Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH)

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    Aspectos sociais, econômicos e ambientais da pesca artesanal na Vila de Pedrinhas em Petrolina (PE)
    (UNEB, 2024-10-17) Leal, Patrícia Helena Marinho do Bomfim Correia; Pinheiro, Patrícia Barros; Santos, Carlos Alberto Batista; Guedes, Ana Paula Penha; Santana, Iramaia de; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de
    A pesca artesanal caracteriza-se pela extração de captura do pescado, através do conhecimento tradicional sobre a natureza, com uso de instrumentos simples e rústicos, utilização principalmente da mão de obra familiar, embarcações de pequeno porte e uma produção de baixa escala. Um dos principais berços da pesca artesanal é o rio São Francisco, sendo a terceira maior bacia hidrográfica do país. Para as comunidades tradicionais que habitam às margens do São Francisco, a pesca artesanal tem grande importância econômica, social e ambiental. Este estudo teve como objetivo investigar a prática da pesca na comunidade ribeirinha de Pedrinhas na região do submédio São Francisco, área de abrangência do município de Petrolina (PE). Por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os pescadores artesanais e amostragem de desembarques pesqueiros foram analisados os seguintes aspectos: o histórico sociocultural da atividade pesqueira local, a diversidade de espécies pescadas e seus usos, as técnicas e os equipamentos de pesca utilizados, os pontos de pesca, as formas e os locais de comercialização da produção pesqueira. Foi traçado o perfil socioeconômico dos pescadores e verificado o conhecimento dos ribeirinhos sobre as espécies pescadas, além da percepção destes em relação às alterações sofridas na atividade pesqueira, em função das mudanças ocorridas no meio ambiente nos últimos anos. Os resultados demonstraram que o histórico da pesca artesanal em Pedrinhas foi constituído pelos laços familiares e pela transmissão geracional do conhecimento da pesca artesanal. O perfil socioeconômico dos pescadores revelou uma população predominantemente madura, com média de idade em torno dos 50 anos. As espécies de peixes mais capturadas, são: pacu, curimatã e o piau. O apetrecho de pesca mais utilizado é o conjunto rede e anzol. Alterações na pesca são percebidas pelos ribeirinhos e o problema verificado é a diminuição de captura na produção pesqueira. Foram citadas quatro espécies de peixes mais afetadas: surubim, cari, dourado e pirá. Como motivos da alteração da pesca, percebidos pelos pescadores, estão: a construção dos barramentos, poluição, assoreamento do rio e sobrepesca. Por fim, este estudo visou contribuir para o conhecimento da diversidade da ictiofauna local, de forma a subsidiar planos de manejo e ordenamento sustentável dos recursos naturais do rio.
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    Percepção da prática de cuidados geracionais direcionados à saúde do ciclo gravídico-puerperal de mulheres residentes no povoado de Serra dos Morgados - BA
    (UNEB, 2023-12-19) Bitencourt, Ralliny Soares Rocha dos Santos; Andrade, Wbaneide Martins de; Santos, Juracy Marques dos; Menezes, Sâmella dos Santos Vieira de
    Ao longo dos séculos, houve diversas mudanças nas abordagens relacionadas ao cuidado durante a gravidez, parto e puerpério. Essas evoluções resultaram em diferentes perspectivas entre gerações acerca das experiências vivenciadas nesse ciclo, abrangendo aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. A limitada disponibilidade de políticas de saúde nesse período, sobretudo em áreas rurais, eleva a importância do conhecimento tradicional como a principal, se não única, estratégia de cuidado durante a gravidez e o pós-parto. Diante desse cenário, a compreensão e análise das práticas de cuidado transmitidas de geração em geração em relação à saúde das mulheres torna-se crucial para entender a experiência delas e seu impacto no dia a dia. A emergência de uma sociedade patriarcal fez com que o lugar que era exclusivo da mulher fosse ocupado pelo homem, especialmente representado pela figura do médico. Além disso, a realidade do acolhimento às mulheres revela desigualdades no acesso aos serviços de saúde, restando às pacientes desse contexto um acompanhamento de outras mulheres que mantêm ainda vivas certas tradições e cuidados relacionados à gestação, parto e puerpério construídos de forma empírica e transmitidos de forma geracional. Dessa forma, para além do acompanhamento médico através do pré-natal (onde se tem acesso), comunitariamente são repassadas informações que contemplam um cuidado integral, incluindo também a saúde mental, frequentemente negligenciada pelo atendimento público de saúde. Onde não há estrutura para isso, os cuidados nesse processo são realizados a partir de protocolos criados dentro da própria comunidade, que vão desde o uso de plantas, passando por orientações sobre a alimentação, comportamento e também acolhimento dessas mulheres por membros da família e comunidade. Nessa perspectiva, considerando esse contexto de garantia de cuidado, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar os discursos sobre as práticas de cuidados geracionais à saúde durante o ciclo gravídico-puerperal de mulheres do campo que vivem no interior do Nordeste baiano. Para melhor compreender essa realidade, foram entrevistadas 11 mulheres que relataram seus processos gravídico-puerperais. O relato de cada participante foi analisado à luz da análise de conteúdo de Bardin e demonstrou que os cuidados com a mulher no processo gravídico-puerperal são amplos e se manifestaram através da criação de redes de apoio, transmissão oral de conhecimentos, práticas específicas de cuidado, assim como também transgressões a esses ensinamentos.
