Licenciatura em Letras - Língua Inglesa e Literaturas - DEDC10

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    A review of academic works on english pronunciation by spanish-native speakers (2024)
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Santos, Filipe Faustino; Donato, Marcelle Santos Rosa; Delatorre, Fernanda; Gonçalves, Alison Roberto; Trevisol, Juliane Regina
    Este estudo aborda a produção do inglês por falantes nativos de espanhol e planeja expor e discutir uma amostra do que foi escrito sobre fonética e fonologia no ano de 2024 envolvendo o grupo mencionado anteriormente. A ideia para este trabalho surgiu a partir de reflexões sobre os preconceitos que falantes não nativos de inglês podem sofrer ao falar o idioma, e a escolha de trabalhar com a língua espanhola se deu pela admiração que o autor tem por cantores nativos da língua espanhola falando inglês. O objetivo geral foi fazer uma revisão bibliográfica sobre o que o material acadêmico publicado diz a respeito da produção de sons por falantes nativos de espanhol aprendendo inglês e os objetivos específicos foram pesquisar aspectos fonéticos e fonológicos, como pronúncia de segmentos; sotaque; estrutura silábica; e realizar uma análise da produção de sons do inglês por falantes de espanhol como L1. Para fazer este trabalho, foi feita uma pesquisa bibliográfica que resultou em um estudo qualitativo que examinou 15 trabalhos publicados em 2024. Como resultado, foi possível identificar que falantes de espanhol têm dificuldades na aprendizagem das vogais do inglês; menção frequente à influência da língua materna no corpus; influência da fonologia da L1 na produção do inglês como L2; e dificuldades fonéticas específicas, como as consoantes /ð/, /ɹ/ e /ɾ/, e /s/-clusters. Em conclusão, é possível afirmar que há uma grande necessidade de se ensinar pronúncia em sala de aula; necessidade de futuras pesquisas em formação de professores; a ajuda que ferramentas de treinamento perceptivo podem oferecer; e que ter um sotaque estrangeiro é algo comum e normal.
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    Variações linguísticas sociais na obra Anne de Green Gables
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Lopes, Maria Clara de Oliveira; Santos, Valci Vieira dos; Acco, Cleideni Alves do Nascimento; Marcelino, Jacqueline Laranja Leal
    Esta monografia examina alguns aspectos da Sociolinguística interligando com o conceito de literatura, com foco em variações linguísticas sociais, utilizando a versão traduzida do livro Anne de Green Gables O objetivo principal desta pesquisa acadêmica é explorar as diferentes formas de linguagem presentes na obra. “Anne of Green Gables”, reconhecendo a importância da diversidade linguística no ambiente social e os mecanismos sociais que moldam a fala e a escrita dos personagens. Para isso, foi empregada uma revisão teórica que possibilitou a compreensão e interpretação das características sociais da linguagem no livro anteriormente citado. Adicionalmente, à medida que o estudo avançou, foram incluídas as inferências e análises extraídas das leituras e interpretações. Os resultados evidenciam que a abordagem sociolinguística aplicada à literatura promove uma leitura crítica mais profunda das obras, além de estimular práticas educacionais mais sensíveis, inclusivas e representativas. A análise permitiu compreender como a fala dos personagens expressa identidades, pertencimentos e desigualdades sociais. Dentre os principais teóricos que fundamentam esta análise, destacam-se William Labov (1972), considerado precursor da Sociolinguística e referência nos estudos de variação linguística; Pierre Bourdieu (1989), com sua teoria sobre o capital cultural e o poder simbólico da linguagem; Joshua Fishman(1972), com importantes contribuições sobre a sociologia da linguagem; J.K. Chambers (1995), ao discutir variações geográficas; e Adriana Facina (2004) e Antônio Candido (2006), com abordagens críticas sobre literatura e sociedade. A partir desses referenciais, o estudo reafirma a relevância da literatura como campo privilegiado para investigar as relações entre língua, cultura e sociedade.