Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 36
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Educação Física na rede pública: um olhar para planejmentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Santos, Érica Vitória de Jesus; Viana, Viviane Rocha; Tigre, Diana Martins; Costa, Camila de MouraO presente trabalho teve como objetivo geral, a partir da literatura, analisar e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores de Educação Física em suas aulas no Ensino Médio, bem como, os desafios inerentes ao espaço escolar. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, que perpassou por pesquisas cujas reflexões eram concernentes à aspectos relacionados ao tema deste trabalho e de abordagem qualitativa. Esse estudo nos direcionou a responder nosso problema que consistia em, a partir de inquietações relacionadas com a realidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, questiona-se: quais os conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação física que atuam no Ensino Médio, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar? Como resultados, foi possível compreender que são necessários mais estudos sobre essa temática, uma vez que os desafios são recorrentes e que a formação dos professores deve ser valorizada, ofertando recursos adequados para as aulas de Educação Física, fornecendo subsídios para que diante das dificuldades os professores possam mostrar a legitimidade do ensino da Educação Física.
- ItemA filarmônica São José em Pojuca - BA (1959 - 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemA Filarmônica São José em Pojuca – BA (1959 – 2024): tragetória e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Nascimento, Ancelmo Santos do; Santos, Marilécia Oliveira; Lins, Leonice de Lima Mançur; Moreira, Raimundo Nonato PereiraEste trabalho discute alguns aspectos da Filarmônica São José, observando sua importância para a vida dos músicos que a compõem e para o município de Pojuca – BA, localizado à 70km da capital baiana, Salvador. Analisamos o processo de criação da Filarmônica,procurando compreender como ela se manteve ativa ao longo do tempo da sua existência (1959 – 2024) participando das apresentações em eventos locais e mesmo em outros municípios. Buscamos conhecer o histórico da sua formação e evolução,refletindo como se deu o processo de aquisição dos instrumentos e a forma de inserção dos alunos/músicos nesta Sociedade Beneficente. A metodologia utilizada para realizar este trabalho está baseada no uso das fontes documentais e orais.
- ItemA influência do tempo de tela em aspectos psicomotores de crianças até 8 anos de idade(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-13) Jesus, Mylena Batista de; Viana, Viviane Rocha; Dórea, Dayane Ramos; Moraes, Enny VieiraO uso excessivo de tecnologia, como telas de TVs, computadores e smartphones, tem gerado preocupações sobre os impactos no desenvolvimento infantil, principalmente em termos sociais, cognitivos e motores. Muitas crianças com o acesso crescente ao mundo digital têm se afastado de atividades físicas e brincadeiras ao ar livre, o que prejudica o desenvolvimento psicomotor e social. A pandemia de Covid-19 acelerou esse processo fazendo com que as crianças passassem ainda mais tempo em frente às telas, esquecendo brincadeiras que são essenciais para seu crescimento. Brincar é uma atividade fundamental para o desenvolvimento psíquico das crianças, permitindo-lhes explorar o mundo e expressar suas emoções. Desse modo é necessário destacar que o estudo é de natureza qualitativa e para a sua realização foi feita uma pesquisa bibliográfica que envolveu a análise de diferentes fontes e pesquisas já publicadas sobre o tema. Como objetivo buscamos analisar os impactos do uso excessivo de telas no desenvolvimento psicomotor das crianças, especialmente na faixa etária de 5 a 8 anos. Logo, como problema de pesquisa questionamos sobre “de que maneira o uso excessivo de telas impacta o desenvolvimento psicomotor das crianças”. Para tanto, é importante apontar que a pesquisa bibliográfica realizada destaca a importância do equilíbrio entre o mundo digital e as atividades físicas para o desenvolvimento saudável, apontando que o uso excessivo de tecnologia pode levar a atrasos no desenvolvimento motor e de linguagem.
