Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC2
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- ItemCinema, literatura e processo de humanização: apontamentos reflexivos através da obra fílmica Corpse Bride, de Tim Burton(2022-07-21) Sales, Polliana Batista; Barreto Júnior, ManoelA presente pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades reflexivas do processo de humanização inseridas no filme Corpse Bride (2005), de Tim Burton. Para tanto, optou-se pela modalidade de pesquisa bibliográfico-documental de caráter exploratório para o desenvolvimento do trabalho. Assim, buscou-se através de leituras contextuais da obra fílmica o levantamento e análise de categorias conceituais que orbitam a relação entre literatura e cinema, a fim de evidenciar como a linguagem artística cinematográfica articula a representação humana e suas práticas sociais, por meio da análise das estruturas narrativas da obra Corpse Bride (2005) e de análises críticas que identifiquem e caracterizem os propósitos do lento e contínuo processo de antropomorfização, este entendido como um processo de confirmação de traços essenciais ao que concerne ao humano. Nesse sentido, os pressupostos teóricos dialogam com Lukács (1970) e Candido (2011) para compreensão dos propósitos da humanização; Martin (2005) e Stam (2003) para elucidar acerca do cinema e da análise fílmica, assim como, Foucault (2000) e Antoine Compagnon (2012) como fundamentação às articulações da representação ficcional. Por esse percurso, os resultados apresentados ampliam as noções do texto literário através da diversidade que perpassam distintos campos artísticos e áreas de conhecimento.
- ItemA construção da identidade da criança negra em Sulwe, de Lupita Nyong'o(2022-09-12) Luciano, Emanuele Micaele Chaves; Barbosa, Elisabete da SilvaEste artigo reflete a importância de utilizar a literatura como meio de dialogar com crianças sobre sua relação com sua autoimagem. Para tanto, esta pesquisa tem como foco discutir sobre a representatividade negra na literatura infantil a partir da obra Sulwe (2019), com autoria de Lupita Nyong’o. Caracterizada como de natureza qualitativa e bibliográfico-documental, terá como objetivo geral estudar o livro infantil Sulwe a fim de compreender como a identidade da personagem principal é formada. Como objetivos específicos, destacamos: (i) discutir como o racismo impacta na constituição identitária do negro; (ii) caracterizar a personagem principal; e (iii) estabelecer diálogo entre a construção identitária da personagem infantil na obra estudada e o trabalho pedagógico que pode ser feito com objetos literários voltados ao público infantil, a fim de que este se encontre representado na literatura e no contexto escolar. Para substanciar a pesquisa foram consultados teóricos que discutem as problemáticas que envolvem a obra escolhida, a exemplo de Stuart Hall (2006) com o conceito de identidade; Munanga (2009) com o conceito de negritude; Beth Brait (1985) e Gancho (2001) com explanações a respeito de como caracterizar uma personagem; ainda Coelho (2002) quanto à importância da literatura infantil na escola; e no que diz respeito à representatividade negra na literatura infantil, utilizamos os textos de Jovino (2006), Nazaré et al. (2020), Lima (2005) e Ferreira (2017).
- ItemEnsino de aspectos fonológicos da língua inglesa através do livro didático(2023-07-12) Oliveira, Edipo Fagner souza; Araújo, Edna Suzart deEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como dois Livros didáticos (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizados por professores no ensino médio em três escolas públicas da rede estadual da cidade de Alagoinhas – Ba abordam os aspectos fonológicos: intonation , word stress e o sentence stress presentes. O LD é um suporte indispensável no ensino aprendizagem de LI, uma vez que proporciona um melhor planejamento e direcionamento em relação às metas que precisam serem alcançadas a cada grau de escolaridade almejada pelo estudante. É uma ferramenta de grande utilidade para o professor no planejamento das aulas e para além disso é um suporte valioso para o aluno. Neste sentido, este artigo levantou o seguinte questionamento: até que ponto o LD propõe assuntos referentes aos aspectos fonológicos: intonation, word stress e sentence stress e atividades que estimulem o desenvolvimento da habilidade de pronúncia na Língua Inglesa no ensino médio? Para buscar por resposta a respeito da problemática, esta pesquisa fez-se necessário dialogar com Gil (2010) a fim de traçar o caminho da metodologia bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo descritivo. A pesquisa também se articulou através dos pressupostos teóricos de: Kelly (2000), Brown (2000), Jenkins (2000) para o entendimento no ensino de pronúncia e comportamentos dos sons da fala inglesa; Leffa (2016) que discutiu a importância do material didático; Libâneo (2017) para questões didáticas; Godoy, Gontow e Marcelino (2006) foram importantes para verificar exemplos de atividade de pronúncia. Através desta pesquisa, percebeu-se que os materiais didaticos estão se tornando cada vez mais completos abordando questões importantes para o desenvolvimento da competência linguística do aluno.
