Licenciatura em Pedagogia - DEDC15
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- ItemTaperistória: uma proposta para o ensino da história local por meio do jogo de tabuleiro(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-25) Guimarães, Lizandra Pimentel; Lago, Andréa Ferreira; Andrade, Aline; Moutinho, Augusto; Barros, SuryaA presente pesquisa tem como objetivo compreender como a história local pode ser abordada por meio da criação de um jogo de tabuleiro, visando contribuir para uma aprendizagem significativa e contextualizada. A partir do entendimento de que o ensino da História deve considerar as experiências e os espaços vividos pelos educandos, desenvolveu-se o protótipo intitulado Taperistória, voltado para a valorização dos aspectos históricos, culturais, políticos e geográficos do município de Taperoá-BA. A proposta fundamenta-se na perspectiva do jogo como estratégia pedagógica que estimula o engajamento, a interação, a criatividade e a construção de saberes. A metodologia adotada é de abordagem qualitativa, com caráter exploratório, bibliográfico e natureza aplicada, baseada na elaboração de um jogo de tabuleiro como proposta para o ensino da história local. Espera-se que esta proposta incentive novas práticas pedagógicas voltadas ao ensino de História, por meio da articulação entre o conteúdo escolar e a vivência dos educandos.
- ItemAs contribuições da etnomatemática para a educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática de 2018 a 2025(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Sheiva Azevedo dos; Barreto, Maria Raidalva Nery; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Aline de OliveiraA presente pesquisa busca analisar as contribuições da etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da revisão sistemática, no período de 2018 a 2025. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em métodos bibliográficos e documentais, que permitiram a identificação de diferentes produções acadêmicas relacionadas ao tema. O estudo fundamenta-se nas percepções de D’Ambrosio (2023) que reconhece a etnomatemática como uma abordagem que valoriza os saberes culturais e as práticas matemáticas para além do ambiente escolar. Os resultados da investigação indicam que essa abordagem contribui significativamente para o ensino da EJA, ao possibilitar um processo educativo contextualizado, articulando os conhecimentos escolares às experiências de vida dos estudantes e fortalecendo suas identidades socioculturais. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma formação docente continuada e qualificada para o trabalho com a etnomatemática, bem como a superação de práticas pedagógicas tradicionais que ainda desconsideram a diversidade cultural presente na EJA.
- ItemO papel do brincar no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Kaliane Silva; Mendes, Cristiane Soares; Nascimentо, Monica Pinchemel; Souza, Paulo José de; Ruas, Lilian de Souza SantosO presente estudo tem como objetivo geral conhecer a importância do brincar e do lúdico no desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança e como objetivos específicos conhecer a perspectiva do brincar nos documentos oficiais; compreender o papel do brincar no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança; analisar o papel da brincadeira e do lúdico na educação infantil e discutir a importância do brincar no desenvolvimento da criança como atividade principal. Trata-se de uma pesquisa científica bibliográfica e documental a qual com base em pesquisas, revisões sistemáticas de artigos publicados em revistas científicas e obras de Piaget (2011), Vygotsky (1994), Kishimoto (2010) e Friedmann (2013), busca responder a seguinte problemática: De que forma o brincar contribui para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social da criança, potencializando o seu processo formativo na educação infantil? Desse modo, recorremos ao ordenamento legal em documentos oficiais como a BNCC (2018), o ECA (1990), o RCNEI (1998) e a LDB (2017), os quais retratam o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança que estimula a imaginação e sua criatividade, além de desenvolver suas experiências emocionais, corporais, sensoriais, expressivas, cognitivas, sociais e relacionais, e se busca entender que o brincar e o ato de se divertir é um direito de toda criança na educação infantil e descrever a importância da brincadeira no desenvolvimento e no processo formativo da criança. Será apresentado aos leitores o papel do brincar na educação infantil, o qual influencia no processo de aquisição do saber da criança e auxilia nas suas dificuldades proporcionando assim meios para que haja um ensino aprendizagem de qualidade e a importância do papel do professor e da instituição escolar no processo de desenvolvimento da criança. Este estudo busca evidenciar a importância do brincar no desenvolvimento infantil, e facilitar a compreensão de como a brincadeira atua no desenvolvimento da criança e como esse brincar favorece aprendizagens significativas na educação infantil.
- ItemA importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade - TDA/H(0025-07-23) Leal, Janilva Guedes; Rosário, Cristiane de Oliveira doO presente artigo discorre sobre a importância da atividade lúdica nos processos de alfabetização e letramento de crianças com transtorno do déficit de atenção com ou sem hiperatividade – TDA/H. Para nortear nossa pesquisa elaboramos a seguinte questão: Como ocorrem os processos de alfabetização e letramento de crianças com TDA/H e quais alternativas de ensino podem ser indicadas para o melhor aprendizado desses processos dessas crianças? A pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, foi realizada a partir do levantamento em bases como plataforma Sucupira (CAPES), Google Acadêmico e Scielo, tendo como objetivo geral pesquisar sobre a importância da atividade lúdica nos processos de letramento e alfabetização em crianças com Transtorno do Déficit de Atenção – TDA/H, e como a literatura destaca alternativas de ensino para o melhor aprendizado dessas crianças. O estudo revelou que, embora o TDA/H resulte em dificuldades consideráveis nos processos de alfabetização e letramento, é preciso que os professores tenham informações mais precisas sobre o TDA/H, podendo assim desenvolver caminhos pedagógicos, de modo que seus alunos não se sintam excluídos, mas incluídos nas atividades. Uma alternativa indicada por diversos autores é a utilização da atividade lúdica como prática de ensino, pois minimiza os problemas de desatenção, inquietude, irritabilidade e comportamentos hiperativos, potencializando a aprendizagem, consequentemente o desenvolvimento. Concluindo, a presença do jogo na sala de aula pode facilitar a comunicação e interação social e o desenvolvimento integral do aluno com TDA/H.
- ItemReflexões acerca do projeto político-pedagógico (2007 a 2010; 2014 a 2017) do ensino fundamental I no subsistema I e II da comunidade do Orobó – Valença (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Costa, Jocácia de Jesus; Andrade, Aline de Oliveira; Brandão, Jefferson Duarte; Paixão, Cristiane Santos de SouzaO presente artigo trata-se sobre reflexões a acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP), durante os anos de 2007 a 2010; e 2014 a 2017, do Ensino Fundamental I no Subsistema I e II da Comunidade do Orobó- Valença-BA, o objetivo geral é refletir sobre a educação do Ensino Fundamental I com base nos Projetos Políticos Pedagógicos (2007 a 2010; 2014 a 2017) para tal, os procedimentos da pesquisa foram de cunho bibliográfico, documental e descritiva. Utilizando os PPP dos Subsistemas Educacionais I e II da Comunidade do Orobó, entrevistas semiestruturadas, artigos, livros e sites, assim, a abordagem foi qualitativa analisando dados que foram coletados e tecendo reflexões com base neles. Desse modo, o artigo apresenta reflexões e dados sobre o ensino da comunidade do Orobó, a estrutura das escolas, o impacto dos transportes e estradas, a valorização dos saberes locais dando ênfase no fortalecimento da participação da comunidade no processo educativo, logo, há no artigo uma contextualização das potências e histórias que compõem o Orobó. Percebeu-se que a existência e efetivação do Projeto Político Pedagógico é essencial para orientar a prática pedagógica, bem como, envolver a comunidade e fortalecer a prática pedagógica dos profissionais, consequentemente garantindo o direito à educação de qualidade que emancipe os sujeitos.
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