- ItemA participação de mulheres transgênero em esportes femeninos de alto rendimento(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Oliveira, Márcio Fernando Moreira; Estrela, Rafael Leal Dantas; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Juliana Souza BacelarA participação de mulheres transgênero em esportes femininos de alto rendimento, tem chamado bastante a atenção devida os desempenhos alcançados. Sendo assim, utilizando-se da pesquisa qualitativa através dos métodos de análise bibliográfica e documental, buscou-se entender se as diretrizes passadas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), no decorrer dos anos, cooperam para que o esporte seja cada vez mais equânime. Além disso, procurou-se criar uma fonte de investigação, onde futuros pesquisadores possam encontrar um compilado de informações capazes de fomentar um entendimento consubstanciado no que concerne à questão supramencionada. Os resultados evidenciam diversas diferenças físicas e fisiológicas entre os corpos de homens e mulheres e que tais disparidades influenciam diretamente no desempenho esportivo. Somado a isso constatou-se que além da testosterona, outras substâncias, produzidas pelo sistema endócrino, como por exemplo, o GH, insulina, glucagon, cortisol, catecolaminas, progesterona e estrogênio, além do ciclo menstrual, têm participação na performance esportiva. Ao mesmo tempo foi analisada a questão da inclusão de pessoas transgênero na sociedade. Ficando claro que este é o tema principal da maioria dos artigos e debates encontrados em reportagens ou vídeos em detrimento de questões mais específicas como algumas já mencionadas. Percebeu se que a carência de tratados que analisem os pormenores do desempenho esportivo e todas as variáveis que o envolvem, dificultam a chegada à uma definitividade. Então, sugere-se que tais estudos sejam aprofundados, para que as pessoas transgênero possam ser incluídas na sociedade, sem qualquer tipo de preconceito. Não esquecendo que no universo esportivo, onde um milésimo de segundo ou um milímetro de distância definem a vitória, a derrota e até recordes, que estas decisões possam ser as mais justas e imparciais possíveis.
- ItemA prática da dança e a qualidade de vida na contemporaneidade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Souza, Queila Fernanda Costa; Viana, Viviane Rocha; Conrado, Margarete de Souza; Rocha, Luíz CarlosA Prática da dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade é um tema muito importante, pois são inúmeros problemas psicológicos, emocionais dentre muitos outros que tem atingido as pessoas no atual momento da sociedade. Nesse contexto sabemos que a dança se caracteriza por promover interação, expressão dos sentimentos, bem-estar físico, social e psicológico. Dessa forma, o questionamento de pesquisa foi saber qual a relação entre a dança e a qualidade de vida das pessoas na contemporaneidade. Tendo como objetivo identificar as contribuições da dança na qualidade de vida dos seus praticantes. O estudo é uma Revisão Bibliográfica, do tipo qualitativa e se embasou em levantamento de artigos que apresentaram dança e a qualidade de vida dos seus praticantes como foco de pesquisa. Descrevendo os estudos apresentados por autores através da pesquisa bibliográfica compreendeu-se que a prática da dança promoveu interação entre diferentes indivíduos, proporcionando relações, trazendo consigo grandes melhorias em todos os aspectos relacionado à saúde física e mental. Logo, a dança para os grupos em estudo possibilitou grandes contribuições, visto que é uma atividade física extremamente prazerosa que se caracteriza por promover bem-estar físico, social e psicológico, além do condicionamento físico, diversão, lazer, alegria, trazendo perspectivas para a qualidade de vida de quem as pratica.
- ItemA representação da história da África em coleções didáticas do ensino médio na Bahia: um estudo crítico das narrativas e imagens à luz da lei nº 10.639/03(Universidade Estadual da Bahia, 2025-08-08) Santos, Valter Alves; Lima, Ivaldo Marciano de França; Drummond, Washington Luís Lima; Chiquete, Celestino MáquinaRESUMO: A presente pesquisa analisa criticamente as representações da África e dos povos indígenas em livros didáticos de História, em face da Lei nº 10.639/03, que tornou obrigatória a inclusão da temática "História e Cultura Afro-Brasileira e Africana" no currículo oficial. O estudo problematiza como os materiais didáticos, historicamente moldados por uma perspectiva estereotipada, representam a diversidade e a complexidade histórica desses povos, e como esses vieses podem afetar a compreensão dos estudantes. O objetivo geral consistiu em analisar criticamente as representações da África e dos povos indígenas em livros didáticos, à luz de referenciais teóricos que abordam a desconstrução de estereótipos e a superação de vieses de toda a ordem. A metodologia, de natureza qualitativa e caráter descritivo, pautou-se na análise documental do livro "Minha África Brasileira e Povos Indígenas" e da coleção "História Sociedade & Cidadania" de Alfredo Boulos Júnior, e na análise bibliográfica de obras de Kwame Anthony Appiah e Ivaldo Marciano de França Lima. As análises revelaram que, embora a Lei nº 10.639/03 seja um marco legal significativo para a superação de lacunas históricas, sua efetivação nos materiais didáticos ainda se apresenta como um desafio complexo. O estudo aprofundou o conceito da "invenção da África" e das "ilusões de raça" de Kwame Anthony Appiah, demonstrando como a ideia de uma África homogênea é uma construção histórica que minimiza a vasta diversidade do continente e tem sido instrumental na justificação da exploração. A perspectiva de Ivaldo