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Navegando Graduação por Tipo de documento "info:eu-repo/semantics/bachelorThesis"
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- ItemA cadeia produtiva da castanha de caju no entorno do município de Santo Antônio de Jesus – Ba(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Lima, Anderson Oliveira; Kustner, Rocio Castro; Araújo, James Amorim; Santos, Júnio de Jesus dosNo município de Santo Antônio de Jesus – BA, localizado no Território de Identidade Recôncavo, a comercialização da castanha de caju se intensifica entre os meses de setembro e março, que correspondem ao período de colheita. Os produtores e intermediários, sobretudo dos municípios circunvizinhos como Conceição do Almeida, Dom Macedo Costa, Varzedo e Muniz Ferreira, deslocam-se até o referido local para vender e/ou revender a castanha in natura aos comerciantes da feira livre (situada na Praça Duque de Caxias, Centro). Nesse sentido, esta pesquisa teve como objetivos caracterizar a cadeia produtiva da castanha de caju no município de Santo Antônio de Jesus – BA; dimensionar como a castanha é produzida e comercializada; e verificar se os intermediários e comerciantes compram, vendem e/ou revendem a castanha por um valor de mercado. Como procedimentos metodológicos, primeiramente foi realizado um levantamento bibliográfico sobre o conceito de cadeia produtiva e a produção da castanha de caju no Brasil; no segundo momento, no Trabalho de Campo foram realizadas entrevistas a dois funcionários de armazéns que comercializam a castanha in natura, dois intermediários, dois produtores de castanha de caju in natura e quatro comerciantes de castanha assada. A partir dos resultados alcançados foi constatado que a cadeia nem sempre se inicia nem finaliza apenas em Santo Antônio de Jesus, mas há casos de castanha que é produzida, processada de maneira artesanal, comercializada e consumida no próprio município. O preço pago pelo quilograma da castanha in natura pelos intermediários e nos armazéns em 2023, não foi o de mercado, com uma diferença que varia entre 0,50 e 1,83 reais, em comparação com os preços no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte. A castanha in natura comercializada é advinda de outros municípios do Recôncavo e região, enquanto as torradas de modo industrial são compradas nas agroindústrias localizadas em outras partes da Bahia e do Nordeste. Cada um dos agentes dessa cadeia produtiva busca tirar a sua fatia de lucro, contudo, os mais beneficiados são os intermediários, comerciantes de castanha in natura e as agroindústrias. Os produtores são os mais explorados, precisando lidar com um processo trabalhoso durante a coleta do produto e desafios como o risco de ser mordido/picado por animais peçonhentos. Portanto, concluiu-se que essa cadeia produtiva não é nutrida de tecnologias adequadamente, haja visto que parte do processo produtivo é realizado de maneira manual, falta apoio do poder público da região e cooperativas e/ou associações de produtores e comerciantes da castanha.
- ItemA cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no município de Mutuípe(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-16) Cardoso, Mainara Pereira; Silva, Luís Cláudio Requião da; Santos, Miguel Cerqueira dosO presente trabalho monográfico intitulado a cultura cacaueira no Vale do Jiquiriçá e seus impactos socioespaciais no Município de Mutuípe que tem como objetivo identificar como a produção cacaueira tem impactado na economia, paisagem e na dinâmica de vida da população do município de Mutuípe-Ba. Considerando que essa lavoura atinge inúmeros produtores familiares e dinamiza a economia local e da região, buscou-se entender quais aspectos da cultura do cacau impactam na organização espacial do município de Mutuípe. Para fundamentar essa discussão utilizou-se obras de autores como Delabie (1990), Milton Santos (1997-1988- 2008- 2006), Almeida (2008), Castello e Frederico (2010) Dias e Nascimento (2014), entre outros que contribuíram sobremaneira para aprofundar nossas discussões as quais se desenvolveram a partir dos conceitos de paisagem, produção e circuitoespacial. A metodologia utilizada foi à pesquisa de abordagem qualitativa, apoiada na pesquisa de campo, por meio da realização de entrevista para produção dos dados junto aos sujeitos da pesquisa. Ao final da mesma constatou-se que a história da cultura cacaueira no município de Mutuípe é marcada por períodos áureos e de crises e que essa cultura tem grande influência para o desempenho socioespacial e para a transformação da paisagem do Município.
