2011.
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