Marciano de França Lima foi fundamental para analisar a construção de representações e a identificação de estereótipos, permitindo verificar como um livro didático pode tanto reforçar o senso comum quanto atuar na desarticulação de discursos distorcidos. O livro "Minha África Brasileira e Povos Indígenas" destaca-se por sua proposta pedagógica explicitamente crítica, que busca ativamente confrontar narrativas hegemônicas. A obra utiliza estratégias visuais de confronto, como a justaposição de imagens contrastantes, para desestabilizar a visão de uma África marcada apenas pela miséria e pelo atraso, além de contextualizar historicamente as origens das imagens negativas por meio da instrumentalização da religião e das teorias raciais. Adicionalmente, integra estudos genômicos para reforçar a herança africana na formação da população brasileira, atuando como ferramenta antirracista. A coleção "História Sociedade & Cidadania" , de Alfredo Boulos Júnior, embora represente um avanço na inclusão de conteúdos sobre a história africana, com capítulos dedicados a civilizações como Egito, Núbia, Gana e Mali, e valorizando diferentes fontes, apresenta pontos de atenção. Sob a ótica de Ivaldo Marciano de França Lima, percebe-se o risco de uma fusão epistemológica entre a História da África e a História Afro-Brasileira, o que pode reforçar a ideia de uma África estática. A estrutura do livro, por vezes, segue uma cronologia atrelada ao tráfico atlântico, e a utilização anacrônica de termos como "negros" enfraquece a proposta de desracialização. Dialogando com Appiah, a coleção pode permanecer atrelada a categorias raciais sem desconstruir a "raça" como uma construção social, alinhando-se às "ilusões de raça". Em conclusão, a pesquisa reafirma a importância de uma abordagem crítica no uso dos materiais didáticos, evidenciando que a superação de visões estereotipadas é um processo complexo. O professor, como mediador do conhecimento, emerge como figura fundamental para contextualizar, problematizar e complementar os conteúdos, garantindo que o ensino de História da África e dos povos indígenas promova a inclusão e o respeito à diversidade, combatendo o racismo e contribuindo para a formação de cidadãos conscientes e engajados em uma sociedade mais justa e equitativa.
- ItemA Tuberculose no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX: a criação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Fernandes, Marivalda Alves; Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Almeida, Kátia Lorena Novais; Pedreira, Lúcia ÁlvaresEste artigo tem como objetivo acompanhara atuação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose. Esta instituição foi criada em1900, na cidade de Salvador, a partir da iniciativa de médicos ligados à Faculdade de Medicina da Bahia. A tuberculose é uma doença com alta incidência e mortalidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. Na Bahia, assim como em outras localidades do país, não foram tomadas medidas importantes para o enfrentamento dessa moléstia. O modelo liberal e federalista, instituído pela Constituição de 1891, não previa uma política de saúde nacional, direcionando suas ações principalmente para o enfrentamento das doenças que se manifestavam de forma epidêmica, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, entre outras. Coube às Ligas contra a tuberculose, o desenvolvimento das primeiras ações. Nesse sentido, mesmo que funcionando de forma precária, a criação da Liga Bahiana foi uma iniciativa que propôs as primeiras medidas direcionadas à tuberculose no estado. Na construção deste trabalho, além da bibliografia consultada, foram utilizadas como fontes o Estatuto da Liga Bahiana, matérias do jornal Diário da Bahia, da Gazeta Médica da Bahia e a Lei 213, de 23 de agosto de 1897, que estabeleceu a obrigatoriedade da notificação compulsória das doenças transmissíveis.
- ItemAlguns aspectos da vida de João Alves de Torres ou Joãozinho da Goméia (1946 - 1971)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Borges, Thiago Felipe Santana; Santos, Marilécia Oliveira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Lima, Thiago Machado deEste artigo analisa alguns aspectos da trajetória de João Alves de Torres Filho, conhecido como Joãozinho da Goméia (1914–1971) que foi uma das figuras mais emblemáticas do Candomblé no Brasil do século XX. A pesquisa tem como objetivo compreender como sua atuação religiosa, pública e midiática contribuiu para a visibilidade, reinvenção e afirmação das religiões afro-brasileiras em um contexto marcado por racismo estrutural, marginalização cultural e normatividade de gênero e sexualidade. Utilizando uma metodologia qualitativa, que integra análise documental, fontes orais e reportagens icônicas veiculadas em revistas como O Cruzeiro e Manchete, o estudo se organiza em torno de três eixos: a sua iniciação religiosa em meio a disputas simbólicas no Candomblé baiano; suas inovações rituais e estéticas, incluindo o culto a caboclos e a afirmação de sua identidade homoafetiva; e sua projeção pública no Rio de Janeiro, onde fundou o terreiro da Goméia e atuou intensamente nos meios de comunicação e na cultura popular. A análise fundamenta-se em diálogo com autores que destacaram seu papel estratégico da mídia na construção de sua imagem pública. Joãozinho utilizou os circuitos midiáticos para ampliar o reconhecimento do Candomblé, tensionando fronteiras entre o sagrado e o profano, o tradicional e o moderno. O artigo conclui que sua trajetória revela importantes estratégias de resistência e visibilidade adotadas por lideranças negras, contribuindo para os debates contemporâneos sobre identidade, diversidade e representatividade religiosa no Brasil.
