O processo de certificação das comunidades quilombolas de Queimada do Tiano, Erva Cidreira e Lagoa do Gado, do município de Cafarnaum – Bahia, entre os anos de 2003 e 2016

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2022-11-21
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNEB
Resumo

Ao se tratar de estudos feitos sobre a microrregião de Irecê, poucos são os trabalhos que tocam ou descrevem sobre essa parte do semiárido baiano, falar de escravidão menos ainda. Essa área esteve sempre veiculada nos noticiários como um local seco, de fome, miséria, abandono social e cultural. Contudo pode-se observar que essa região também foi e continua sendo um palco de relações e produções para além do que as mídias têm propagado ao logo dos tempos. Além disso, tem-se os arranjos políticos, como forma de manutenção de poder e a população também tirando “proveitos” como forma de barganha buscando melhor viver nesse ambiente. Dessa forma, essa pesquisa teve como objetivo compreender como se formou as Comunidades Quilombolas de Queimada de Tiano, Erva-Cidreira e Lagoa do Gado, buscando compreender as origens, as formas de vida social, cultural, econômica e política, estabelecendo relações entre o passado e o presente nos conceitos estabelecidos e buscando de entendimento para as tomadas de decisões das comunidades, seja de forma ativa ou passiva para se adentrarem nessa nova forma de se auto definirem e reconhecerem-se.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SOUZA, Francisco de Assis Ferreira de. O processo de certificação das comunidades quilombolas de Queimada do Tiano, Erva Cidreira e Lagoa do Gado, do município de Cafarnaum – Bahia, entre os anos de 2003 e 2016: identidade, reconhecimento e resistência. 2022. Dissertação (Mestrado em Estudos Africanos, Povos indígenas e Culturas Negras) - Departamento de Ciências e Tecnologias, Universidade do Estado da Bahia, Campus XVI. Irecê, 2022.
Palavras-chave