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- ItemUma história diferente do cacau na Bahia: saga de desbravadores, quilombolas e a revolução verde(EDUNEB, ) Guimarães, Eduardo Alfredo MoraisEste trabalho é o resultado de uma etnografia do quilombo do Empata Virgem, localizado no município de Maraú, estado da Bahia, Brasil. O Empata Viagem é uma Comunidade antiga de remanescentes indígenas e africanos que praticam a eco agricultura e protegem a floresta. Existindo desde tempos coloniais e resistindo a persistentes processos de desigualdades materiais e simbólicas. A análise histórica toca interdisciplinarmente com aspectos da Antropologia, da Sociologia, da Agroecologia e da Etnoecologia.
- ItemCiência, tecnologia e inovação em demanda(EDUNEB, 2025-04-14) Lima, Adriana dos Santos Marmori; Carvalho, Fernando Luis de Queiroz; Messeder, Suely AldirEste livro nasce do “I Encontro Baiano de Ciência, Tecnologia e Inovação”, promovido pela Agência UNEB de Inovação, em colabora ção com diversas instituições parceiras. O evento, concebido como um ecossistema vivo, deu voz à urgência de uma ciência que caminha lado a lado com a justiça social e a descolonização dos saberes. Entre críticas ao negacionismo e à defesa de uma abordagem inclusiva e culturalmente enraizada, emergiram cinco eixos essenciais para pensar a Ciência, Tecnologia e Inovação no território baiano: 1) “Controvérsias Científicas e Negacionismo – O embate entre a ciên cia e as campanhas de desinformação”; 2) “Defendendo a Integridade da Ciência – Reflexões sobre ética, compromisso social e inovação responsável”; 3) “Ogum: Patrono da Ciência e o Pensar Nagô – A ressignificação das epistemologias afro-brasileiras na produção do conhecimento”; 4) “Fortalecendo a Baianidade e a Confiança nas Redes Locais – A cultura como elemento estruturante da inovação” e 5) “Construindo Redes de Colaboração: Ecossistema Vivo e Hélice Sêxtupla – A importância das conexões entre universidade, setor produtivo, governo, sociedade civil, meio ambiente e cultura”.
- ItemCartilha (in)formativa sobre Turismo de Base Comunitária “O ABC do TBC”(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Filho, Alberto Viana de Campos; Silva, Francisca de Paula Santos da; Chaves, Ises Maria Ferreira; Araújo, Maria do Carmo; Tapie, Revecca CazenaveEsta Cartilha tem como finalidade a sensibilização, mobilização e (in)formação sobre o turismo de base comunitária no espaço urbano. Ela é parte das ações do projeto intitulado Turismo de Base Comunitária na Região do Cabula e Entorno, aprovado pelo Edital 021/2010 da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), e vinculado à Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Este projeto vem sendo desenvolvido nos bairros de Arenoso, Arraial do Retiro, Beiru/ Tancredo Neves, Cabula, Engomadeira, Estrada das Barreiras, Mata Escura, Narandiba- -Doron, Pernambués, Resgate, Saboeiro, São Gonçalo, Saramandaia e Sussuarana, por meio de encontros com e nas comunidades. O propósito principal deste é a mobilização das comunidades para a criação de Roteiros Turísticos Urbanos Alternativos, Responsáveis, Sustentáveis e Solidários (RTUARSS) em cada bairro, culminando na criação de uma Cooperativa de Receptivos Populares Especializada nestes roteiros. Para a realização das ações, nas comunidades destes bairros, contamos com uma equipe multidisciplinar que contempla as áreas de educação, saúde, meio ambiente, história, cultura, lazer, urbanismo, turismo, comunicação, economia solidária, tecnologia social, tecnologia da informação e outras. A área delimitada pelo projeto vem sendo inserida, de forma pontual, nos roteiros turísticos convencionais comercializados desde a década de 1950 por operadoras de turismo. Estas incluem apenas alguns restaurantes e terreiros de candomblé desta localidade e sua população é alijada das benesses promovidas pela atividade turística que vem sendo desenvolvida, predominantemente, na área litorânea da cidade, contemplando assim o turismo de sol e praia. Tendo em vista a diversidade cultural e ambiental existentes nessas comunidades urbanas, entendemos que ações com este fim favorecerão a diversificação da oferta turística de Salvador, e o desenvolvimento social e econômico daquelas localidades, não só por meio do turismo, mas da produção associada, cooperativismo e outras atividades que fortalecem as relações entre as pessoas e as comunidades. Outro aspecto a destacarmos é que o valor histórico-cultural da área em estudo ainda é pouco conhecido e ensinado nas escolas. A partir dessas considerações, entendemos que a proposta de turismo de base comunitária abre espaço para diálogo sobre os aspectos do cotidiano das comunidades, e caminhos de interação entre as comunidades e a universidade.
- ItemSistema penal e criminalização: periculosidade e construção probatória no discurso jurídico(EDUNEB, 2023-12) Prado, Alessandra Rapacci Mascarenhas; Pimentel, Fabiano; Oliveira Filho, Ney MenezesO livro reúne artigos sobre o Sistema Penal, com enfoque na Criminalização, abordando temas como: construção probatória, direito de defesa e periculosidade, no âmbito do direito penal e processual penal, demonstrando violações aos direitos e garantias fundamentais dos indivíduos submetidos ao poder punitivo estatal. A partir, principalmente, das Ciências Médicas e sua interseção com o Direito Penal e com a Criminologia Positivista, foi construído o binário periculosidade-criminalidade, e apontada como intrínseca a relação entre periculosidade, criminalidade e doença mental, através de lentes deterministas. Entretanto, as perspectivas garantistas, abolicionistas e o movimento antimanicomial ganham espaço na produção científica, como pode-se observar nos trabalhos que compõem a presente obra.
- ItemRelações étnico-raciais na escola: o papel das linguagens(2016) Lima, Maria Nazaré Mota deA obra aborda a complexa questão das relações étnico-raciais na escola, trazendo algumas reflexões sobre o uso das linguagens neste espaço, onde se encontram sujeitos com múltiplas identidades, envolvidos na produção de conhecimentos. São reflexões fruto do Curso de Doutorado em Letras e Linguística na Universidade Federal da Bahia (UFBA) e das vivencias da autora na Formação de Professores(as) sobre História e Cultura Afro-brasileira e Africana, desenvolvidas pelo Programa Educação para Igualdade Racial e de Gênero - CEAFRO do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO). O texto discute linguagens, identidades, poder, mostrando a sua relação com o processo formativo. Os eixos temáticos apresentados buscam contribuir para a reversão do racismo, abordando aspectos da cultura afro-brasileira na educação, na escola, nas linguagens e na formação de professores/as.