- ItemInflexões de Eros no universo fictício de admirável mundo novo: a sexualidade como fenômeno distópico(2023) Ramos , Naíse Paula Santos; Barreto Júnior, ManoelPor meio do condicionamento de Eros, as estruturas distópicas surgem na narrativa ficcional Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, de modo a evidenciar o controle social do Estado. Compreende-se que os universos literários distópicos possuem a sexualidade como um dos alicerces para a fundamentação das configurações sociais vigentes em seus domínios. Ante tais perspectivas, busca-se compreender as implicações literárias do fenômeno psicossocial eros, enquanto elemento constitutivo da diegese estudada. Por conseguinte, a presente pesquisa se articula através da metodologia bibliográfica, pelo escopo interdisciplinar de Nitrini (2010), que formula percepções sobre os entrelaces entre a Literatura Comparada e outras áreas do conhecimento. Deste modo, um esboço das facetas de eros foi construído, a fim de melhor entendê-lo, pelos diálogos mitológicos e filosóficos de Platão (2017); com demarcação para as abordagens psicológico-sociais de Freud (2011; 2019) e Marcuse (1968). Em seguida, foram identificadas as formas de condicionamento de eros presentes na sociedade do romance estudado, bem como elas se caracterizam enquanto mecanismos de controle das subjetividades. Por fim, foram explicitados alguns elos entre o impulso libidinal e a configuração distópica da obra. Tais processos demandaram leituras contextuais do romance, ao que concerne às inflexões do Eros nesse admirável universo ficcional – que ainda traduz muito das realidades contemporâneas.
- ItemLeituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês(2022-08-25) Santos, Naines Naiara dos; Almeida, Risonete Lima deEssa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.
- ItemLemonade: ritmos, vozes e pertencimento negro(2022-08-25) Santos, Marcel Pereira de Araujo; Oliveira, Sílvio RobertoNeste Trabalho de Conclusão de Concurso, serão analisadas enquanto performances negras duas canções do álbum Lemonade, de Beyoncé, lançado em abril do ano de 2016, uma vez que a obra apresenta abordagens relevantes e pertinentes para discussões em torno do racismo, feminismo, afirmação cultural e pertencimento. A motivação científica se dá por uma inquietação pessoal, cuja finalidade é sublinhar a importância da voz, corpo e pensamento enquanto memória negra na obra em questão. A análise proposta sobre canções do álbum Lemonade enfoca o discurso presente nas canções Formation e Freedom, que pautam a questão racial. Como objetivos secundários, pretende-se avaliar as correlações desses discursos com o feminismo negro, contextualizar historicamente a reflexão, ressaltando o diálogo filosófico e político com os ideais do Partido dos Panteras Negras e de movimentos consequentes, como Black Lives Matter, salientando o discurso de afirmação e pertencimento no álbum musical. Para isso, serão imprescindíveis os vieses de reflexão teórica sobre raça e sociedade em Angela Davis (1981), Grada Kilomba (2019) e Keeanga-Yamahtta Taylor (2016). Adotar-se-á a pesquisa bibliográfica como metodologia de cunho qualitativo, de caráter exploratório sobre o objeto ressaltado e foco destacado, as duas canções presentes no álbum Lemonade. Como fonte de pesquisa, foram utilizados capítulos de livros, seções de teses e dissertações, arquivos jornalísticos disponíveis digitalmente, com seleção e fichamento dos mesmos, bem como produção de resenhas críticas, que serviram como base para o texto deste trabalho.
