Turismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-07-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Pessoas com Deficiência (PCD) no Brasil correspondem a uma expressiva parcela de 8.4 % da população. Dessa forma, o turismo deve ser compreendido como um fenômeno de integração e acolhimento, e não um setor excludente. O Aeroporto Internacional de Salvador, considerado como um equipamento turístico, é o aeroporto mais movimentado do estado da Bahia estando entre os dez primeiros em movimento de passageiros no Brasil. Por ter movimento expressivo e relevância para o estado, refletir sobre a relação entre turismo e acessibilidade no Aeroporto Internacional de Salvador, a partir da percepção dos profissionais que atuam nesse equipamento turístico em relação ao atendimento voltado para as pessoas com deficiência. Para isso, a metodologia utilizada é básica, qualitativa, quantitativa, bibliográfica, exploratória. Foi realizada também pesquisa de campo com observação direta e aplicação de questionários. As pessoas com deficiência não recebem atendimento adequado por parte do aeroporto, caracterizando-o, portanto, como inacessível. É necessário que o aeroporto veicule informações e cartilhas para leitura dos colaboradores e promova treinamentos para que os funcionários possam ter uma bagagem maior de conhecimento em relação a como atender às PCD.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Sara Caroline Chagas dos. Turismo e acessibilidade: a percepção dos profissionais do Aeroporto Internacional de Salvador sobre o atendimento às pessoas com deficiência. Orientador: Natalia Silva Coimbra de Sá. 2022. 74 fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Turismo e Hotelaria) – Departamento de Ciências Humanas, Campus I, Universidade do Estado da Bahia. Salvador-BA, 2022.
Palavras-chave