Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH)

O Programa de Pós-graduação em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental (PPGEcoH) é de natureza interdisciplinar, possui os cursos em nível de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado em Ecologia Humana e Gestão Socioambiental) e tem por objetivo, formar profissionais que pretendam adquirir ou aprofundar conhecimentos na área de Ecologia Humana numa perspectiva multidisciplinar, objetivando preparar alunos (as) para a obtenção do título de Mestre e/ou Doutor, adquirindo as competências necessárias que lhes permitam desenvolver projetos de investigação no ramo científico da Ecologia Humana, bem como para planejamento e tomada de decisões no que concerne às complexas situacionalidades que envolve a relação de seres humanos com os ecossistemas, com a natureza, na atualidade, atuando na pesquisa e desenvolvimento na interface natureza e cultura.

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    Educação escolar no quilombo do Sítio Araçá: memória histórica, direitos fundamentais e ecologia humana no sertão de Pernambuco
    (UNEB, 2025-08-06) Farias, Enos André de; Barbosa, Anna Christina Freire; Carvalho, Reinaldo Forte; Oliveira, Edivania Granja da Silva; Cruz, Elizeu Pinheiro da; Sá , Gabriela Barretto de
    Esta tese analisa o papel da educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, localizado no município de Afrânio, Estado de Pernambuco, a partir de três eixos de discussão: a relação entre educação e memória histórica; a luta pelo reconhecimento dos direitos fundamentais da Comunidade; e a promoção da ecologia humana enquanto abordagem interdisciplinar. O estudo contextualiza o cenário local ao traçar a trajetória histórica da região, abordando a formação do Sudeste do Piauí, no século XVII, e do Sertão Pernambucano, no século XVIII, como forma de compreender o surgimento do território e os processos que conduziram à sua conformação atual. A pesquisa adotou uma abordagem mista, com ênfase etnográfica, permitindo uma imersão no lócus de análise por meio da observação participante. As atividades foram devidamente registradas, proporcionando subsídios para evidenciar aspectos consolidados do diálogo interdisciplinar com outras áreas do conhecimento e com a ecologia humana. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com lideranças locais e do núcleo político municipal, além de entrevistas estruturadas com moradores do Quilombo Sítio Araçá e com professores que atuam na escola da Comunidade. Foram realizadas também análise documental e bibliográfica, consulta em Arquivos Públicos nos Estados do Piauí e da Bahia, no acervo do Museu Pai Chico, e nas evidências do que sobrou da “Casa de Pedra”, sítio arqueológico que traz marcas da história local, que somados, serviram para embasar o referencial teórico. O estudo também considerou os marcos legais referentes à educação étnico-racial, além de utilizar instrumentos de análise discursiva para a compreensão das narrativas comunitárias, estando sua estrutura organizada em seis artigos. Os resultados indicam que a educação escolar no Quilombo Sítio Araçá, integrada à rede municipal de ensino de Afrânio/PE, tem apresentado avanços significativos, refletidos em indicadores quantitativos, como demonstram os resultados obtidos nas avaliações do SAEPE/SAEB. Contudo, observa-se que a implementação dos princípios orientadores da Educação Escolar Quilombola, estabelecidos pela Resolução nº 08/2012 do CNE/CEB, ainda enfrentam desafios significativos na sua prática. Destaca-se, sobretudo, a fragilidade na oferta de formação continuada específica para os docentes que atuam na referida Unidade de Ensino. Apesar de possuírem formação acadêmica e experiência no território, esses profissionais não tiveram acesso a processos formativos alinhados às Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola (DCNEEQ), o que compromete a plena efetivação de práticas pedagógicas culturalmente contextualizadas e sensíveis às especificidades da comunidade quilombola. Como conclusão, evidencia o papel fundamental da educação como instrumento de resistência, de formação identitária e promoção da dignidade humana, destacando o apoio às melhorias educacionais, de modo a formar gerações cada vez mais conscientes de sua inserção na luta comunitária por políticas públicas destinadas aquele espaço do território Afraniense, reconhecendo-se como sujeitos de direitos e deveres, e plenos de cidadania, reafirmando a necessidade de um currículo escolar específico para a realidade quilombola, distinto daquele aplicado nas demais escolas municipais, contemplando as especificidades das DCNEEQ.
