Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/masterThesis"
Agora exibindo 1 - 20 de 32
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemAnálise de discursos sobre gêneros e sexualidades na narrativa de professores(as) em uma escola pública do ensino médio de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-04-10) Wrublewski, Gabriella dos Santos; Borges, João José de Santana; Silva, Fabio Ronaldo da; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Roseane Amorim daA produção de novos discursos sobre as diversidades de gêneros e sexualidades tem repercutido na sociedade contemporânea e, por conseguinte, dentro da sala de aula como um processo reflexivo de reproduções de violência de gênero de uma forma estrutural. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB (DCH III) tem como o objetivo principal analisar os discursos de gêneros e sexualidades no contexto escolar a partir da narrativa dos(as) professores(as) de uma escola pública do ensino médio do município de Juazeiro-BA. Definimos como discursos de gêneros e sexualidades qualquer tentativa de debate que contenha algum tipo de demarcação de papéis sociais, regulação de comportamentos e práticas sexuais. A escola é um importante espaço de socialização quando refletimos sobre regulação de comportamentos e construção de identidades de gêneros em conjunto com outros marcadores sociais, tais como raça, cor, etnia e classe social. Como base para as discussões trouxemos autores que debatem sobre uma construção de identidade mais plural e política problematizando questões como gêneros e sexualidades, em sua interface com os direitos humanos. A existência de uma disputa política educacional com a presença de discursos ultraconservadores de base ideológica proibicionista embasados na defesa de uma escola neutra e do não debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Para analisar os dados da pesquisa utilizamos a metodologia da análise do discurso de Foucault (1996) e como instrumentos para a construção das narrativas do grupo focal utilizando os filmes “Luiza Homem” (1988), “Parahyba Mulher Macho” (1983), “Baile Perfumado” (1997) e “Céu de Suely” (2006). Como resultados encontrados a pesquisa apontou a necessidade de priorizar o enfrentamento à homofobia, lesbofobia, transfobia em sala de aula, bem como, a promoção de políticas públicas educacionais para a inclusão desse debate na proposta curricular de ensino para a promoção do respeito às identidades de gêneros e diversidades sexuais na escola.
- ItemCinema e Educação: um estudo de caso da experiência fílmica do prove em Escolas estaduais de Juazeiro (BA)(2022-08-22) Barbosa, Patricia Da SilvaO projeto “Produção de Vídeos Estudantis” (Prove), realizado pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), sugere uma dinâmica alternativa para o ensino-aprendizagem de cinema nas escolas da rede estadual de ensino. A partir das ações desenvolvidas nesse projeto, buscamos identificar as relações entre educação e cinema que são estabelecidas em escolas estaduais do Semiárido urbano de Juazeiro (BA). O referencial teórico está fundamentado, principalmente, nas questões relacionadas às abordagens contemporâneas entre cinema e educação e na articulação entre Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) e Educomunicação. Além da natureza qualitativa, a investigação adotou, como estratégia metodológica, o estudo de caso, que nos permitiu um conhecimento detalhado e amplo da realidade do Prove nas escolas estudadas, em seus aspectos teórico-práticos. Os principais instrumentos utilizados foram a pesquisa documental e bibliográfica, entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo. Compreendemos que as relações entre cinema e educação estabelecidas pelo Prove, nessas escolas, variam conforme o grau de conhecimento sobre a sétima arte que o (a) docente à frente do projeto possui. Todas as narrativas estudantis analisadas apresentaram importantes reflexões acerca de temas sociais que, muitas vezes, não compõem o cotidiano das grades curriculares. Além disso, apresentaram potencial para a construção de novas visibilidades e dizibilidades sobre o contexto semiárido, ao discutir sobre realidades vivenciadas nesse território, que não são amplamente pautadas pela grande mídia.
- ItemCinema piauiense: análise das representações sociais da paisagem sertaneja, da religiosidade e das relações de gênero(2022-07-18) Pereira, Isael de SousaAs produções fílmicas nacionais já se mostraram, ao decorrer dos anos, um campo vasto de estudos acerca das representações sociais sobre o Nordeste. Neste trabalho, contudo, o foco é analisar como a paisagem sertaneja, a religiosidade e as relações de gênero estão presentes nos filmes O Pescador e o Rio (2018), O Diário de Enoe (2016) e Kátia (2012), respectivamente. Para tanto, a investigação de natureza qualitativa, seguiu à luz da análise de conteúdo e da análise da imagem. A pesquisa aponta que o cinema piauiense, considerando sua influência muito grande sobre a cultura desse estado e seu poder de massificação, tem funcionado como uma ferramenta educacional, voltada para a construção de uma identidade social que novas questões de gênero, valoriza uma paisagem piauiense mais próspera, bem mais viva e exuberante, com a presença de rios, lagos, pastagem verde, entre outras e delineia um possível sincretismo religioso bastante influenciado pelo catolicismo.