- ItemA efetividade da sala de recursos multifuncionais no atendimento educacional especializado(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Morais, Jilmar Santos De; Pinheiro, Josemare Pereira dos Santos; Santos, Josemare Pereira dos; Silva, Aislan Damacena Souza daA sala de recursos multifuncionais é um espaço dentro das instituições de ensino que visa proporcionar um atendimento educacional especializado aos alunos com necessidades educacionais especiais. O objetivo principal dessa sala é promover a inclusão e a aprendizagem desses estudantes, oferecendo recursos e estratégias pedagógicas adequadas às suas necessidades. Assim, desempenha um papel fundamental no suporte aos alunos com deficiências, transtornos ou dificuldades de aprendizagem, contribuindo para sua inclusão no ambiente escolar regular e para o desenvolvimento de suas habilidades acadêmicas, sociais e emocionais. Sobre este campo, o da Educação Especial, é que trata este trabalho de pesquisa, cujo objetivo é analisar o processo de organização e desenvolvimento do trabalho pedagógico para atendimento educacional especializado na sala de recursos multifuncionais da Escola Maria Bernadete Borges Pinheiro, Dom Macedo Costa/BA. Especificamente buscou- se identificar as concepções de educação e atendimento educacional especializado da equipe gestora da referida sala de recursos multifuncionais e mapear as estratégias utilizadas por esta equipe no atendimento aos estudantes. Do ponto de vista metodológico tem abordagem qualitativa e natureza exploratória. Foram realizadas entrevistas com professoras que atuam na sala de recursos multifuncionais e as gestoras da escola. Foi constatado que, ao oferecer recursos adaptados e estratégias pedagógicas personalizadas, a sala contribui para a aprendizagem e o sucesso desses estudantes, além de fornecer suporte aos professores e promover um ambiente escolar inclusivo e acolhedor.
- ItemA influência da motivação no comprometimento organizacional na prestação de serviço médico hospitalar: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-29) Ribeiro, Bruna da Silva; Frisch, Maria Madalena da Silva; Silva, Rodrigo Luduvice da; Menezes, Nívia MartinsEsse estudo de caso tem como objetivo evidenciar a importância da promoção da motivação do indivíduo, visando o comprometimento organizacional e a qualidade do serviço médico hospitalar prestado pelos colaboradores. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritiva através da aplicação de um questionário aos colaboradores. A partir da análise dos dados coletados foi possível perceber que apesar dos retornos com índices positivos, algumas melhorias são necessárias para elevar os níveis de satisfação e motivação dos profissionais. Conclui-se que esse estudo de caso contribui para a consciência de comportamentos e desempenhos necessários para o estabelecimento de novas condutas, objetivando maiores níveis de comprometimento e qualidade no atendimento prestado. Refletindo a necessidade contínua do incentivo dos fatores motivacionais, independentemente da possibilidade de mensuração do retorno desses estímulos visto que perpassam pela acuidade individual dos colaboradores.
