Controle de Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH), Spodoptera cosmioides (WALKER) E Spodoptera eridania (CRAMER)pela soja intacta RR2 PRO ® , CONKESTA E3 ® E INTACTA 2 XTEND ®

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2023-12-11
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Spodoptera frugiperda, Spodoptera cosmioides e Spodoptera eridania são espécies de lagartas de grande importância econômica para a cultura da soja no Brasil, podendo reduzir a produtividade em até 70%. O uso de cultivares geneticamente modificados contendo genes de Bacillus thuringiensis Berliner é uma medida de controle amplamente utilizada no manejo de lepidópteros-praga na soja, com três tecnologias disponíveis para cultivo no país na safra 2022/23. O objetivo desta pesquisa foi avaliar o controle destas espécies de lagartas pela alimentação em folíolos de soja de cultivares pertencentes às tecnologias Roundup Ready (NS 8383 RR), Intacta RR2 PRO® (M8349 IPRO), Conkesta E3® (NEO 760 CE) e Intacta2 Xtend® (M8606 I2X). Foram conduzidos três ensaios, sendo cada um com uma espécie de lagarta e os quatro cultivares, em delineamento experimental inteiramente ao acaso (DIC) com 4 repetições de 10 lagartas por cultivar. Folíolos dos cultivares, no estádio fenológico V3, foram colocados individualmente em frascos transparentes contendo uma lagarta neonata, e então mantidos a 25±1ºC e 12 horas de fotófase. Os folíolos dos tratamentos foram substituídos no terceiro e sexto dia, por outros retirados das mesmas plantas. As avaliações foram realizadas diariamente, por 10 dias, determinando-se o número de lagartas mortas e a porcentagem acumulada do folíolo de soja consumida pela lagarta em estimativa visual. Os valores acumulados para os dois fatores foram submetidos à análise de variância e comparação de médias por meio do teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade, utilizando o programa SISVAR. No estudo feito, as populações de S. frugiperda, S. eridania e S. cosmioides apresentaram menor sobrevivência larval e porcentagem de consumo foliar na cultivar pertencente à tecnologia Intacta2 Xtend® (M8606 I2X). A variedade Conkesta E3® (NEO 760 CE), mostrou-se eficiente no controle de S. cosmioides e S. eridania. Entretanto, a variedade Intacta RR2 PRO® (M8349 IPRO) não mostrou efeitos relevantes na sobrevivência e efeito nas espécies estudadas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
SANTANA, Shirley Danieli Barbosa. Controle de Spodoptera frugiperda (J.E. SMITH), Spodoptera cosmioides (WALKER) e Spodoptera eridania (CRAMER) pela soja intacta RR2 PRO®, CONKESTA E3® E INTACTA 2 XTEND® 2023. Orientador: Marco Antonio Tamai. 2023. 41fls.Trabalho de Conclusão de Curso. (Bacharelado em Engenharia Agronômica) – Departamento de Ciências Humanas, Campus IX, Universidade do Estado da Bahia. Barreiras-BA, 2023.
Palavras-chave