- ItemOs círculos e as pontes: perspectivas teórico-epistemológicas de uma educação para a cultura de paz no case Petrolina(2022-07-12) Bories, Raoni MacedoEsta dissertação estabelece as bases teórico-epistemológicas para desenvolver a compreensão do que vem a ser uma educação para a Cultura de Paz no percurso de trocas intersubjetivas em círculos dialógicos realizados com jovens em privação de liberdade, internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (CASE), unidade da Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) em Petrolina. Esses círculos são inspirados em metodologias participativas da abordagem conhecida como Justiça Restaurativa, já implementadas no lócus de pesquisa e adaptada como objeto/projeto de intervenção dentro dos conceitos da Pesquisa-Ação Integral e Sistêmica (PAIS), de André Morin, como intervenção realizada pelo pesquisador. Por seu potencial transdisciplinar, optou-se por uma articulação dentro dos paradigmas de corporeidade, trazendo referenciais teóricos como o conhecimento pelo corpo de Pierre Bourdieu, antropologia das emoções e sociologia do corpo de David Le Breton, e os modos somáticos de atenção de Thomas Csordas. Também apresenta contribuições da perspectiva freiriana e um olhar sobre as instituições totalitárias tendo como base os conceitos de Goffman e Foucault. Busca situar a educação para Cultura de Paz na perspectiva dos direitos humanos multiculturais de Boaventura de Sousa Santos. O yoga será tratado como uma metodologia que, ao trabalhar com o corpo e a mente, insere o indivíduo em um contexto dialógico onde valores como a empatia, a solidariedade, a compaixão e o afeto podem ser trabalhados junto aos participantes, tendo como objetivo a construção de uma sociedade inclinada para a paz, para o diálogo e para o respeito ao que o outro tem a dizer.
- ItemCorpo em redemoinho - performances decoloniais no semiárido pela poética da Cia Biruta de Teatro(2022-06-20) Bezerra, Cristiane CrispimEsta pesquisa analisa os processos artístico-pedagógicos da Cia Biruta, um grupo de teatro que atua nas margens do Rio São Francisco, desenvolvendo nos últimos anos processos criativos em teatro a partir dos estudos sobre performances e rituais, em diálogo com as práticas culturais populares de resistência, sobretudo as que se assentam na microrregião do Sertão do São Francisco, e das suas ações culturais e de formação junto à juventude periférica da cidade de Petrolina-PE. A pesquisa aqui apresentada intenta identificar os aspectos da decolonialidade nas poéticas de criação e elaboração de procedimentos pedagógicos do grupo através de análises sociológicas e antropológicas da corporeidade de diversos autores que cruzam seus conceitos com o pensamento decolonial de Nelson Maldonado-Torres (2021), Boaventura de Souza Santos (2004) e Walter Mignolo (2008). Utilizando-se também de claves metodológicas oferecidas pelos conceitos de encruzilhada e tempo espiralar, de Leda Maria Martins (2021), esta última relacionada aqui à imagem do redemoinho. A práxis artístico-pedagógica em questão também permite atravessamentos com métodos de inspiração etnográfica, que promovem a interlocução entre Arte e Antropologia.
- ItemDança e campo Educacional: uma história construída no semiárido Baiano(2022-08-12) Pontes, Geraldo CorreiaEsta dissertação tem por objetivos contar a história da Escola de Ballet Geraldo Pontes e refletir acerca da sua importância para a construção da autoexpressão e liberdade de corpos bailarinos por meio do cultivo ao gosto, à formação e ao acesso ao Ballet clássico na cidade de Juazeiro, Território do Sertão do São Francisco, Bahia, Brasil. A discussão abordada neste texto delineia-se nos paradigmas da pesquisa qualitativa e foi construída a partir do método autobiográfico, realizado por meio da narrativa autobiográfica que tece diálogos relacionados ao tempo e às memórias a partir de crônicas, da história de vida, comendas, ilustrações e fotografias que se constituem como dispositivos verbo-visuais que aproximam o passado e o presente na tessitura da história dessa escola. A autobiografia possibilita refletir sobre as subjetividades e trajetórias de vida pessoais e profissionais que constituem os sujeitos sociais. Propicia, ainda, a percepção de si sobre ser, sentir, estar e interagir nos diversos contextos sócio-históricos, educacionais e culturais; possibilita o autoconhecimento e a autocompreensão acerca da vida e dos sentimentos que interpelam e ressignificam a (re)existência humana. Nesta narrativa autobiográfica, vinculada à linha de pesquisa Campo Educacional, Currículo e Cultura Escolar do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos do Departamento de Educação, Campus III da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, descortino a minha história de vida - um corpo masculino e suas sapatilhas, que encontrou na Arte da dança um espaço de acolhimento e realização pessoal e profissional. Um corpo hétero pode dançar forró, samba, axé dentre outras, mas sofre preconceito ao dançar ballet. Assim, meu corpo, a minha trajetória de vida e a escola de Ballet Geraldo Pontes assumem um comportamento insurgente, quando me torno bailarino e crio também uma escola de Ballet clássico em terras sertanejas no ano de 1978, rompendo preconceitos e abrindo caminhos para quem quiser aprender e dançar ballet, considerada dança para meninas e de elite na década de 70. A história do bailarino Geraldo Pontes intersecciona-se com a da Escola de Ballet Geraldo Pontes e se tornou um marco na cultura do semiárido baiano. O aporte teórico fundamentou-se em Cristine Josso (2012), Ferraroti (1998), Foucault (2010), Langendonk (2004) entre outras referências. A Escola de Ballet Geraldo Pontes iniciou com o Ballet clássico e propiciou o acesso e a experimentação de corpos dançantes e criativos que contam histórias; estimulou e incentivou o fazer artístico por meio de uma metodologia somática e performática, agregando valores à profissionalização e capacitação de jovens que hoje atuam no mercado de trabalho em territórios semiáridos e no exterior. Há mais de quatro décadas, segue despertando o gosto pela dança clássica, inovando com dança de matriz afro-indígena e festivais de dança, envolvendo estudantes de escolas públicas por meio de projetos no cenário artístico, social e cultural na cidade de Juazeiro, Bahia.