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    Aspectos sociais, econômicos e ambientais da pesca artesanal na Vila de Pedrinhas em Petrolina (PE)
    (UNEB, 2024-10-17) Leal, Patrícia Helena Marinho do Bomfim Correia; Pinheiro, Patrícia Barros; Santos, Carlos Alberto Batista; Guedes, Ana Paula Penha; Santana, Iramaia de; Oliveira, Paulo Guilherme Vasconcelos de
    A pesca artesanal caracteriza-se pela extração de captura do pescado, através do conhecimento tradicional sobre a natureza, com uso de instrumentos simples e rústicos, utilização principalmente da mão de obra familiar, embarcações de pequeno porte e uma produção de baixa escala. Um dos principais berços da pesca artesanal é o rio São Francisco, sendo a terceira maior bacia hidrográfica do país. Para as comunidades tradicionais que habitam às margens do São Francisco, a pesca artesanal tem grande importância econômica, social e ambiental. Este estudo teve como objetivo investigar a prática da pesca na comunidade ribeirinha de Pedrinhas na região do submédio São Francisco, área de abrangência do município de Petrolina (PE). Por meio de entrevistas semiestruturadas realizadas com os pescadores artesanais e amostragem de desembarques pesqueiros foram analisados os seguintes aspectos: o histórico sociocultural da atividade pesqueira local, a diversidade de espécies pescadas e seus usos, as técnicas e os equipamentos de pesca utilizados, os pontos de pesca, as formas e os locais de comercialização da produção pesqueira. Foi traçado o perfil socioeconômico dos pescadores e verificado o conhecimento dos ribeirinhos sobre as espécies pescadas, além da percepção destes em relação às alterações sofridas na atividade pesqueira, em função das mudanças ocorridas no meio ambiente nos últimos anos. Os resultados demonstraram que o histórico da pesca artesanal em Pedrinhas foi constituído pelos laços familiares e pela transmissão geracional do conhecimento da pesca artesanal. O perfil socioeconômico dos pescadores revelou uma população predominantemente madura, com média de idade em torno dos 50 anos. As espécies de peixes mais capturadas, são: pacu, curimatã e o piau. O apetrecho de pesca mais utilizado é o conjunto rede e anzol. Alterações na pesca são percebidas pelos ribeirinhos e o problema verificado é a diminuição de captura na produção pesqueira. Foram citadas quatro espécies de peixes mais afetadas: surubim, cari, dourado e pirá. Como motivos da alteração da pesca, percebidos pelos pescadores, estão: a construção dos barramentos, poluição, assoreamento do rio e sobrepesca. Por fim, este estudo visou contribuir para o conhecimento da diversidade da ictiofauna local, de forma a subsidiar planos de manejo e ordenamento sustentável dos recursos naturais do rio.
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    Percepção da prática de cuidados geracionais direcionados à saúde do ciclo gravídico-puerperal de mulheres residentes no povoado de Serra dos Morgados - BA
    (UNEB, 2023-12-19) Bitencourt, Ralliny Soares Rocha dos Santos; Andrade, Wbaneide Martins de; Santos, Juracy Marques dos; Menezes, Sâmella dos Santos Vieira de
    Ao longo dos séculos, houve diversas mudanças nas abordagens relacionadas ao cuidado durante a gravidez, parto e puerpério. Essas evoluções resultaram em diferentes perspectivas entre gerações acerca das experiências vivenciadas nesse ciclo, abrangendo aspectos físicos, mentais, emocionais e sociais. A limitada disponibilidade de políticas de saúde nesse período, sobretudo em áreas rurais, eleva a importância do conhecimento tradicional como a principal, se não única, estratégia de cuidado durante a gravidez e o pós-parto. Diante desse cenário, a compreensão e análise das práticas de cuidado transmitidas de geração em geração em relação à saúde das mulheres torna-se crucial para entender a experiência delas e seu impacto no dia a dia. A emergência de uma sociedade patriarcal fez com que o lugar que era exclusivo da mulher fosse ocupado pelo homem, especialmente representado pela figura do médico. Além disso, a realidade do acolhimento às mulheres revela desigualdades no acesso aos serviços de saúde, restando às pacientes desse contexto um acompanhamento de outras mulheres que mantêm ainda vivas certas tradições e cuidados relacionados à gestação, parto e puerpério construídos de forma empírica e transmitidos de forma geracional. Dessa forma, para além do acompanhamento médico através do pré-natal (onde se tem acesso), comunitariamente são repassadas informações que contemplam um cuidado integral, incluindo também a saúde mental, frequentemente negligenciada pelo atendimento público de saúde. Onde não há estrutura para isso, os cuidados nesse processo são realizados a partir de protocolos criados dentro da própria comunidade, que vão desde o uso de plantas, passando por orientações sobre a alimentação, comportamento e também acolhimento dessas mulheres por membros da família e comunidade. Nessa perspectiva, considerando esse contexto de garantia de cuidado, o presente trabalho teve como objetivo conhecer e analisar os discursos sobre as práticas de cuidados geracionais à saúde durante o ciclo gravídico-puerperal de mulheres do campo que vivem no interior do Nordeste baiano. Para melhor compreender essa realidade, foram entrevistadas 11 mulheres que relataram seus processos gravídico-puerperais. O relato de cada participante foi analisado à luz da análise de conteúdo de Bardin e demonstrou que os cuidados com a mulher no processo gravídico-puerperal são amplos e se manifestaram através da criação de redes de apoio, transmissão oral de conhecimentos, práticas específicas de cuidado, assim como também transgressões a esses ensinamentos.
