O desafio das instituições não escolares na atuação pedagógica com pessoas em situação de rua
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
As pessoas em situação de rua é um tema complexo, urgente e desafiador, e por ser uma realidade presente na sociedade brasileira é preciso que representantes políticos tenham atenção para essa realidade e desenvolvem políticas públicas por meio da educação libertadora e transformadora que é uma ferramenta importante para a reintegração social e a conquista de melhores condições de vida. Este trabalho tem como objetivo geral: Investigar a EJA nas instituições não escolares e como atuam com pessoas em situação de rua e desenvolvem ações ou projetos pedagógicos. Orientando-se pelos objetivos específicos: (1) Revisar literaturas acerca das pessoas em processo de desfiliamento social (2) Identificar instituições nacionais ou regionais/locais que atuam com pessoas em situação de rua e (3) Refletir sobre as possibilidades de intervenção através da pedagogia. Além disso, utilizou-se para a construção dos resultados a análise de reportagem, via web que apresenta a iniciativa inovadora de alfabetização de moradores de rua, localizado na Praça Marechal Deodoro, conhecida como Praça das Mãos, em Salvador- BA e a reportagem sobre O Projeto Arte Pop, o qual promove ações com oficinas de artes e artesanato em Mogi das Cruzes- SP e a visita de campo ao Centro Pop em Juazeiro- BA, para identificar por meio de entrevista, as ações pedagógicas como resultados dessa pesquisa, pode se considerar que, a iniciativa de levar a escola até os locais frequentados pelos moradores de rua, demostra que a educação pode ocorrer em qualquer ambiente, desde que haja vontade e comprometimento para transformar a realidade.