O Desenvolvimento de Gestores Universitários Líderes por Meio da Metodologia do Coaching: Possibilidade para A Implementar Gestão por Competências na Uneb, Campus I, Salvador-Ba
Data
Autores
Orientador
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Resumo
Apresenta-se nesse estudo, o resultado da pesquisa cujo objeto de investigação é a gestão de capacitação para o desenvolvimento e implementação de gestão por competências nas instituições públicas, e, tomou como campo empírico, a Universidade do Estado da Bahia (UNEB). A questão norteadora que conduziu esse estudo foi: como a metodologia do coaching pode contribuir no desenvolvimento de gestores líderes e na implementação de gestão por competências na Uneb? Na tentativa de encontrar as respostas, foram desenvolvidos os seguintes objetivos: analisar o modelo de formação para os gestores universitários adotados pela instituição; realizar um processo formativo utilizando as ferramentas do coaching e, avaliar a eficácia e eficiência do coaching no desenvolvimento da liderança. Para compreender a gestão universitária e suas demandas na contemporaneidade, foram elencadas três categorias teóricas para esse estudo, sendo: gestão universitária, gestão por competências e liderança e coaching. O tratamento dado aos aspectos teóricos, buscou considerá-los a partir de duas abordagens, conceitual e contextual. Com o fim de atender aos objetivos e responder e pergunta norteadora, a pesquisa utilizou-se de uma abordagem qualitativa, do tipo de pesquisa participante e no processo de coleta de dados foram utilizados os seguintes meios: a – fontes documentais, b- entrevistas, c- questionários semiestruturados, d- observação e e- rodas de conversas. As análises dos dados, foram feitas a partir da técnica de análise de conteúdo, de Bardin. Participaram desse estudo, 10 gestores que atuam na Pró Reitoria de Gestão de Pessoas (PGDP), do campus I, localizado em Salvador-Ba. Os resultados desse estudo indicaram e apontaram que: a universidade ainda não possui uma política sistematizada de formação dos gestores; os gestores são conscientes da necessidade de formação específica que atenda às exigências requeridas para o exercício da função; reconhecem que a temática gestão por competências e liderança, precisa ser melhor articulada nos processos formativos da universidade. Diante do cenário, a formação realizada, utilizando a metodologia do coaching, foi avaliada como inovadora, contextualizada, e foi apontada como uma estratégia que poderá contribuir significativamente com o desenvolvimento de gestores líderes e no processo de implementação da gestão por competências. Palavras-chaves: Gestão Universitária. Gestão por Competências. Liderança. Coaching