- ItemEducação contextualizada e BNCC diante da pluralidade de saberes curriculares da ilha do massangano, Petrolina- PE(2022-08-23) Barros, Nayrla Vieira Leopoldo DeA presente pesquisa de mestrado, apresentada ao programa de Pós – Graduação – Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), teve como questão norteadora: Como a Base Nacional Comum Curricular vem afetando a construção e firmamento da Educação Contextualizada, através das culturas e identidades presentes dentro da Escola Municipal José Fernandes Coelho, localizada próxima a Ilha do Massangano, levando em consideração que esse lugar é fortemente cultural e está diretamente ligado ao Semiárido Brasileiro? Com isso, a pesquisa tem como objetivo geral: Analisar a adequação à BNCC da Escola Municipal José Fernandes Coelho, do entorno da Ilha de Massangano, e sua interface com os princípios da Educação Contextualizada para preservação dos saberes locais. Para responder aos objetivos propostos, esta pasquisa trilhou por uma revisão de literatura a partir de teóricos que fazem o estudo dos conceitos de cultura, identidade, currículo, currículo contextualizado, sendo eles Apple (2013), Aquino (2011), Carvalho (2013), HALL(2019), Giroux e Simon (2013), Silva (2011), Silva (2011 e 2016). Assim, utilizou-se como método filosófico a fenomenologia, entendendo que o precesso educacional trata-se de um fenômeno a ser tratado, observando a que finalidades ideológicas ele se manifesta, bem como tratando esse fenômeno como uma manifestação das ideias. Nas análises, utilizou-se da triangulação dos dados, que se deu por meio da análise da Base Nacional Comum Curricular, bem como do PPP da instituição, e através das entrevistas realizada com os agentes educacionais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, de caracter exploratório, propondo estudar não apenas os documentos que norteiam o fazer pedagógico, mas através também das realizações de entrevistas, para mehor entender o fenômeno da E.C com base na BNCC, dentro do espaço escolar e nas práticas pedagógicas do professorado. Para isso foi realizada entrevistas semiestruturadas com 4 professores e 1 coordenadora, bem como a análise do PPP da escola. Foram usandos como instrumento o diário de bordo, para realização dos registros dos entrevistados. Relacionou-se o que foi analisado nos documentos com as entrevistas concedidas. Nos resultados da pesquisa, foi perceptível o quanto a instituição tem se preocupado com um um fazer pedagógico que toque no sentido que propõe a E.C, porém, em muitas falas, foi perceptível uma determinada inquietude quando começavam a refletir acerca da práxis em detrimento a BNCC.
- ItemEducação de surdos: uma cartografia da prática pedagógica em Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-07-25) Reis, Getro Barbosa dosOs municípios de Juazeiro – Bahia e de Petrolina - Pernambuco formam uma Rede Integrada de Desenvolvimento Econômico (RIDE). Juntos, esses municípios atendem um público considerável de pessoas surdas, que necessitam da efetividade das políticas públicas de educação voltadas para a formação educacional dos surdos. No entanto, observa-se que a prática se difere da teoria, uma vez que, embora a educação para surdos já conte com uma ampla gama de estudos e documentos capazes de orientar os agentes envolvidos nesse cenário, ainda assim é possível notar a dificuldade em atender as adequações ideais. O presente estudo teve como objetivo mapear e analisar a prática pedagógica em instituições educacionais para estudantes surdos da educação básica em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. Neste trabalho, entende-se como práticas educacionais, de acordo com De Carvalho, o conjunto das ações socialmente planejadas, organizadas e operacionalizadas em espaços intersubjetivos destinados a criar oportunidades de ensino e aprendizagem. Trata-se de um estudo de natureza descritiva e transversal, de cunho quali-quantitativo, que usou como princípio metodológico o mapeamento cartográfico, que consiste, segundo Biembegut, em compreender um fenômeno para, posteriormente, criar propor sobre ele melhorias, pesquisas, soluções, entre outros. A pesquisa incluiu estudantes surdos com faixa etária acima de 12 anos, sem restrição de sexo, etnia ou condição social; assim como gestores das superintendências de educação, professores de AEE, intérpretes e instrutores de Libras que estão efetivamente interligados no desenvolvimento da prática pedagógica para inclusão de pessoas surdas na educação pública de ambos os municípios. Participaram da pesquisa apenas aqueles que assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. O pesquisador utilizou como técnica de pesquisa para coleta de dados o uso da revisão bibliográfica, a análise documental, entrevistas e questionários semiestruturados. Os dados obtidos foram quantificados e qualificados na intenção de construir significado e representatividade no contexto social do público-alvo (surdos), podendo ser comparados com outros das bases de dados nacionais, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a fim de constituir parâmetros para avaliação da qualidade da inclusão educacional de pessoas surdas nesta região.
