As perspectivas dos alunos de Ciências Contábeis em relação ao mercado de trabalho: estudo de caso em uma instituição pública de nível superior

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2015-10-17
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

A atual conjuntura econômica do país passou-se a exigir uma maior demanda por Profissionais Contábeis capacitados que auxiliem na tomada de decisão das empresas. Neste sentido, as universidades aliadas aos professores, desempenham um importante papel para formação e qualificação do aluno. O objetivo geral desta pesquisa foi verificar quais são as perspectivas dos alunos quanto ao mercado de trabalho. Para desenvolvimento desse estudo foram realizadas pesquisas bibliográficas em livros, artigos e revistas que abordam o tema em questão e aplicação de questionário estruturado, composto de 18 questões objetivas, sendo este respondido por 157 alunos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição pública de nível superior no Estado da Bahia. Como resultados, percebeu-se que os alunos, em sua maioria não se sentem preparados para o mercado de trabalho. No entanto, consideram que a área contábil está em ascensão e que esta oferece uma diversidade de opções para atuação profissional, sendo a área mais pretendida pelos discentes, o serviço público e a função mais citada, a de auditoria. No que tange o papel do professor, 65% dos alunos responderam que estes influenciaram na sua escolha profissional, evidenciando o importante papel do docente na construção de um profissional de sucesso. Consideram importante também, possuir habilidades técnicas profissionais para atenderem as demandas das empresas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTOS, Lorena da Silva. As perspectivas dos alunos de ciências contábeis em relação ao mercado de trabalho: estudo de caso em uma instituição pública de nível superior. Orientador: Thaíse Vasconcelos Dourado. 2015. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Contábeis) - Departamento de Educação, Campus VII, Universidade do Estado da Bahia. Senhor do Bonfim-BA, 2015.
Palavras-chave

Coleções