Cidades inteligentes e a mobilidade urbana do estudante do turno noturno no bairro do comércio em Salvador: proposta para práticas em tics para as ies

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Data
2015-10-28
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Resumo

Os cursos superiores de graduação noturna da rede privada detêm mais de 73% das matrículas, o que os tornam bastante representativo para o nosso país com a mobilidade urbana influenciando negativamente para a construção dessa realidade. O objetivo dessa pesquisa é discutir como o trânsito urbano da cidade do Salvador afeta o dia a dia dos estudantes e se interferem no seu empenho, motivação, condição física e desempenho acadêmico ao tempo em que oferece um conjunto de propostas gerenciais para o desenvolvimento de competências com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) dentro e fora da sala de aula. Para isso foi utilizado um consórcio entre a pesquisa-ação, pesquisa participativa e autobiográfica com a contribuição de 212 alunos do período noturno dos cursos de administração e logística do Centro Universitário Jorge Amado, campus Comércio. A pesquisa contou com a realização de entrevistas, debates e dinâmicas em sala de aula, através de grupos multidisciplinares, com abordagens de temas voltadas para a cidade do Salvador. Utilizamos como suporte a ação, a disciplina de Sistemas de Informações Gerenciais através de um programa denominado HackCities, que discute o uso das TIC como suporte aos problemas da mobilidade urbana em Salvador – Construindo Cidades Inteligentes Através da Educação.


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Palavras-chave
Educação, Trânsito, Transporte, Tic, Hackcities
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