- ItemEducação para o trânsito (EPT): reflexões teóricas e concepções de estudantes e professores do ensino médio de escolas do município de Paulistana-PI(UNEB, 2024-04-11) Carvalho, Helma Campos de; Vieira, Josenilton Nunes; Brito, Mirian Ferreira de; Schneider, Elmir JorgeEste trabalho traz uma reflexão acerca da importância da EPT no ensino médio, em que os discentes estão próximos de atingirem a maioridade e assim serem condutores de veículos. Consideramos esta fase um período propício para a construção e ensino de práticas de cidadania e a postura humanizada no trânsito, a fim de evitar o alto índice de mortalidade e de acidentes que ocorrem diariamente. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço que contribui decisivamente para a formação de uma consciência cidadã, em que essas práticas podem ser desenvolvidas por meio do ensino. A partir disso, o estudo buscará responder a uma problemática de pesquisa, que se constitui: de que modo a EPT (EPT) pode ser direcionada aos adolescentes, estudantes do ensino médio? Para responder à indagação, partiremos de um objetivo geral, que é desvelar as possibilidades de abordagem da EPT para adolescentes, estudantes do ensino médio de escolas em Paulistana-PI. Como procedimentos metodológicos da pesquisa, foi feito um estudo de abordagem qualitativa, dialógica, que parte de princípios descritivos. Também foi realizada uma pesquisa de campo, tendo como lócus escolas da cidade de Paulistana-PI e um levantamento bibliográfico, bem como a análise em vídeos de campanhas educativas produzidos e divulgados pelos Departamentos de Trânsito dos estados do Paraná, de São Paulo, do Rio Grande do Sul e do Distrito Federal, com o objetivo de buscar formas e métodos de abordar a EPT no ambiente escolar. Os dados mostram que o trabalho com EPT no ensino médio ocorre por meio de palestras, grupos de estudo, conteúdos associados ao tema, especialmente na disciplina de língua portuguesa. Os professores se mostraram interessados na abordagem do tema em sala, e os alunos apontaram, durante as oficinas, que esse trabalho poderia ocorrer por meio de um trabalho interdisciplinar na escola, com projetos, palestras e produções textuais. A análise mostrou ainda que os estudantes assistiriam às campanhas realizadas pelo Detran, caso essas fossem divulgadas nas mídias sociais, especialmente o Instagram, a maioria dos estudantes demonstrou preferência pelas mídias digitais, especialmente Instagram, pois consideram o método mais adequado para tratar da EPT, o que mostra que os adolescentes estão cada vez mais conectada e familiarizados com o uso da tecnologia e das redes sociais. Além do mais, se mostraram a favor de penas mais rígidas para infratores de trânsito, mesmo a maioria tendo admitido já ter conduzido motocicleta sendo menor de idade. Defendemos, portanto, a inclusão da EPT no currículo do ensino médio, integrada às disciplinas existentes, o que é fundamental para preparar os jovens para a vida adulta e promover uma cultura de paz e respeito no trânsito. Ao fornecer conhecimentos, habilidades e valores necessários, capacitamos os estudantes a se tornarem condutores responsáveis e a contribuírem para uma convivência mais segura nas vias públicas.
- ItemO Ensino e uso da língua materna e as produções audiovisuais na autoidentificação reflexiva Discente(2023-04-03) GOMES, Maria Radilene Lopes; TELES, Edilane CarvalhoO estudo em questão teve como espaço de pesquisa o Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Juazeiro-BA e utilizou como motivação inicial a seguinte problemática: Como o ensino e uso da língua materna relacionam-se com as produções audiovisuais e, consequentemente, interferem para uma aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente? O objetivo geral busca compreender a relação entre o ensino e uso da língua materna com as produções audiovisuais e, por conseguinte, a interferência numa aprendizagem de autoidentificação reflexiva discente. Os objetivos específicos têm como escopo: identificar como a instituição de ensino, por meio de seus professores e alunos, vê o ensino e uso da língua; compreender de que modo as produções de áudio e vídeo são utilizadas como meio de ensino-aprendizagem; analisar como essa associação que se coloca como educomunicativa pode reforçar essas práxis e estabelecer uma autoidentificação reflexiva crítica no uso da língua materna e suas variantes. Para tanto, foi concebido pela perspectiva da pesquisa participante com viés qualitativo e quantitativo, cujo os dados foram coletados por meio de questionários semiestruturados, além da realização de entrevistas. A análise e interpretação das informações ocorreram por meio de análise bibliográfica e de conteúdo a partir da perspectiva qualitativa. Desta forma, a pesquisa é considerada relevante por trazer informações que dizem respeito às práxis docentes de ensino da Língua Portuguesa e sua possível transversalização pelas produções audiovisuais, a partir de uma perspectiva educomunicativa. Além disso, apresenta possíveis contribuições dessa junção para o ensinoaprendizagem.