- ItemA injustiça cognitiva e a invisibilidade dos discentes que possuem deficiência durante a pandemia(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-09) Pereira, Jeane Cardoso; Mascarenhas, Aline Daiane Nunes; Silva, Miranice Moreira da; Moreira, Jefferson da SilvaDesde março de 2020, vivenciamos no Brasil e no mundo uma pandemia causada pelo Coronavírus, que culminou no distanciamento social e fechamento de instituições de ensino em todo o país. Neste contexto, o presente artigo realiza uma análise reflexiva sobre a injustiça cognitiva no contexto pandêmico vivenciado pelos discentes que possuem deficiência. O ensino remoto foi implementado através do Parecer CNE/CP nº 05/2020, que legitimou o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para a aplicação de conteúdos visando a continuidade e efetivação dos mesmos. Durante esse período de pandemia, a educação inclusiva foi invisibilizada, os documentos oficiais quase não sinalizavam preocupação com esses sujeitos. Diante disso, este trabalho propõe um diálogo fundamentado por autores, a exemplo de Crochík (2011), Mantoan (2003), Carvalho (2006); Diniz (2007), Mascarenhas e Franco (2020). Em meio ao descaso do Ministério da Educação, ainda vivenciamos uma grave ameaça por meio da nova Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, o Decreto 10.502/2020, que induz à privatização da educação e intensifica processos de segregação e discriminação dos sujeitos da educação especial. Esse artigo é de natureza qualitativa e abordagem documental de documentos oficiais que regulamentaram o ensino remoto na pandemia, a exemplo do Parecer CNE/CP nº 05/2020, Parecer CNE nº 02/2020 e Parecer CNE nº 11/ 2020. Para além disso, o ensino durante a pandemia teve que se reinventar, assim como as práticas educativas, porém os discentes que possuem deficiência foram invisibilizados no processo de escolarização
- ItemA paisagem cultural do centro da cidade de Amargosa: uma discussão geográfica sobre seu patrimônio ambiental urbano e a cultura da preservação(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-23) Silva, Karlos Vynicius Teles; Silva, Luís Cláudio Requião da; Castro, Jânio Roque b. de; Andrade, DandaraEste trabalho tem como objetivo principal analisar o patrimônio ambiental urbano edificado do centro de Amargosa evidenciando sua importância histórica para o município. Amargosa possui em seu território uma diversidade de patrimônios materiais e imateriais os quais expressam suas expressões identitárias. Patrimônios materiais estes, edificados principalmente na primeira metade do século XX, exprimem pontos chave que explicam a própria história do município, desde a influência católica ao ramal da linha do trem. A partir do diálogo com os conceitos de paisagem e patrimônio ambiental urbano, buscou-se perceber as transformações e permanências de tais patrimônios na paisagem amargosense, como também estabelecer a relação Patrimônio, Identidade e Cultura da Preservação, tripé fundamental para a estruturação desta pesquisa. Por fim, refletimos que cabe a sociedade estar consciente de sua própria história e identidade para que compreenda o significado de cada patrimônio, pois o que se teme é que o processo de apagamento da história seja mais rápido que o caminho da preservação. Assim sendo, concluímos que um elo entre comunidade e setores públicos, dando novos usos para estes prédios, é um dos caminhos viáveis que poderá levar ao destino final da preservação.
- ItemA percepção dos alunos de graduação, da Universidade Do Estado Da Bahia – UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/BA, sobre a logística reversa(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-15) Arrais, André Luis de Jesus; Menezes, Nívia Martins; Frisch, Maria Madalena da Silva; Bittencour, Camila FerreiraA pesquisa teve como objetivo geral avaliar a percepção dos alunos de graduação, da UNEB, Campus V em Santo Antônio de Jesus/Ba, sobre a logística reversa. Para alcançar este objetivo o trabalho adotou como referencial teórico os temas logísticos, logística reversa e educação ambiental. A metodologia utilizada foi a pesquisa exploratória e a pesquisa descritiva, bem como foram aplicados questionário com os discentes. Destacam-se os principais resultados desse trabalho: a maioria dos graduandos informaram conhecer a logística reversa e consideram que esta representa o consumo sustentável, a produção eficiente e ecológica e a redução da quantidade de lixo enviada aos aterros. Citaram como alguns dos benefícios da logística reversa a contribuição para diminuir a poluição do solo, água e ar. Os estudantes que a praticam, optam por fazer a seleção do lixo e o reaproveitamento de recipientes de vidro, plástico e alumínios. Ressalta-se que, muitos discentes apesar de informarem conhecer o assunto, não a praticam, visto que não se preocupam em realizar a separação seletiva do lixo produzido em sua residência, nem realizar o descarte correto de pilhas, baterias de celulares, computadores, notebooks, smartphones, eletrodomésticos e móveis. Em relação ao consumo consciente, essa cultura, não foi percebida nos respondentes, que informaram não ter a preocupação em escolher produtos com embalagens renováveis que agridam menos ao meio ambiente e nem tem a preocupação de, ao comprar, dar preferência a empresas que preservam o meio ambiente. Outro resultado importante, é que os graduandos acreditam que o ensino sobre a educação ambiental é fundamental, além de demonstrarem interesse em participar de ações voltadas a essa temática. Também foi observado que mesmo aqueles alunos que não têm conhecimento sobre a logística reversa afirmaram a sua importância.
