A Inclusão do Deficiente na Escola Regular: Um Olhar Sobre a Expectativa das Mães

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2012-03-29
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A inclusão tem conquistado seu espaço em acalorados debates e pesquisas, para a mudança de paradigmas educacionais que envolvam pessoas deficientes. Neste sentido, a família tem papel relevante em conjunto com os professores e a comunidade escolar. O presente trabalho teve como objetivos identificar qual a expectativa que as mães têm a respeito da inclusão de seus filhos na escola regular e através deste estudo verificar se esta inclusão já acontece na pratica com os alunos do Instituto Psicopedagógico de Senhor do Bonfim, Bahia, onde a pesquisa foi realizada. Para isto utilizamos o método qualitativo fundamentado nos autores, Bueno (1999), Gotti (2002), Mantoan (1997), Profeta (2007), entre outros. Foi realizada uma entrevista semiestruturada com as mães, que foram os sujeitos deste trabalho pode-se concluir que, a escola, assim como os professores devem, estar preparados e ao mesmo tempo preparar seus alunos não-deficientes, em conjunto com as famílias, para a aceitação e convívio com a diferença, acima de tudo respeitando o outro e a limitação de cada individuo.


Descrição
Palavras-chave
Citação
CAIRES, Georgea Lessa. A inclusão do deficiente na Escola regular:: um olhar sobre a expectativa das mães. Senhor do Bonfim, BA, 2012. 47fs. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia - graduação em Pedagogia) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VII Senhor do Bonfim, 2012.
Palavras-chave