Documentação fotográfica preliminar dos sítios arqueológicosde registro rupestre na serra do Umbuzeiro, Paulo Afonso, Bahia.

Carregando...
Imagem de Miniatura
Data
2025-12-15
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo analisar a relação entre a fotografia e a arqueologia, evidenciando o papel fundamental das imagens nos processos de registro, documentação e preservação dos vestígios arqueológicos. A fotografia, inicialmente utilizada como recurso ilustrativo, evoluiu para uma ferramenta técnica e científica indispensável ao trabalho arqueológico, contribuindo para a interpretação da materialidade e para a construção de narrativas sobre o passado. A pesquisa apresenta um panorama histórico da fotografia, discute seu uso em diferentes áreas da ciência e aprofunda sua aplicação no contexto arqueológico, com destaque para a importância das técnicas fotográficas no registro de sítios e Registro Rupestre. Também são abordadas experiências práticas realizadas em campo na Bahia, especialmente na Serra do Umbuzeiro, ressaltando a relevância da documentação fotográfica para a preservação da memória cultural e para o avanço das pesquisas arqueológicas.


Descrição
Palavras-chave
Citação
OLIVEIRA, Stefany Claudiana de. Documentação fotográfica preliminar dos sítios arqueológicos de registro rupestre na serra do umbuzeiro, Paulo Afonso, Bahia. Orientador: Lennon Oliveira Matos. 2025. 87 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Pedagogia) - Departamento de Educação, Universidade do Estado da Bahia, Paulo Afonso, 2025
Palavras-chave