- ItemA ponte Salvador Itaparica e o sistema viário Oeste: a expectativa de desenvolvimento por parte de atores institucionais de Santo Antônio de Jesus(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-20) Ferreira, Valdinei Rozendo; Araújo, James Amorim; Kustner, Rocio Castro; Santos, Miguel Cerqueira dosNa segunda metade do século XIX, iniciou-se uma discussão a respeito da possibilidade de se construir uma ponte que ligaria a Ilha de Itaparica a Salvador. A partir da primeira décadas dos anos 2000, o Governo do Estado da Bahia oficializa o plano de construção da obra onde é afirmado que a mesma será mais que uma estrada sobre o mar, mas também um vetor de desenvolvimento para diversos municípios da Bahia, incluindo Santo Antônio de jesus, localizado em uma das áreas mais afetadas, fisicamente e socialmente, pela ponte. Partindo desse pressuposto, esta pesquisa visa entender qual a expectativa de desenvolvimento dos atores institucionais de Santo Antônio de Jesus a partir da construção da obra. Para fundamentar a pesquisa e obter um maior aprofundamento a respeito dos principais conceitos envolvendo o trabalho, autores como: Sheeffer (2013); Raitano e Ribeiro (2019); Oliveira (2002); Madeira (2014); Ortega, Cerqueira e Silva (2016); Santos (2000); Gehlenn e Mocelin (2009) e Fernandes (2013) foram os mais estudados.No esforço de compreender a visão de desenvolvimento dos referidos atores de Santo Antônio de Jesus, foi-se realizado um estudo do discurso dos mesmos a respeito do tema. Esse estudo se deu primeiramente através da analise de discurso e posteriormente da análise de conteúdo, desse modo constatou-se que a maior parcela das falas apresentaram contradições que evidenciavam ideias que não são coerentes com a de desenvolvimento.
- ItemA prostituição através do olhar de Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir: entendendo a prostituição no Brasil do final do Império e na Primeira República(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-20) Santos, Poliana Santana; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Santos, Alaíze Conceição dos; Vasconcelos , Vania Nara PereiraEsse artigo tem como objetivo abordar a prostituição através do pensamento de três destacadas historiadoras que trabalharam com o tema da prostituição. São elas: Margareth Rago, Magali Engel e Beatriz Kushnir. Através desse trabalho buscamos entender de que perspectiva cada uma delas tratou do tema. A temporalidade recortada, final do século XIX e na Primeira República, foi um período extremamente importante devido a atenção dada pelas autoridades brasileiras às questões relativas à prostituição
- ItemA representação da sociedade industrial através da série Manhunt: unabomber (2017)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-21) Silva, Vagner Rodrigues da; Borges, Itálo Nelli; Silva, Jonhy Guimarães da; Nascimento , Pedro Arthur de MeloNeste trabalho monográfico, propõe-se a verificar a representação dos impactos da sociedade Industrial através da série Manhunt: Unabomber (2017). Por tratar-se de uma pesquisa que estabelece uma conexão entre história e cinema, o trabalho principia apresentando o objeto de pesquisa, assim como a metodologia de análise cinematográfica, elaborada por Cláudia Nova. Uma vez estabelecidos os conceitos de Identidade, Pós-Modernidade e Revolução Industrial, propõe-se a um estudo minucioso da obra, a fim identificar como a mesma trata das inovações tecnológicas que marcaram o período, assim como o efeito das mesmas na dinâmica social e trabalhista. Utilizamos para fundamentar essa pesquisa alguns teóricos como: Hall, Hobsbawm e Jost e Ricardo Antunes, os quais discutem os temas abordados pela pesquisa. Ao final desta análise, constata-se que a série é uma rica fonte para discussão das três últimas décadas do século XX, pois apresenta uma excelente construção da linguagem audiovisual e roteiro que trazem uma crítica contundente sobre a sociedade industrial do período.
