O censo da educação superior: qualidade e consistência dos registros acadêmicos no âmbito da Universidade do Estado da Bahia
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Resumo
Este trabalho apresenta como produto final, o delineamento de um Manual destinado a orientar as Coordenações Acadêmicas dos Departamentos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) quanto aos procedimentos de registros acadêmicos para o Censo da Educação Superior. O referido Censo integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Desta forma, foi desenvolvida uma pesquisa cuja problemática explora as principais questões relacionados à qualidade e consistência dos dados decorrentes dos registros acadêmicos na Universidade. Nesse sentido, a seguinte questão norteou a pesquisa: quais as principais dificuldades enfrentadas pelas Coordenações Acadêmicas dos Departamentos da UNEB, para efetuar os registros acadêmicos de estudantes no sistema acadêmico? O foco de análise incidiu sobre a prestação de informações ao Censo, a partir das atividades desenvolvidas pelo Pesquisador Institucional e as Coordenações Acadêmicas dos Departamentos. Quanto ao referencial teórico, foram destacados dois conceitos, a saber: i) qualidade da informação; e ii) consistência de dados. Ambos apoiaram reflexões e forneceram suporte para melhor compreensão acerca de algumas perspectivas atinentes ao estudo. A metodologia adotada envolveu a observação participante, pesquisa documental e aplicação de questionário aos Coordenadores Acadêmicos dos Departamentos. Os principais achados foram: um percentual expressivo dos sujeitos pesquisados (67%) demonstrou desconhecer o Censo da Educação Superior e suas implicações na avaliação dos cursos. Do mesmo modo, a pesquisa revelou que todos os sujeitos pesquisados consideram importante dispor de um manual que oriente os procedimentos para registros no sistema. Do ponto de vista do desenvolvimento do produto final, os resultados obtidos a partir dos procedimentos metodológicos, subsidiaram o desenvolvimento de um modelo para aplicação apensado ao trabalho