Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DLLARTES2
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Submissões Recentes
- ItemA poética das cores em “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Barbosa, Joadisson de Souza; Oliveira, Sílvio Roberto dos S.; Conceicão , Vércio Gonçalves; Freire Júnior, OrlandoA pesquisa A Poética das Cores em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” analisa as figurações poéticas das cores na obra fílmica Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, dirigido por Michel Gondry, que dividiu o roteiro com Charlie Kaufman. O objetivo central desta pesquisa é refletir sobre uma possível poética das cores a simbolizar sentimentos, notadamente dos personagens e compreender como as cores podem representar as emoções das personagens Joel Barish (interpretado por Jim Carrey) e Clementine Kruczynski (interpretada por Kate Winslet). Por meio da análise, pretende-se estabelecer um método de leitura dessa simbologia das cores, estampadas em cenários, vestimentas, cabelos e outros elementos secundários durante a narrativa. De tal modo, buscamos compreender a cor como uma forma ou mesmo signo de linguagem, que pode expressar inclusive estado emocional das personagens. Para tanto, essa pesquisa se articula através da abordagem qualitativa pelo escopo metodológico de base bibliográfico-documental (SILVEIRA,2011), por meio de análises de artigos acadêmicos, revistas científicas, repositórios científicos digitais, da obra fílmica e de textos informativos, que de algum modo abordam categorias conceituais, tais como: a história do cinema e a inserção de cores, poética das cores e semiótica. Os pressupostos teóricos fundamentais foram provocados por textos de SANTAELLA (1983), STAIGER (1977), HELLER (2014), STAM (2006), dentre outros. Assim, ao fim, deverão ser salientados aspectos concernentes à reflexão proposta. Como suplemento textual, a brindar o jogo da memória proposto pelo filme, anexamos ao próprio texto um quadro de cores principais e ressaltamos visualmente a nossa leitura de certas cenas, com as simbologias possíveis dessas relações.
- Item(Auto)percepção de aprendizes sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Adriano Araújo dos; Correia, Adilson da Silva; Almeida, Risonete Lima de; Carneiro, Bárbara Cristina dos SantosO presente artigo apresenta uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com observação periférica, que toma como objetivo o estudo sobre a percepção e autopercepção dos aprendizes na aquisição da Língua Inglesa ao serem inseridos em um contexto, onde os falantes não nativos usam a língua estrangeira como se sua fosse, com o objetivo de se comunicar, autoperceber-se como falantes de Língua Inglesa, com os seus sotaques e jeitos de falar, valorizando suas experiências linguísticas na aquisição de outro idioma, e como é a relação do ensino- aprendizagem com a afetividade. O contexto da pesquisa é a turma de beginner 02, do curso de Inglês online da English In Action. Os instrumentos para a geração de dados foram: Um questionário misto, o qual permitiu que os aprendizes se expressassem através da escrita e respostas objetivas, e as anotações durante as observações das aulas, ajudando a entender melhor como eles se vêm dentro desse processo de aquisição de uma língua estrangeira e como essa autopercepção e a afetividade contribuem nesse processo.
- ItemEnsino de aspectos fonológicos da língua inglesa através do livro didático(2023-07-12) Oliveira, Edipo Fagner souza; Araújo, Edna Suzart deEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como dois Livros didáticos (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizados por professores no ensino médio em três escolas públicas da rede estadual da cidade de Alagoinhas – Ba abordam os aspectos fonológicos: intonation , word stress e o sentence stress presentes. O LD é um suporte indispensável no ensino aprendizagem de LI, uma vez que proporciona um melhor planejamento e direcionamento em relação às metas que precisam serem alcançadas a cada grau de escolaridade almejada pelo estudante. É uma ferramenta de grande utilidade para o professor no planejamento das aulas e para além disso é um suporte valioso para o aluno. Neste sentido, este artigo levantou o seguinte questionamento: até que ponto o LD propõe assuntos referentes aos aspectos fonológicos: intonation, word stress e sentence stress e atividades que estimulem o desenvolvimento da habilidade de pronúncia na Língua Inglesa no ensino médio? Para buscar por resposta a respeito da problemática, esta pesquisa fez-se necessário dialogar com Gil (2010) a fim de traçar o caminho da metodologia bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo descritivo. A pesquisa também se articulou através dos pressupostos teóricos de: Kelly (2000), Brown (2000), Jenkins (2000) para o entendimento no ensino de pronúncia e comportamentos dos sons da fala inglesa; Leffa (2016) que discutiu a importância do material didático; Libâneo (2017) para questões didáticas; Godoy, Gontow e Marcelino (2006) foram importantes para verificar exemplos de atividade de pronúncia. Através desta pesquisa, percebeu-se que os materiais didaticos estão se tornando cada vez mais completos abordando questões importantes para o desenvolvimento da competência linguística do aluno.
- ItemInflexões de Eros no universo fictício de admirável mundo novo: a sexualidade como fenômeno distópico(2023) Ramos , Naíse Paula Santos; Barreto Júnior, ManoelPor meio do condicionamento de Eros, as estruturas distópicas surgem na narrativa ficcional Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, de modo a evidenciar o controle social do Estado. Compreende-se que os universos literários distópicos possuem a sexualidade como um dos alicerces para a fundamentação das configurações sociais vigentes em seus domínios. Ante tais perspectivas, busca-se compreender as implicações literárias do fenômeno psicossocial eros, enquanto elemento constitutivo da diegese estudada. Por conseguinte, a presente pesquisa se articula através da metodologia bibliográfica, pelo escopo interdisciplinar de Nitrini (2010), que formula percepções sobre os entrelaces entre a Literatura Comparada e outras áreas do conhecimento. Deste modo, um esboço das facetas de eros foi construído, a fim de melhor entendê-lo, pelos diálogos mitológicos e filosóficos de Platão (2017); com demarcação para as abordagens psicológico-sociais de Freud (2011; 2019) e Marcuse (1968). Em seguida, foram identificadas as formas de condicionamento de eros presentes na sociedade do romance estudado, bem como elas se caracterizam enquanto mecanismos de controle das subjetividades. Por fim, foram explicitados alguns elos entre o impulso libidinal e a configuração distópica da obra. Tais processos demandaram leituras contextuais do romance, ao que concerne às inflexões do Eros nesse admirável universo ficcional – que ainda traduz muito das realidades contemporâneas.
- ItemMilton & Holden: caçadas no campo de centeio – representações e buscas de si(2022-12-15) Carvalho, Ariston Batista de; Barreto Júnior, ManoelEssa investigação tem como propósito realizar uma leitura contextual com nuances comparatistas entre a obra O Apanhador no Campo de Centeio, publicada em 1951, do escritor estadunidense Jerome David Salinger e o texto da canção brasileira Caçador de mim (1981), composta por Luiz Carlos Sá e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessas obras, buscaremos compreender como a personagem principal do livro, Holden Caulfield, em suas demonstrações de rebeldia e insatisfação nos relacionamentos interpessoais, se aproxima do eu lírico apresentado em Caçador de mim em suas buscas intersubjetivas do ser e do estar no mundo. De tal modo, buscaremos relacionar similaridades, singularidades e referências possíveis em ambas as obras, bem como suas mensagens sobre a trajetória de cada ser. Para tanto, essa pesquisa se articula a partir da leitura crítico-analítica das obras, sob o escopo da metodologia bibliográfico-documental, com o suporte dos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, Teoria literária e recepção crítica das obras empenhadas.