- ItemAmor e delírio na Salvado contracultural: O romance confetes de Iracema Villalba (1978/1982)(Universidade do Estado da Bahia, 0007-08-25) Santos, Keila Manuelle Silva dos; Drummond, Washington Luíz Lima; Lima, Thiago Machado de; Santos, Alex Sandrelanio dosEsta pesquisa propõe uma análise crítica da contracultura brasileira nas décadas de 1970 e 1980 a partir da obra Confetes, da autora baiana Iracema Villalba. O estudo investiga como literatura, feminismo, juventude e o movimento do desbunde se articulam como formas de resistência subjetiva e política diante do autoritarismo da Ditadura Militar. A partir de uma abordagem interdisciplinar entre história cultural, estudos de gênero e análise literária, busca-se compreender como a narrativa de Confetes expressa uma vivência contracultural situada em Salvador, marcada por experimentações estéticas, liberdade sexual, uso de drogas e crítica às normas sociais. Além do romance, a pesquisa também se apoia na revista Metanóia, fonte alternativa da época, e em referenciais teóricos que discutem a juventude, a marginalidade, o tropicalismo e a estética da curtição. Ao destacar Iracema Villalba como uma voz relevante no cenário da literatura alternativa baiana, o trabalho contribui para o preenchimento de lacunas historiográficas sobre a contracultura no Brasil fora do eixo Rio-São Paulo.
- ItemApartheid: África do Sul de 1980 a 1994(UNEB, 2025-01-17) Assunção, Diego; Lima, Ivaldo Marciano de França ; Drummond, Washington; Carneiro, EvértonEste trabalho teve como objetivo analisar o Apartheid através de veículos escritos da imprensa brasileira, cotejando-a com revisão bibliográfica específica. A estes, foram acrescidas as análises de duas narrativas fílmicas como forma de perceber os discursos que foram enunciados na sociedade brasileira, de maneira a compreender os modos como o Apartheid foi divulgado e difundido. Em relação aos veículos de imprensa foram utilizados a Revista Veja e o Jornal A Tarde, devido ao fato de terem sido os mais importantes e lidos no período abordado por este trabalho. No que tange aos filmes, utilizamos o mesmo critério, no caso, daqueles que tiveram maior número de público, como forma de poder perceber as ideias dispostas nestes e que foram objeto de maior divulgação. As narrativas fílmicas escolhidas, neste sentido, foram Invictus; Repórteres em Guerra; e Mandela: longo caminho para felicidade. Com base na análise das notícias divulgadas, bem como o confronto com a bibliografia e os filmes questão, conclui-se que houve a difusão de uma percepção fortemente enviesada do Apartheid. Este evento, conforme notícias dos jornais, foi divulgado como tendo sido uma disputa entre negros agrupados de um lado, contra brancos de outro. A este aspecto há também a ideia de que os homens e mulheres se reconheciam pela cor da pele, desconhecendo as filiações culturais relacionadas com a língua, associada aos costumes e práticas.
- ItemAs relações pedagógicas entre dança e qualidade de vida na terceira idade(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-06) Souza, Sandra Marzya Nunes; Viana, Viviane Rocha; Rocha, Luiz CarlosA dança como prática pedagógica traz alguns benefícios para as pessoas da terceira idade, durante a fase do envelhecimento, de forma a minimizar os problemas decorrentes desse processo, e contribuir para a melhora da qualidade de vida dessas pessoas. O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar, a partir da literatura, as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas idosas. E objetivos específicos buscar verificar as relações pedagógicas presentes na dança e como estas podem ser utilizadas para o desenvolvimento da autonomia e uma melhor integração do idoso na sociedade; identificar as contribuições da dança no processo educativo de pessoas idosas visando a melhoria na qualidade de vida. Para isso, foi feita uma pesquisa bibliográfica, através de artigos encontrados na plataforma do Google Acadêmico, e da Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano.(RBCEH), e em seguida foi feito um quadro, de forma a organizá-los, e separá-los, com base nos autores/ano da obra, título do artigo, objetivos, e resultados. Os resultados mostram que a prática de dança pode trazer benefícios não somente para a melhora das capacidades físicas, mas também para as capacidades cognitivas como a memória, e para a vida do praticante como um todo, se tornando a partir disso uma pessoa melhor no mundo.