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    Um olhar sobre o uso do WhatsApp e suas contribuições na aprendizagem de alunos do turno noturno no ambiente escolar antes e durante a pandemia da Covid – 19 no Colégio Modelo de Juazeiro – BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-22) Souza, Marcos Antonio de; Amorim, Dinani Gomes; Barbosa, Anna Christina Freire; Melo, Cláudia Maria Lourenço da Silva; Silva, Daniele Cristina de Oliveira Lima da
    Este trabalho, cuja temática envolve o uso das tecnologias digitais de informação e comunicação no ambiente escolar, enfoca as potencialidades das redes sociais, em especial o uso do WhatsApp em sala de aula, convergindo para inovação de práticas pedagógicas e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Assim, busca-se responder à seguinte questão de pesquisa: Como a utilização da rede social digital WhatsApp pode contribuir para a aprendizagem de alunos no ambiente escolar? Para isso, define-se como objetivo geral analisar a utilização da rede social WhatsApp em sala de aula com uma perspectiva de inovação pedagógica e melhoria do processo de ensino e aprendizagem. Além disso, procura-se identificar como os professores e alunos lidam, compreendem e se apropriam dessas ferramentas favorecendo a cultura digital. Assim, evidenciam-se as concepções e possibilidades referentes às redes sociais digitais, considerando-as como parte das mídias sociais que possibilitam a comunicação, a interação entre os participantes, a obtenção de informações, além da produção e veiculação de conteúdos de forma dinâmica e flexível. Serão apontados os procedimentos e técnicas de investigação, como questionários, bem como a caracterização do lócus e dos participantes, além da adoção da metodologia de análise textual discursiva como referência para analisar os dados.
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    Comunidades de Sobradinho-BA: uma análise da percepção dos impactos socioambientais provocados pela construção da hidrelétrica
    (UNEB, 2023-05-26) Carvalho, Walter Oliveira de; Lorenzo, Vitor Prates; Lins , Leonardo Diego; Ferreira, Clébio Pereira; Florêncio, Roberto Remígio; Santos, Carlos Alberto Batista dos; Santos , Ana Paula Guimarães
    A presente pesquisa relata através de entrevistas semiestruturadas o verdadeiro sentimento de impotência de um povo que conviveu na prática com o desmando e arbitrariedade de um governo militar, que na busca do desenvolvimento e crescimento econômico ocasionou um grande desastre socioambiental no Submédio do São Francisco, em virtude da construção da Barragem de Sobradinho. Para tanto, o trabalho em foco se baseia em pesquisa bibliográfica e de campo, baseado em testemunho de pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, que tenham vivenciados o processo de apropriação e desapropriação dos ribeirinhos, conduzidos pela Companhia Hidrelétrica do São Francisco – Chesf. Os ribeirinhos advindos de vários municípios, foram vítimas de diversos impactos socioambientais e culturais, in loco, podemos constatar danos ambientais, sociais e psicológicos, que está comunidade foi submetida ao longo de décadas. Assim sendo, busca-se através deste trabalho descrever este processo, rememorando o passado que demonstra os diversos tipos de prejuízos de ordem material e imaterial, ocasionados a comunidade. Através dos resultados obtidos em relação aos impactos encontrados, o estudo poderá contribuir com um material que possibilite a criação de políticas públicas de reparação, e também como acervo para pesquisadores e sociedade em geral. É evidente que este material produzido sozinho, não tenha o alcance capaz de solucionar todos impactos ocasionados ao meio ambiente e comunidade, mas que possibilite alternativas ao poder público, nas três esferas, capaz de reparar ou amenizar este terrível dano causado as presentes e futuras gerações.