- ItemEscola, Família e Aprendizagem: Uma análise sobre as experiências de sucesso no colégio Antonílio Da França Cardoso(2022-07-25) Alves, Macileide Ferreira PassosEste trabalho propôs-se a fazer uma reflexão sobre as relações entre família, aprendizagem, escola e as experiências de sucesso, tendo como foco um grupo de estudantes do nono ano identificados como casos de possíveis experiências exitosas, do Colégio Antonílio da França Cardoso, localizado na cidade de Juazeiro – BA. O estudo contou com a participação de seis estudantes, suas famílias, professores, gestor e coordenador pedagógico. No tocante ao aporte teórico trilhou pelas contribuições de estudiosos como Engels, Arendt, Lacan, Vygotsky, Paulo Freire, Saviani, Bordieu, Marx, Durkheim, dentre outros. Fazendo também uma analogia sobre os estudos da origem histórica da família, sua evolução e a conquista da educação à luz dos processos de efetivação da escolarização, enquanto direito dos cidadãos. A pesquisa buscou analisar as causas que motivam os bons resultados escolares, verificando o engajamento com as propostas escolares, bem como realizar uma reflexão sobre o protagonismo estudantil e seu impacto no aprendizado. Também foram coletados dados sobre o perfil socioeconômico e cultural das famílias dos estudantes e a participação destas nas atividades integrativas na relação família/escola, buscando desvelar as possíveis contribuições das experiências escolares e familiares para o sucesso na aprendizagem dos saberes escolares entre alunos do 9º ano participantes. A pesquisa ocorreu durante o período da pandemia do COVID 19, que impôs algumas restrições e causou algumas dificuldades, como por exemplo os contatos iniciais com a escola devido a suspensão de atividades presenciais. Teve como recurso metodológico uma análise por triangulação de métodos, que incluiu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários. Também foi prevista uma análise documental, que pudesse aprofundar o estudo, confrontando os resultados e notas, mas esta etapa ficou comprometida devido a algumas situações não previstas. A coleta e apreciação das informações constatou a importância da família nos casos de êxito escolar, pois a maior parte dos estudantes afirmou contar com o apoio de suas famílias, porém também constatou que alguns alunos contam com a ajuda parcial, havendo também casos de quem não dispõe deste apoio e mesmo assim consegue lograr êxito, visto que assumem com responsabilidade e autonomia o rumo de sua vida escolar.
- ItemEscrita criativa e mediação leitora no ensino fundamental: Práticas multiletradas por meio de fanfics(2022-12-21) Trapiá Filho, João de Sá AraújoBasta olhar como a sociedade se relaciona a partir da popularização da Internet para perceber que as relações propiciadas pela linguagem mudaram ao decorrer da história, requerendo novas habilidades para que as interações se efetivassem. Ou seja, se a multiplicidade de linguagens circundava a humanidade muito antes da invenção do ciberespaço, com palavras, gestos, entonações carregados de significados, com ele tal multiplicidade de linguagens foi potencializada, exigindo dos sujeitos conhecimento técnico sobre o próprio funcionamento dos computadores, mas também de como as linguagens se materializam pela mediação desses aparelhos. Assim, os contextos escolares devem propor, portanto, práticas pedagógicas que estejam alinhadas a tais mudanças, visto que não dá para se pensar na escola desprendida do seu contexto social. Portanto, este trabalho, ao reconhecer as multiplicidades de semioses, de linguagens, de mídias e de culturas que transitam na sociedade, percebe-se o ciberespaço como terreno fértil para a potencialização desses textos multimodais e, a partir da escrita criativa de textos literários, reconhece-se no gênero fanfic possibilidade de práticas multiletradas, já que tal gênero encontrou na Internet abrigo para suas características multimodais fossem intensificadas. Por isso, objetivou-se investigar as implicações das práticas multiletradas com a mediação de leitura e a escrita criativa na produção de fanfics nos Anos Finais do Ensino Fundamental. O presente trabalho desenvolveu-se em uma escola pública do interior de Pernambuco a partir de uma Pesquisa & Desenvolvimento, com abordagem qualitativa, tendo como corpus de análise as produções textuais dos participantes, com autoavaliação da prática interventiva. O percurso metodológico deu-se a partir de oficinas divididas em quatro momentos, sendo a primeira responsável por desenvolver as habilidades dos estudantes de leitura literária de textos impressos; a segunda destinada à mediação leitora no ciberespaço; a terceira destinada a propor reflexões acerca da Escrita Criativa e de como esta pode potencializar a produção de textos literários e, por fim, a quarta, que tinha como intenção a produção autoral de fanfics no ciberespaço sobre Nárnia a partir de práticas multiletradas no site Spirit Fanfiction. Com esta proposta, foi possível perceber que, assim como a leitura, a escrita requer mediação para que os estudantes possam desenvolver as habilidades necessárias para atuar efetivamente em cada um desses eixos, sendo a Escrita criativa e as sete habilidades de leitura (conexão, inferência, conhecimento prévio, perguntas ao texto, visualização, sumarização, síntese) propostas potencializadoras da leitura e da produção de textos literários. Além disso, constatou-se que, a partir do gênero fanfic, é possível que haja o desenvolvimento dessas técnicas de leitura e de escrita com olhar para as práticas multiletradas no ciberespaço, já que tal gênero, comumente, transita nesses ambientes e, consequentemente, carrega em si essas marcas multimodais.
