Governança para a educação a distância: o caso do Instituto Federal Baiano

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2016-04-26
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Resumo

O ensino público em sua modalidade a distância, nas últimas décadas, experimentou significativa ampliação, sobretudo na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, consequência do aumento de investimentos dos recursos públicos para o processo de interiorização do ensino. Diante deste cenário, torna-se primordial a implementação de mecanismos de gestão que auxiliem o gestor público em suas funções, com vistas a auxiliá-lo numa administração capaz de promover o desenvolvimento da instituição. Neste diapasão, encontra-se a presente pesquisa, em busca de possibilitar um estudo sobre governança para a Educação a Distância no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. O objetivo desta pesquisa, então, é identificar como os princípios de Governança estão presentes na gestão da EaD. Diante disso, buscou-se delinear os aspectos históricos, conceitos, caminhos e avanços da Educação a Distância no Brasil e no mundo, a EaD enquanto política pública e seu contexto atual. Procurou-se evidenciar a governança corporativa e a governança no setor público, o contexto da governança e a educação e a EaD em uma visão de governança. Apresentou-se também a Gestão em EaD e a Governança Educacional, retratando o histórico da gestão no IF Baiano, o ensino profissionalizante e as perspectivas da governança educacional para a Educação a Distância no IF Baiano. Os principais teóricos que fundamentam o estudo e auxiliaram o processo de entendimento da pesquisa são Moran (2011), Santos e Brito (2011), Formiga (2012), Nunes (2012) e Alves (2012), Marques (2007), Slomski (2008), Matias-Pereira (2010), Spitzeck e Hansen (2010), Tavares (2011), Peters (2012) e Reis (2013). A pesquisa é de natureza exploratória envolvendo análise qualitativa de dados por meio da realização de estudo de caso, fazendo uso de pesquisa bibliográfica, análise dos documentos governamentais e institucionais e aplicação de entrevistas e questionários. A partir das visões dos sujeitos da pesquisa, obtidas por meio da análise das entrevistas e questionários, bem como a apreciação dos documentos institucionais, foram observados os princípios de governança consolidados e a consolidar na gestão da EaD do IF Baiano, possibilitando assim o delineamento de uma proposta de modelo referencial básico de governança que vise promover, continuamente, a institucionalização e o desenvolvimento da Educação a Distância do IF Baiano.


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Palavras-chave
Educação a Distância, Governança, Gestão da Educação a Distância, Princípios de governança
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