- ItemA utilização do cristianismo na política: raízes, trajetória e observância nos golpes de 1964 e 2016 no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-14) Júnior, Luiz Ferreira Jorge; Santos, Angela Cristina Guimarães; Carneiro, Everton Nery; Mattos , Wilson Roberto deO objetivo da presente pesquisa é promover uma compreensão Histórica, Filosófica, Teológica e Sociológica da utilização do Cristianismo enquanto instrumento de manobra das massas e legitimador de sistemas opressores e hegemonizadores, engendrados por parte de uma minoria, para satisfazer, em benefício próprio, a sua insaciável sede de consumo, lucro e egoísmo. Além disso, este trabalho tem a finalidade de visibilizar a existência de uma batalha política entre o liberalismo e o socialismo, travada decisivamente dentro da cristandade no Brasil durante o Golpe Militar de 1964 e o Golpe Parlamentar de 2016. No que concerne à metodologia, é uma pesquisa qualitativa, fundamentada por meio de uma revisão bibliográfica. O referencial teórico está alicerçado na apresentação do conceito do Cristianismo Original, como um modelo religioso, social e político. Este conceito surge aqui como um paradigma para contrastar com o Cristianismo oficial, e com o neopentecostalismo, que deu respaldo religioso ao neoliberalismo, ocupante do poder político no Brasil, principalmente a partir de 2016. Portanto, este estudo trouxe como resultado central a constatação das razões históricas pelas quais o Cristianismo redentor (Original) proposto por Jesus vem sendo literalmente usado (utilizado) para abonar projetos de grupos políticos, voltados unicamente para a obtenção de poder e vantagens a qualquer custo, favorecendo assim uma minoria inescrupulosa, em detrimento de uma imensa maioria que, por desconhecer o Cristianismo Original, inconsequentemente aceita, se submete, e até mesmo defende essa utilização. Por fim, este é um estudo inicial, que propõe uma ampliação de novas reflexões com vistas a promover um melhor entendimento da relação entre a história, a religião e a política
- ItemAnálise dos conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2020-12-26) Jesus, Angela Souza De; Oliveira, Rozilda Vieira; Kustner, Rocío Castro; Santos, Moacyr Velame Branco dosA pedologia é de suma importância para a Geografia, já que o objeto de estudo da Geografia é o espaço, e como estes se interligam, dessa forma é indispensável na educação básica. Nesse sentido, é fundamental que seja feita uma análise de como esses conteúdos vem sendo abordados nos livros didáticos, levando em conta a relação teoria e prática do ensino. Esta pesquisa visa analisar como são abordados os conteúdos de pedologia nos livros didáticos de geografia, tendo em vista a relevância deste tema para o ensino da geografia na educação básica. O estudo classifica-se como exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e quantitativa. Os procedimentos metodológicos utilizados na realização deste estudo ocorreram através de pesquisa bibliográfica, observação, entrevista e questionário. Foram aplicados 30 questionários com 15 questões fechadas, em cada turma, do 6º ao 9º ano nas escolas do espaço rural e urbano, totalizando 155 alunos da rede urbana e 164 alunos da zona rural do 6ª ao 9º ano do Colégio Estadual Renato Machado e da Escola Municipal Antônio Mateus dos Santos, respectivamente. Também foram feitas entrevistas com os educadores, num total de 06 professores de Geografia. Para avaliação dos conteúdos de pedologia foram selecionadas duas coleções de livros didáticos: Geografia Homem & Espaço, 6º ao 9º ano LUCCI, Elian Alabi; BRANCO, Anselmo Lazaro. Ed. São Paulo, Saraiva, 2015, e a coleção Geografia Nos Dias de Hoje, 6º ao 9º ano de Giardino... [et all.], 2.ed. São Paulo: Leyla, 2015, 2019. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram: a) observação direta e análise do livro didático; b) questionários fechados para os alunos; c) entrevista semiestruturada com os professores; d) tabulação, análise de dados e elaboração de gráficos. Para avaliar o conhecimento dos alunos em relação ao conteúdo solos foram realizadas oficinas com o tema Pintando com o solo. Os resultados da pesquisa indicam que os livros didáticos refletem em estudos mecânicos, distanciados do cotidiano dos alunos, os conteúdos são abordados de forma incipiente, não atendendo aos dispostos nas bases normativas dos PCNs e da Base Nacional Comum Curricular. Em função dos resultados obtidos ressalta-se a importância da disciplina Pedologia na formação do professor de Geografia para que este na prática pedagógica esteja preparado para suprir as deficiências e/ou limitações desses conteúdos nos livros didáticos, bem como adequar os conteúdos à realidade dos alunos, tornando as aulas de Geografia mais interessantes, contribuindo para o processo ensino aprendizagem.