- ItemEvolução biológica e formação docente: Análise das concepções de um grupo de Professores/as de ciências dos anos finais do ensino fundamental, nos Municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim – BA(2023-03-14) Silva, Ariana Batista da; Silva, Américo Junior Nunes da; Araújo, Virgínia Farias Pereira deA Evolução Biológica constitui-se em um conceito chave para a compreensão e a aprendizagem dos conteúdos das Ciências Biológicas; de modo que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) indica o estudo do tema ao longo dos anos finais do Ensino Fundamental. No entanto, a presença de concepções equivocadas e a falta de segurança por parte de muitos professores de Ciências, ao abordar o tema em sala de aula, torna a formação docente um dos maiores desafios para o processo de ensino-aprendizagem de Evolução. A presente pesquisa procurou analisar como um grupo de professores de Ciências dos municípios de Campo Formoso e Senhor do Bonfim-BA, que atua nos anos finais do Ensino Fundamental, vivencia e contextualiza as concepções sobre Evolução Biológica no Semiárido. Participaram desta investigação sete Professores de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental e que atuam nos municípios lócus da pesquisa, nas redes municipal e particular. Trata-se de uma pesquisa quali-quantitativa e de um estudo de caso, que teve como instrumento de produção de dados um questionário. Para a análise dos dados produzidos recorreu-se a Análise de Conteúdo, mediante categorias a posteriori. Os resultados indicam que os professores de Ciências apresentam um claro conhecimento acerca da Evolução Biológica, estes apontam ainda para a presença de pequenos equívocos acerca da Evolução e a existência de fragilidades no processo de ensino-aprendizagem de Evolução, a exemplo, das crenças religiosas, de concepções não científicas e da complexidade da temática, que têm influenciado significativamente no estudo e abordagem do tema em sala de aula. Aponta-se, ainda, para uma Educação Contextualizada acerca dos temas evolutivos limitada apenas ao uso de exemplos ao discutir determinados conteúdos da Evolução. Diante dessa realidade, propõe-se a oferta de um curso de Formação Continuada, desenvolvido de modo a contemplar a realidade local e regional do semiárido, e que atenda as exigências e demandas apresentadas pelos professores. Dessa forma, espera-se que com um curso para Formação Continuada seja possível colaborar para a superação desses entreves encontrados no ensino de Evolução Biológica e do processo de ensino como um todo, na região. Propõe-se ainda, que a Evolução seja abordada desde a Formação Inicial, de forma a contemplar o papel “centralizador” atribuído a esta temática, como indicado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), no eixo temático Vida e Evolução.
- ItemFinanciamento e gestão de escolas públicas: uma análise da aplicação dos recursos em duas escolas da rede do ensino fundamental de Juazeiro-BA(2022-07-22) Brandão, Luana Mayara de SouzaEste trabalho de pesquisa constituiu em analisar o financiamento e a gestão financeira de escolas públicas da rede municipal de Juazeiro-BA, a partir dos recursos, da sua aplicação e do seu controle. O financiamento e a gestão são importantes dimensões da qualidade da educação, na qual a aplicação e a administração dos recursos devem ser realizadas com o objetivo de alcançar uma educação melhor. Para isso, a responsabilidade do financiamento da educação é repartida entre os entes federados. O gerenciamento dos recursos e a gestão escolar, com as mudanças sociais, passaram a ser pensados, normatizados e realizados com a participação da comunidade. Na busca para saber quais são os recursos financeiros repassados às duas escolas desse município, como são gerenciados e o controle exercido para a sua devida aplicação, a realização de entrevistas, a aplicação de questionários e os documentos coletados na Secretaria de Educação de Juazeiro-BA foram procedimentos de fundamental importância. Para analisar esses dados, foram utilizadas a análise de conteúdo e a análise documental. Diante disso, verificou-se que as duas escolas públicas municipais de Juazeiro-BA participantes dessa pesquisa receberam recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) e do Programa para Autonomia Financeira da Escola (PROAFE). Para aplicar esses recursos, essas escolas seguiram alguns procedimentos: analisaram as necessidades da escola; definiram as despesas que seriam realizadas; fizeram as cotações dos preços e contrataram a empresa com menor preço. Verificou-se que essas escolas municipais aplicaram a maioria dos recursos recebidos em aquisição de materiais, especialmente, materiais pedagógicos, pois são as maiores demandas. Por isso, definiram os percentuais dos recursos do PDDE em 70% para despesas de custeio e 30% para de capital. Ademais, para realizar a prestação de contas desses recursos na Secretaria de Educação essas escolas precisaram agendá-la e levar, no dia marcado, os documentos necessários, tais como: atas da reunião, cotações de preços, notas fiscais, cópias de cheques, dentre outros. Para o controle dos recursos, averiguou-se que o Tribunal de Contas dos Municípios do Estado Bahia e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social do Fundeb de Juazeiro-BA têm papéis importantes, no qual fiscalizam os recursos do Fundeb, fundo esse essencial para a educação.
