Influências da crise sobre a utilização das práticas de governança corporativa pelas empresas brasileiras de capital aberto listadas na BM&FBovespa

Imagem de Miniatura
Data
2016-12-12
Autores
Almeida, Rosane Marques de
Orientador
Pedrosa, Antônio José Gomes
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade do Estado da Bahia
Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar se a crise de 2008 contribuiu para maior valorização das práticas de governança corporativa pelas empresas listadas na BM&FBovespa, em relação a períodos de não crise. Os períodos analisados corresponderam aos anos de 2008 e 2010 representados como períodos de crise e não crise, respectivamente. Os dados foram coletados por meio de informações secundárias disponíveis em documentos públicos fornecidos pelas empresas no site da CVM e da BM&FBovespa e calculados através do Índice de Práticas de Governança Corporativa (IPGC) para a verificação das práticas de governança corporativa. Como resultados verificou-se que não houve maior valorização das práticas de governança corporativa pelas empresas durante a crise de 2008, como mecanismos de defesa capazes de amenizar os efeitos da recessão. Em relação ao IPGC por dimensões, verificou-se maior média para a dimensão Conselho de Administração e menor para Ética e Conflitos de Interesses. A maior variação positiva entre os períodos foi obtida pela dimensão Transparência, enquanto que a dimensão Direitos dos Acionistas sofreu uma regressão. O IPGC para os dados gerais mantiveram-se sem alterações significantes, demostrando indiferença das empresas às boas práticas em períodos de crise.


Descrição
Palavras-chave
Citação
ALMEIDA, Rosane Marques de. Influências da crise sobre a utilização das práticas de governança corporativa pelas empresas brasileiras de capital aberto listadas na BM&FBovespa. Orientador: Antônio José Gomes Pedrosa. 2016. 20fls. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia - graduação em Ciências Contábeis) - Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação Campus VII, Senhor do Bonfim, 2016.
Palavras-chave