- ItemAqui passa um rio? memórias dos moradores do bairro Santa Madalena sobre o rio Sururu –Santo Antônio de Jesus/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Santos, Lorena Sena dos; Souza, Hanilton Ribeiro de; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira de sousaO respectivo trabalho consiste na análise sobre a importância que o Rio Sururu tinha/tem na vida dos moradores do bairro Santa Madalena, em Santo Antônio de Jesus/BA, que, na atualidade, passa por um processo de poluição e assoreamento. O objetivo central deste trabalho é analisar, através das narrativas dos moradores do referido bairro, as memórias, percepções e relações mantidas com o Rio Sururu ao longo dos anos. No mais, ressalta-se que o problema visa discutir como os moradores do bairro Santa Madalena, se inter-relacionam com o Rio Sururu para a construção do sentimento de identidade e a noção de lugar? Metodologicamente, o trabalho tem cunho qualitativo, fundamentado na Geografia Humanística e na abordagem (auto)biográfica. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se das narrativas (auto)biográficas, possibilitando a compreensão de como se deu essa importância ao Rio Sururu e como as famílias do Bairro Santa Madalena construíram suas vidas – e sua identidade -, às “margens” dessa riqueza natural. Por fim, ao se analisar a relação dos moradores do bairro Santa Madalena com o Rio Sururu, nota-se certo sentimento de perda por parte dos mesmos, pois, atualmente, o Rio Sururu tem as suas águas muitas vezes confundidas com o córrego de esgoto.
- ItemAs crônicas de Machado de Assis e as colunas do jornal gazeta de notícias: retratos da classe senhorial nos últimos anos da escravidão e no imediato pós-abolição (1884-1893)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-15) Jesus, Laiany Souza de; Assis, Nancy Rita Sento Sé de; Conceição, Alaíze dos Santos; Santos , Angela Cristiana GuimarãesNeste estudo, analisamos as colunas do jornal Gazeta de Notícias, bem como as crônicas do escritor Joaquim Maria Machado de Assis, veiculadas no mesmo periódico, com o intuito de investigar como os autores das publicações retrataram a classe senhorial fluminense e compreender de que forma esses textos, veiculados no espaço da imprensa carioca, se relacionaram para retratar o desarranjo do domínio da classe senhorial e os desdobramentos desse acontecimento no período de 1884 a 1893. Através do presente trabalho, buscamos compreender de que forma as obras de Machado de Assis e as publicações do jornal Gazeta de Notícias retratam a sociedade oitocentista. Ao longo da pesquisa, analisamos fontes escritas provenientes do jornal do século XIX e utilizamos a análise de conteúdo, bem como a análise do discurso para estudar os textos e compreender os seus sentidos. Por meio da pesquisa, conseguimos observar que as colunas do jornal Gazeta de Notícias e as crônicas machadianas, veiculadas no mesmo jornal, carregavam assuntos similares por serem escritas no mesmo período e no mesmo periódico. Ambas, colunas e crônicas, empreenderam críticas à política do final do século XIX no Brasil, retrataram os acontecimentos relacionados à escravidão e aos anos subsequentes através das perspectivas dos autores de cada uma das publicações. Dessa forma, por meio do espaço do jornal, Machado de Assis debateu sobre a manutenção da escravização da população negra e criticou as elites políticas oitocentistas.