- ItemFontes históricas na construção de identidades negras no contexto do semiárido(UNEB, 2024-05-21) Almeida, Bárbara Elisa de Souza Rolim Cavalcanti; Martins, Josemar da Silva; Santos, Ceres Marisa Silva dos; Araújo, Nilton de AlmeidaO presente trabalho procura contribuir com o debate sobre como o uso de fontes históricas podem auxiliar na problematização da identidade negra e afrodescendente. Entendemos que, ao trabalhar na sala de aula as fontes documentais, como as cartas de alforria, considerações sobre o processo da escravização no Brasil são colocadas em evidência, e a necessidade de representação e reconhecimento dentro da dialética que envolve o tema escravização, liberdade e identidade também. Desta forma, a pesquisa tem o objetivo de analisar como o conteúdo de fontes históricas documentais cartas de alforria podem auxiliar no ensino de História e na problematização da formação das identidades negra e afrodescendente no Semiárido Brasileiro. O uso de fontes documentais na sala de aula é uma tentativa de aproximar o saber histórico escolar da produção historiográfica e na efetivação dessas reflexões os sujeitos que dão vida a essa investigação são alunos do 2° ano do ensino médio do Colégio do Estado da Bahia Dona Guiomar Barreto Meira da Cidade de Juazeiro-BA. A pesquisa se configura enquanto estudo de caso do tipo etnográfico com pesquisa-ação. Considerando os objetivos específicos, estão sendo utilizados como instrumento de coleta de dados: fontes documentais, entrevista semiestruturada com os professores, questionário e oficinas temáticas com os alunos; todas essas ações serão submetidas ao processo de triangulação. O exercício dessas atividades permite problematizar que quando confrontados com essas fontes históricas, os alunos vivenciam redes de conexões com a sua história, da sua região e com a historiografia nacional, permitindo assim um despertar da memória da história local que se entrelaça com questões sociais, políticas, econômicas e de luta de grupos pela valorização e respeito a sua tradição e história. Além de questionar as relações típicas de uma sociedade hierárquica baseada em preconceitos que tipificam os negros em posturas e ações estereotipadas. As cartas de alforria, quando levadas para a sala de aula, deixam de ser apenas dispositivos legais de liberdade, pois dão vozes a sujeitos esquecidos nas dimensões identitárias e suscitam elementos culturais oriundos das relações estabelecidas por descendentes desses grupos na região estudada.
- ItemGestão da política pública Educacional dos programas de transporte Escolar no município de Petrolina-PE (2019-2021)(2023-04-05) SOUZA, Marcia Maria Soares De; BOMFIM, Luciano Sérgio VentinDentre o conjunto dos elementos materiais constitutivos da política educacional brasileira, assegurada pela legislação nacional, ressalta-se o acesso à escola, garantido não só pela Constituição Federal, como também pelo Estatuto da Criança e Adolescente e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação, estando os Estados e os Municípios responsáveis pelo transporte escolar dos alunos de suas respectivas redes. O presente estudo examinou se a gestão da política nacional de transporte escolar do município de Petrolina-PE, no período de 2019 a 2021, garantiu o acesso à educação escolar. Para tanto, objetivou analisar a gestão e sistemática de financiamento do transporte escolar no município de Petrolina-PE, nos anos de 2019 a 2021; identificar as implicações da política de transporte escolar para a educação pública no município de Petrolina, a partir de indicadores educacionais dos bancos de dados oficiais disponíveis em domínio público; e investigar as auditorias do Tribunal de Contas do Estado de Pernambuco nos programas de transporte escolar do município de Petrolina, no período elencado. Dentre os referenciais teóricos que foram utilizados na presente pesquisa destaca-se: Azevedo (2004), Bourdieu (2004), Davies (2016), Farenzena (2012), Mainardes (2009), Saviani (2016), Souza (2003). Com base no objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa documental exploratória, quantitativa e qualitativa quanto à abordagem. Na fase de trabalho de campo, a pesquisa combinou procedimentos técnicos e instrumentos de coleta de dados através de levantamentos de fontes legais que orientam a política educacional de transporte escolar em âmbito nacional, estadual e municipal, assim como, relatórios de prestações de contas dos programas de transporte escolar dispostos nos sites de órgãos de fiscalização e controle. A relevância da política de transportes escolar para muitos estudantes petrolinenses, assim como o aporte financeiro de recursos públicos e controle externo dos programas de transporte escolar, apontam para a importância desta presente pesquisa. O município de Petrolina conta com repasse financeiro federal e estadual para a oferta do transporte escolar mediante o Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (Pnate) e o Programa Caminho da Escola, além de investimento de recursos próprios para o oferecimento do transporte escolar nas zonas rural e urbana. Foi verificado, ainda que, a partir da análise da auditoria especial realizada pelo TCEPE, o município teve sua prestação de contas de um de seus contratos de serviço de transporte escolar julgada irregular, tornando imperiosa a adoção de medidas cabíveis ao caso para garantir o cumprimento das obrigações constitucionais do direito ao acesso à escola através dos programas de transporte escolar.
