Possibilidades de Pesquisa para a História da Educação na Bahia: Arquivos, Acervos e Fontes Encontradas nos Núcleos Regionais de Educação da Bahia: Resultado a Pesquisa Documental da Escola Normal de Nazaré-BA (1934 A 1960)

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2016
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Resumo

A presente tese apresenta os frutos colhidos da pesquisa acadêmico-científica de ênfase no levantamento das fontes escolares como possibilidades de pesquisa para história da educação na Bahia. Um estudo orientado pela Profa. Dra. Jaci Maria Ferraz de Menezes, coordenadora do Projeto Memória da Educação na Bahia – PROMEBA/ PPGEduC/ Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Tendo como questionamento central como os arquivos escolares, sob a guarda dos Núcleos Regionais de Educação da Bahia, podem se constituir locais e caminhos possíveis de pesquisa para o historiador da educação. A base de estudos orientou-se nos documentos da escola extinta “Escola Normal de Nazaré”, encontrados no Núcleo Regional de Educação/21, além de outros arquivos e escolas extintas de seis municípios da Bahia. Os desdobramentos teórico-metodológicos da pesquisa iniciavam com perguntas de partida que eram levadas para campo e posterirormente respondidas ao longo da pesquisa. Essas perguntas levaram aos seguintes objetivos: identificar as fontes dos arquivos da educação, mapear as escolas extintas do NRE/21, caracterizar os documentos guardados em seus arquivos, criar um catálogo de fontes documentais, enfim, apresentar as possibilidades de pesquisa para a educação através dos arquivos escolares encontrados nos NRE da Bahia. As categorias analíticas: história, memória, memória da educação, fontes e arquivos escolares orientam os caminhos teórico-metodológicos guiados por estudos sobre esses temas. Os resultados foram alcançados através de exaustivo levantamento dos documentos encontrados nos arquivos escolares para fins comparativos aos arquivos do NRE/21. Conclui-se que há possibilidades de pesquisa para o historiador em educação. Respeitou-se as alteridades pessoais e culturais enquanto princípio ético na relação da pesquisa com os arquivistas e na análise dos modos de arquivamento dos acervos escolares.


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Palavras-chave
Memória Educacional, Arquivos Escolares, História da Educação
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