Mulheres e resistência: análise da produção historiográfica sobre a militância feminina durante a Ditadura Militar brasileira

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2020
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

No âmbito da academia, o crescimento no número de mulheres nas universidades, permitiu a retomada de discussões quanto aos espaços negados até então pelas Ciências Humanas, bem como pela própria historiografia. Discussões sobre a mulher e as relações de gênero, existentes e por muito tempo silenciado, passaram a ter um olhar mais crítico. Neste artigo, foram escolhidos quatro trabalhos de regiões e universidades diferentes, entre dissertações e teses, defendidas no ano de 2017, todas abordando de alguma maneira a mulher militante atuando na ditadura militar brasileira, e através deles debater sobre a representação dessa mulher militante, analisando principalmente se essas pesquisas ganharam um fôlego com a criação da Comissão Nacional da Verdade. O objetivo desse trabalho é analisar a forma como a historiografia sobre a ditadura militar brasileira tem abordado as mulheres militantes que viveram nesse período e suas memórias. A partir daí será possível motivar essa nova geração a promover ainda mais um estudo que busque novos olhares da historiografia acerca dessas mulheres, que optaram pela aproximação com alguma forma de debate político, seja ainda secundarista, seja também universitária.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SILVA, Priscilla Rodrigues. Mulheres e resistência: análise da produção historiográfica sobre a militância feminina durante a Ditadura Militar brasileira. Saber aberto: repositório institucional da UNEB, Eunápolis, p. 8-42, 2020.
Palavras-chave