- ItemA implementação do ensino de música na percepção de Professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA(2022-05-10) Barbosa, Ingrid TorresA implementação da Lei n° 13.278/2016 que altera a LDB tem gerado implicações quanto aos aspectos pedagógicos do ensino de música, por todo o Brasil. À vista disso, essa pesquisa tem por objetivo geral compreender o processo de implementação do ensino de música em escolas básicas, a partir da percepção de professores dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA, em atendimento ao que estabelece a Lei n° 13.278/2016, tornando obrigatória a oferta da música, das artes visuais, da dança e do teatro no componente curricular Arte. Para isso, esse estudo de campo levanta dados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas a partir do método de abordagem dialética com 10 professores de música de escolas básicas dos municípios de Petrolina-PE e Juazeiro-BA e por meio de uma análise da legislação nacional sobre o ensino de música, evidenciando as implicações conceituais da aplicabilidade dos termos disciplina, componente curricular, conteúdo e linguagem. Os dados coletados foram analisados com base na Análise de Conteúdo segundo Bardin (2011) e à luz da fundamentação teórica composta, principalmente, por Maura Penna (PENNA, 2015); Keith Swanwick (SWANWICK, 2003, 2014) e Hans-Joachim Koellreutter (KOELLREUTTER, 2018) para tratar dos aspectos significativos do ensino de música e Moacir Gadotti (GADOTTI, 2006, 2010, 2014), Émile Durkheim (DURKHEIM, 2011) e Pierre Bourdieu (BOURDIEU, 2007), quanto à Instituição Escolar. Os resultados encontrados apontaram que, a partir da implementação do ensino de música em escolas básicas nos municípios pesquisados, nos últimos 10 anos, vem se efetivando um processo de disciplinarização1 desse saber. Desse modo, com base procedimentos sintáticos realizados nas narrativas dos professores entrevistados, percebeu-se que, embora os professores empreguem com frequência a palavra luta em seus discursos, o fato de poucos deles conhecerem bem as leis e documentos que asseguram a presença da música nas escolas enfraquece o movimento de luta coletiva, enquanto exercício da cidadania dos Professores.
- ItemImplicações das metodologias ativas e o processo da escrita no/do Ensino médio para o Enem(2023-04-04) FEITOZA, Denise Santiago; TELES, Edilane CarvalhoO presente estudo versa para uma análise com base nas categorias interpretativas da hermenêutica com ênfase na historicidade, pré-compreensão e aplicação, em referência às implicações das metodologias ativas e o processo da escrita no Ensino Médio e relativamente ao que concerne ao conhecimento, apropriação e desenvolvimento das habilidades na redação do Enem. Planejado e desenvolvido para analisar a percepção dos colaboradores a respeito do sucesso e insucesso na elaboração da escrita, buscou-se compreender as estratégias de ensino, no fomento para uma aprendizagem ativa. A investigação é de caráter qualitativo, com destaque no estudo bibliográfico e participativo; executa a apreciação exploratória como mapeamento de pesquisas que abordam as palavras-chaves consoantes à pesquisa, assim como questionários semiabertos e entrevistas; e por meio de grupo focal, no propósito de atingir os objetivos em relação à compreensão dos discursos dos sujeitos, buscando interpretar dizeres e posicionamentos em conformidade com a temática abordada. Como resultado, constatou-se no confronto do posicionamento dos participantes a construção de uma compreensão pautada em uma tentativa de imparcialidade do interpretante, indicando que há um despreparo nas escolas quanto ao desenvolvimento das metodologias ativas, como também uma inabilidade do corpo discente nos conhecimentos que envolvem as práticas escritas exigidas na norma culta padrão, e que consequentemente servirão de base na produção escrita no Enem.