Licenciatura em Pedagogia - DCHT16

Navegar

Submissões Recentes

Agora exibindo 1 - 3 de 3
  • Item
    Projeto prospera caatinga: cartilha ambiental e o recaatingamento
    (2019) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Oliveira, Cláudio Roberto Meira de
    A pesquisa a seguir nos permitir evidenciar algumas causas e as consequências da desertificação no nosso território que sempre sofreu com a seca, o território está localizado no Centro Norte Baiano e ocupa uma área de 26.730 km2, assim podemos caracterizar alguns pontos nos quais nós somos os agentes causadores da desertificação em todo o território de Irecê. Com tais ações como as queimadas e retiradas desordenadas das plantas dos solos e margens de rios e minadouros, e das águas do subsolo, o trabalho traz com ênfase o recaatingamento, e suas soluções, onde a comunidade juntamente com as escolas do estado estarão recebendo palestras e atividades voltada a educação ambiental, que ao decorrer desse processo será distribuído aos mesmos mudas de plantas para que possam fazer a reposição das áreas afetas, juntamente com a comunidade o próprio projeto estará com uma campanha de conscientização da reutilização dos sacos plásticos, para que sejam reutilizados com as confecções das mudas. O trabalho juntamente com a sua ênfase traz como ponto principal a conscientização de cada cidadão do território de Irecê.
  • Item
    Gestão na educação profissional e seus reflexos para a melhoria dos resultados no ensino e na aprendizagem
    (2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Rocha, Ana Karine Loula Torres
    Este estudo tem por objetivo refletir a importância da participação popular na gestão democrática na educação profissional e sua contribuição para a construção de um ambiente que promova transformações educacionais e sociais. Para tanto optamos pela abordagem quali-quantitativa, de natureza descritiva e exploratória por meio da análise documental, tendo como lócus de pesquisa o CETEP – IRECÊ. Com este estudo concluímos que a inserção da sociedade civil contribui para a implementação de uma gestão democrática quando propõem soluções em consonância com os anseios da comunidade escolar.
  • Item
    Narrativa de um percurso discente: o processo de ensino, aprendizagem, avalição e seu impacto no processo formativo
    (2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Dourado, Daniela Lopes Oliveira
    Este artigo apresenta narrativa do percurso educacional do autor da Educação Infantil até o Ensino Superior. Refletir sobre as referências que marcaram sua formação docente contribui para compreender o docente em formação, além de apresentar suas análises, proposições e ensejos futuros para formação em pedagogia para construir uma narrativa reflexiva sobre minha formação docente. Os estudos foram possibilitados a partir do componente curricular de Avaliação Educacional no quarto período do curso de Pedagogia, como o propósito de construir a memória e narrativas do processo educacional. Utilizou-se da metodologia de pesquisa autobiográfica por meio de narrativas que exploram e valorizam as dimensões pessoais dos sujeitos. Contudo estou convencido que mesmo com todos os enfrentamentos e desafios reconheço o meu papel social e de transformação enquanto educador, sendo uma motivação para seguir em frente.