- ItemMilton & Holden: caçadas no campo de centeio – representações e buscas de si(2022-12-15) Carvalho, Ariston Batista de; Barreto Júnior, ManoelEssa investigação tem como propósito realizar uma leitura contextual com nuances comparatistas entre a obra O Apanhador no Campo de Centeio, publicada em 1951, do escritor estadunidense Jerome David Salinger e o texto da canção brasileira Caçador de mim (1981), composta por Luiz Carlos Sá e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessas obras, buscaremos compreender como a personagem principal do livro, Holden Caulfield, em suas demonstrações de rebeldia e insatisfação nos relacionamentos interpessoais, se aproxima do eu lírico apresentado em Caçador de mim em suas buscas intersubjetivas do ser e do estar no mundo. De tal modo, buscaremos relacionar similaridades, singularidades e referências possíveis em ambas as obras, bem como suas mensagens sobre a trajetória de cada ser. Para tanto, essa pesquisa se articula a partir da leitura crítico-analítica das obras, sob o escopo da metodologia bibliográfico-documental, com o suporte dos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, Teoria literária e recepção crítica das obras empenhadas.
- ItemNovas tecnologias digitais no ensino contemporâneo de língua inglesa: uso de plataforma Pixton para desenvolvimento da habilidade de Writing(2022-09-17) Pinto, Ívis Dias de Souza; Araújo, Edna Suzart deO presente trabalho teve como objetivo geral avaliar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento da habilidade escrita (writing) através da plataforma Pixton e considerar como ela auxilia no desenvolvimento da autonomia bem como no uso da criatividade na aprendizagem de LI na educação básica. Justifica-se a realização desta pesquisa, tendo em vista que, com a presença de algumas carências no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, principalmente no desenvolvimento da escrita (writing) diversas maneiras de como mudar os métodos de ensino para que os alunos consigam evoluir nessa habilidade em LI vem sendo pensada ao longo dos anos, pois, uma vez que os alunos se sentem inseridos na língua de uma forma mais dinâmica e ilustrativa, podem ficar à vontade para a resolução das atividades propostas. Para um melhor entendimento e aprofundamento nesta pesquisa, Larsen-Freeman (2011), Moran (2015) Siemens (2004) e Araújo (2021) e outros foram importantes para a construção teórica. Na esfera metodológica, Gerhardt e Silveira (2009), Richards e Renandya (2002), Villas Boas (2017) e Gil (2008) contribuíram em traçar caminhos desta pesquisa, a saber que seguiu a trajetória de punho bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa, e Gerhardt e Silveira (2009) para os estudos de dados obtidos através do diário da prática pedagógica. A pesquisa trouxe contribuições importantes para a área de ensino da escrita com a inclusão das novas tecnologias digitais na educação básica.
- ItemResistências poéticas e humanização em contornos confessionais: notas melancólicas da lírica de Robert Lowell(2022) Alcântara, Cassiane dos Santos; Barreto Júnior, ManoelNas sociedades atuais, em seus fluxos e constantes movimentos, a poesia já não é mais tão percebida entre os indivíduos; aspecto que nos faz pensar numa suposta desarmonia entre a poesia e as práticas sociais. Assim sendo, desse tensionamento diário, entre a rudeza e a selvageria do cotidiano e a capacidade estética da palavra poética, o homem se reconecta com o mundo – pelo lento e contínuo processo de humanização. Por esse olhar, a presente pesquisa articula a resistência poética por meio da humanização através de notas de melancolia, como elemento lírico, em perspectivas confessionais, expressas na dicção poética de Robert Lowell (1917-1977). Nesse sentido, objetiva-se investigar como a melancolia aciona aspectos da humanização e, consequentemente, a potencial resistência poética da escrita confessional de poemas selecionados do livro Life Studies de Robert Lowell. Para tanto, a metodologia bibliográfico-documental é ampara para o desenvolvimento desta pesquisa, de abordagem qualitativa que empenha em sua fundamentação teórica os seguintes pensadores: Bosi (2000), que norteará a discussão sobre resistência poética; Candido (2010), cujas reflexões sobre humanização são muito bem-vindas; Freud (2016) e Santos (2009), que trarão contribuições importantes referentes à melancolia; Nelson (2013) e Phillips (1973), que consideram sobre os aspectos estéticos da poesia confessional. Por fim, os resultados evidenciam que os traços melancólicos da poética de Lowell funcionam como resistências poéticas e confessionais salutares para o próprio entendimento humano e do mundo - em suas constantes transformações.