- ItemAs histórias em quadrinhos da Mafalda: ferramenta de ensino e aprendizagem na disciplina geografia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Santos, Taíze Ferreira; Gregorio, Maria de Fátima A. Di; Souza, Hanilton Ribeiro de; Barbosa, Claudia de FariaNo processo de ensino da Geografia, a forma tradicional, de lidar com as atividades, está imbricada em estudos fundamentados na didática tradicional de memorização, e em atos descritivos que comprometem as práticas de ensino e aprendizagem. Assim, a presente monografia tem seu lócus de pesquisa em São Miguel das Matas-Ba, na Escola Municipal José Marcelino tendo como os sujeitos os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental - séries finais. Procurou-se analisar de que maneira o uso de histórias em quadrinhos de Mafalda podem contribuir para que o ensino de Geografia seja mais atrativo, despertando nos alunos o senso crítico-reflexivo e a aquisição de uma aprendizagem significativa. Nesse contexto, está pesquisa é relevante, já que visa contribuir com novas reflexões acerca do uso das historinhas em quadrinhos na sala de aula do 8º e 9° anos, tendo como motivação para a sua realização as experiências vividas durante o período da Educação Básica, onde, em sua maioria, os professores, licenciados em Geografia, só faziam o uso do livro didático e, raras as vezes, utilizavam diferentes ferramentas para auxiliar no ensino e aprendizagem, e também as experiências vividas através das aulas de Estágio Supervisionado Diversificado. A metodologia empregada para a realização desta pesquisa foi revisão de literatura, contendo autores como Libâneo (1994), Calvancanti (2014), Ausubel (1942), Vergueiro et al. (2014) e Lima (2021). Realizou-se uma seleção de historinhas em quadrinhos de Mafalda com o intuito de discorrer de que forma se relacionam com os conteúdos da Geografia, entrevista semiestruturada, com os alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental e, por fim, uma análise documental dos livros didáticos das referidas séries que estão inseridas nesse estudo. O resultado desta pesquisa aponta, por meio das análises, a existência de historinhas em quadrinhos de Mafalda que se relacionam com conteúdos trabalhados no 8º e 9º anos do ensino fundamental, além da inexistência de tirinhas de Mafalda nos livros didáticos e, por meio das entrevistas, considera-se a existência da vontade dos alunos em trabalhar com uma linguagem diferente, neste caso específico, com as historinhas de Mafalda.
- Item“Brasil, onde foi construída tua história?”: o instituto histórico e geográfico brasileiro em perspectiva (1838-1889)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-12) Bispo, Ítila Oliveira; Santos, Angela Cristina Guimarães; Conceição , Alaíze dos Santos; Assis, Nancy Rita Sento Sé deA presente pesquisa investiga a construção da nação partindo do IHGB. O objetivo geral foi analisar o sentimento de nação construído pelo IHGB, para que se pudesse entender a importância do sentimento nacionalista para um país, e do Instituto para a história do Brasil. Os conceitos basilares estiveram alicerçados na concepção de nação, nacionalidade e identidade nacional. Nesse sentido, a investigação assumiu um caráter descritivo e analítico das publicações da revista, entre 1839 e 1889, centrada na análise do conteúdo e do discurso. Assim, quanto à estrutura do trabalho, primeiro foi feita uma discussão sobre o Período Regencial e o início do Império de D. Pedro II, pois é nesse momento que a instituição é fundada e também quando o país dá seus primeiros passos como Estado-nação. Em seguida, apresentamos a importância do IHGB, para entender a dimensão do território e a sua população, e abordamos sobre a elite da época e como ela conseguiu manter uma hierarquia dentro da própria Instituição. A cargo da terceira parte ficou o entendimento da produção historiográfica da Instituição, com a finalidade de escrever o processo de construção da história do Brasil. E, por último, o foco foi discutir sobre as produções acerca da História do Brasil presentes na Revista IHGB, tomando como base a análise do conteúdo. Por fim, os resultados desse estudo apontaram para uma construção inicial estereotipada da identidade nacional, tendo em vista os percalços ao longo desse processo, que invisibilizaram os negros e criaram uma imagem do índio a partir de um herói medieval europeu
- ItemCartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Lugar- (Re)leitura de São Miguel das Matas/Ba pelos seus moradores(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Silva, Gabriel Rosa da Conceição; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Patrícia Pires Queiroz; Pires, Claudia Moreira sousaA presente pesquisa, intitulada “Cartografias pessoais que revelam e ensinam as (geo)grafias do Iugar — (re)Ieituras de São Miguel das Matas/BA pelos seus moradores”, tem como objetivo principal: analisar as cartografias pessoais dos moradores de São Miguel das Matas/BA, refletindo sobre como as inter-relações mantidas entre sujeitos e espaço vivido revelam as geografias do Iugar e como isto pode ser utilizado no ensino básico, para o ensino/aprendizagem desta disciplina. Para tal, realizou-se um levantamento bibliográfico e estatístico, ida a campo para aplicação de entrevistas narrativas, fundamentadas na abordagem (auto)biográfica, com moradores do espaço rural, que se mostrou um método investigativo promissor para revelarmos a Geografia dos sujeitos e dos lugares. Os resultados obtidos mostraram que as relações entre sujeito e espaço vivido estão intrinsecamente correlacionadas com as formações de ambos, onde a história e Geografia do Iugar estão presentes no cotidiano do sujeito. Apesar da vida no campo possuir algumas dificuldades, os moradores demonstraram sentimento topofílico com o Iugar habitado. Conclui-se que as narrativas revelam as geografias do Iugar, apresentam potencialidades para serem trabalhadas em sala de aula, relacionando com conteúdos programáticos ou um estudo especifico sobre o município em questão, aproximando o estudo geográfico com o cotidiano dos(as) aluno(as).