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    Um olhar sobre o uso do WhatsApp e suas contribuições na aprendizagem de alunos do turno noturno no ambiente escolar antes e durante a pandemia da Covid – 19 no Colégio Modelo de Juazeiro – BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-22) Souza, Marcos Antonio de; Amorim, Dinani Gomes; Barbosa, Anna Christina Freire; Melo, Cláudia Maria Lourenço da Silva; Silva, Daniele Cristina de Oliveira Lima da
    Este trabalho, cuja temática envolve o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar, enfoca as potencialidades das redes sociais, em especial o uso do WhatsApp em sala de aula, convergindo para inovação de práticas pedagógicas e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Assim, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como a utilização da rede social digital WhatsApp pode contribuir para a aprendizagem de alunos no ambiente escolar? Para isso, define-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social WhatsApp em sala de aula com uma perspectiva de inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procura-se identificar como os professores e alunos lidam, compreendem e se apropriam dessas ferramentas favorecendo a cultura digital. Assim, evidenciam-se as concepções e possibilidades referentes às redes sociais digitais, considerando-as como parte das mídias sociais que possibilitam a comunicação, a interação entre os participantes, a obtenção de informações, além da produção e veiculação de conteúdos de forma dinâmica e flexível. Serão apontados os procedimentos e técnicas de investigação, como questionários, bem como a caracterização do lócus e dos participantes, além da adoção da metodologia de análise textual discursiva como referência para analisar os dados.
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    Comunidades de Sobradinho-BA: uma análise da percepção dos impactos socioambientais provocados pela construção da hidrelétrica
    (UNEB, 2023-05-26) Carvalho, Walter Oliveira de; Lorenzo, Vitor Prates; Lins , Leonardo Diego; Ferreira, Clébio Pereira; Florêncio, Roberto Remígio; Santos, Carlos Alberto Batista dos; Santos , Ana Paula Guimarães
    A presente pesquisa relata através de entrevistas semiestruturadas o verdadeiro sentimento de impotência de um povo que conviveu na prática com o desmando e arbitrariedade de um governo militar, que na busca do desenvolvimento e crescimento econômico ocasionou um grande desastre socioambiental no Submédio do São Francisco, em virtude da construção da Barragem de Sobradinho. Para tanto, o trabalho em foco se baseia em pesquisa bibliográfica e de campo, baseado em testemunho de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que tenham vivenciados o processo de apropriação e desapropriação dos ribeirinhos, conduzidos pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf. Os ribeirinhos advindos de vários municípios, foram vítimas de diversos impactos socioambientais e culturais, in loco, podemos constatar danos ambientais, sociais e psicológicos, que está comunidade foi submetida ao longo de décadas. Assim sendo, busca-se através deste trabalho descrever este processo, rememorando o passado que demonstra os diversos tipos de prejuízos de ordem material e imaterial, ocasionados a comunidade. Através dos resultados obtidos em relação aos impactos encontrados, o estudo poderá contribuir com um material que possibilite a criação de políticas públicas de reparação, e também como acervo para pesquisadores e sociedade em geral. É evidente que este material produzido sozinho, não tenha o alcance capaz de solucionar todos impactos ocasionados ao meio ambiente e comunidade, mas que possibilite alternativas ao poder público, nas três esferas, capaz de reparar ou amenizar este terrível dano causado as presentes e futuras gerações.
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    Agricultura familiar na alimentação escolar: Estudo de oportunidades e de desafios
    (2012-03) Aroucha, Edvalda Pereira Torres Lins
    A agricultura familiar vive o desafio de ampliar a produção de alimentos, que perpassa por complexidades socioambientais como a diminuição da população camponesa prioritariamente da juventude rural em busca de avançar na escolaridade e/ou de novas oportunidades de trabalho; as mudanças e outras questões climáticas; a fragilização da assistência técnica e extensão rural; a insuficiente e deficiente reforma agrária; as expansões do latifúndio, do agronegócio e do hidroagronegócio; o estímulo ao desmatamento predatório para produção clandestina de lenha e carvão; as poucas iniciativas de fomento; a escassez de crédito apropriado e barato; as pressões do mercado de consumo por produtos não tradicionais e de biocombustíveis; dentre outras. Neste cenário cresce a demanda por alimentos principalmente pela maioria da população que se concentra nas grandes e médias cidades e do mercado institucional da alimentação escolar. Para tanto, esta pesquisa-ação-participante sobre a “Agricultura Familiar na Alimentação Escolar – entre as oportunidades e desafios” trás uma contextualização de algumas das complexidades acima mencionadas, tendo como fundamentação teórica estudos sobre agricultura familiar; populações tradicionais; conservação e utilização sustentável da biodiversidade e da agrobiodiversidade; direito humano a alimentação saudável e em quantidade necessária; políticas de alimentação escolar; etnoecologia; sociobiodiversidade; legislações pertinentes e metodologias de pesquisa-ação participante, todas importantes, porém são os desafios de se acessar o mercado institucional da alimentação escolar que se destacam, por ser o foco desta pesquisa-ação-participante no campo da ecologia humana e da gestão socioambiental. Neste contexto, consiste em identificar os desafios que as famílias agricultoras e de comunidades tradicionais, bem como suas organizações sociais e produtivas enfrentam para inclusão da sua produção de gêneros alimentícios, inclusive as da sociobiodiversidade, no mercado institucional da alimentação escolar. Para identificar os desafios e as oportunidades teve-se como base as iniciativas da AGENDHA junto as Organizações Produtivas da Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais, através do Projeto Nutre Nordeste, que é desenvolvido em parceria com o Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor (DGRAV), da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Departamento de Extrativismo (DEX), da Secretaria do Extrativismo e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEDR), do Ministério do Meio Ambiente. Espera-se com este trabalho contribuir para que as famílias agricultoras, povos e comunidades tradicionais tenham, principalmente através de suas Organizações Produtivas, o acesso crescente ao mercado institucional da alimentação escolar; para os ajustes que o PNAE ainda requer e, no âmbito do debate acadêmico, quiçá este diálogo seja aprofundado, acrescido, ampliado e diversificado continuadamente.