Análise do gerenciamento dos resíduos de serviço de saúde gerados em cemitérios: um estudo de caso na cidade de Pojuca-BA
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Resumo
O gerenciamento inadequado dos resíduos sólidos durante a operação dos cemitérios é uma problemática comum em muitos desses empreendimentos, principalmente quando esses espaços são de responsabilidade do Poder Público. Devido a existência de agentes de riscos de contaminação, como o necrochorume, o manejo inadequado sem o atendimento a legislação em vigor pode provocar significativos impactos socioambientais. Pojuca é um município de pequeno porte situado na Região Metropolitana de Salvador, na Bahia, e atualmente possui dois cemitérios públicos na sede municipal. Diante da escassez de trabalhos que abordem a realidade dos resíduos sólidos em cemitérios públicos, este trabalho foi realizado com o objetivo de analisar o gerenciamento dos resíduos de serviços de saúde no Cemitério Estação da Saudade e Cemitério da Piedade localizados na cidade de Pojuca, e verificar as principais medidas preventivas e corretivas necessárias. Para tanto foi realizada a observação em campo, análise documental, e análise comparativa das etapas operacionais realizadas com o disposto na Resolução da Diretoria Colegiada RDC n° 222/18 Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Os dois cemitérios analisados apresentam sistemas de gerenciamento de resíduos sólidos semelhantes. As maiores inadequações identificadas correspondem ao manejo dos resíduos do Grupo A e o descarte de alguns resíduos do Grupo D. Um sistema consolidado de logística reversa foi implementado para a destinação dos resíduos do Grupo B de ambos os cemitérios. Dentre as ações recomendadas está a implementação e o monitoramento do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde já existente, para um adequado funcionamento e atendimento às legislações vigentes.