- ItemColégio Estadual Dr. José Marcelino de Souza: educação, memória e política em Nazaré das Farinhas-Ba (1931 a 2019)(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-19) Ribeiro , Luana Barbosa; Conceição, Alaize dos Santos; Lessa, Andrea Ribeiro da Silva; Santos, Silvia Karla Almeida dosO presente estudo analisa as contribuições sociais e políticas, no âmbito da formação dos sujeitos, do colégio estadual Dr. José Marcelino Souza para o munícipio de Nazaré das Farinhas e outras cidades do Recôncavo Baiano. Através da análise de fontes documentais, fotografias, aplicativo google forms, e depoimentos orais, foi possível compreender o contexto de fundação da instituição e em que medida visou dar conta dos interesses de uma região, sobretudo aprimoramento a mão de obra para o mercado de trabalho dada a sua “vocação” profissionalizante. Também foi possível refletir acerca do perfil discente, os desdobramentos de relações políticas e em que medida implicava nas próprias representações dos papéis sexuais (feminino e masculino) nos espaços de poder
- ItemComportamento do consumidor online: um estudo sobre o perfil de consumo de estudantes de uma Universidade Pública(2021-07-14) Silva, Diego MercêsEste trabalho teve como objetivo identificar e analisar os fatores que influenciam a decisão de compra no mercado online e o comportamento de consumo por parte dos estudantes do curso de administração da Universidade pesquisada. Utilizaram-se, os de comportamento do consumidor de autores como Kotler e Keller (2012) e Solomon (2018). Desta forma, fomentando a necessidade de entender o modelo de consumo, através da teoria, tornando possível o desenvolvimento e possíveis estudos posteriores dentro ou fora da instituição. O método de investigação escolhido foi de natureza quantitativa de característica descritiva. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário do Google Forms. Outro fator essencial para a pesquisa foi a análise e informações da pesquisa de mercado nacional, Webshoppers, uma pesquisa voltada ao comércio virtual e a importância de ter vários produtos a disposição no meio virtual, como por exemplo, a Cauda Longa explicada por Anderson em 2004, que explica a importância de as lojas ter uma ampla vitrine. Os resultados apontaram que os fatores que mais influenciam na decisão de compra online foram: as promoções; site de confiança; o estilo de vida e os amigos. Predominando os fatores sociais e pessoais. Palavras-chave: E-commerce; Comportamento do consumidor; Perfil Universitário
- ItemDesenvolvimento local e educação: efeitos da migração dos jovens estudantes no município de Sapeaçu no ano de 2020(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-05) Conceição, Sara Nascimento; santos, Elba Medeiros Punski dos; Pires, Cláudia Moreira de Sousa; Souza, Hanilton Ribeiro deEsta monografia tem como objetivo caracterizar como a migração pendular, realizada por estudantes do município de Sapeaçu-BA, contribui no desenvolvimento do município. Por meio do levantamento dos fatores qualitativos, que impulsionam a migração dos jovens, nesse município, e utilizando de observação direta, foram analisados os efeitos que a migração pode trazer para o município, sobretudo, para o desenvolvimento local. Os relatos dos estudantes graduandos e graduados, nativos da cidade de Sapeaçu-BA, serviram de alavanca para a observação. A necessidade de ser discutida a migração permanente desses jovens partiu da hipótese de que a sua saída pode causar efeitos negativos ao município e esta pesquisa buscou dimensionar o problema da migração de jovens do município de Sapeaçu.