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- ItemComportamentos de 24 horas em idosos não institucionalizados com doenças crônicas não transmissíveis: um protocolo de revisão sistemática(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Andrade, José François Alves de; Silva, Valter Abrantes Pereira da; Scher, Luria Melo de Lima; Jesus, Gilmar Mercês deConsiderando limitações e inconclusividade das pesquisas sobre protocolos de revisão sistemática para comportamento de 24 horas em pessoas idosas (≥ 60 anos) com doenças crônicas não transmissíveis, esta pesquisa busca elaborar e descrever um protocolo de revisão sistemática na referida área. O registro foi feito no PROSPERO, usando as bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science e Scopus para identificar os artigos. Foi usado o fluxograma PRISMA, para sintetizar e estruturar os resultados conforme inclusão/exclusão dos estudos.
- ItemConstrução identitária da Escola de Capoeira Angola os angoleiros do sertão(Universidade do Estado da Bahia, 2024) PANTA, Elvis Autanislau Santos; Costa, Neuber Leite; Moraes, Enny Vieira; Soler, Isabele Pires SantosO presente trabalho investigou a construção identitária da Escola de Capoeira Angola os Angoleiros do Sertão, Escola de Capoeira Angola criada em em meados dos anos 80 e que possui sua sede em Feira de Santana, tendo como mestre Fundador, o Mestre Cláudio Costa. Com o objetivo de investigar os saberes e práticas relacionados à Capoeira Angola, presentes nesta Escola, o trabalho fez uso da metodologia qualitativa, no uso de instrumentos como entrevista com o mestre e registros fotográficos de seus elementos, incluindo o mergulho na experiência prática da Capoeira Angola nessa escola, vivenciando aulas e eventos. Foi possível observar que a sua identidade é construída especialmente pelos elementos presentes nos aspectos regionais de Feira de Santana, comunidade da Mantiba.
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.
- ItemEscola, relações étnicos raciais e educação física: uma pesquisa documental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Dias, Rebeca Anunciação; Costa , Neuber Leite; Silva, Jaqueline Rodrigues da; Viana, Viviane RochaO trabalho de conclusão abordou a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), os quais versam sobre a execução da legislação que assegura a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Para isso, foi conduzida uma revisão da literatura e de documentos. Em seguida, foram examinados cinco PPPs com o intuito de identificar como eles tratam da relação entre a Educação Física e as questões étnico-raciais. A análise dos documentos voltados para a Educação Física e as relações étnico-raciais teve como propósito compreender como essa conexão se desdobra nas escolas estaduais do Território 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano. Por fim, foi constatado que, apesar dos progressos ao longo do tempo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma efetiva integração desses temas no dia a dia escolar.
- ItemEstrela Dalva e o Samba de Roda: tradição, identidade e patrimonialização(Universidade do Estado da Bahia - UNEB, 2025-08-08) Rabelo, Kátia Cilene Santana; Lima, Ivaldo Marciano de França; Lima, Ivaldo Marciano de França; Drummond, Washington Luís Lima; Chiquete, Celestino M.Este trabalho tem como objeto de estudo o grupo cultural Estrela Dalva, atuante no município de Catu-Ba, e das relações tecidas com a tradição do Samba de Roda, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil e da Humanidade. A pesquisa propõe-se a compreender como se estruturam a história, a organização comunitária e os processos de patrimonialização dessa prática cultural no contexto local. A escolha do tema justifica-se pela importância de registrar, compreender e valorizar as memórias culturais de um patrimônio vivo, que corre o risco de ser esquecido pelas novas gerações. O presente trabalho é fruto de uma pesquisa pautada numa abordagem qualitativa, com base em revisão bibliográfica, observação participante e entrevistas com integrantes do grupo. Os resultados apontam que o Samba de Roda, por meio do Estrela Dalva, permanece vivo na comunidade por sua forte ligação com a memória, o pertencimento e a identidade local, embora enfrente desafios relacionados à sua continuidade diante das transformações socioculturais contemporâneas. Conclui-se que o reconhecimento institucional como patrimônio, embora relevante, não garante por si só a preservação da prática, sendo essencial a atuação ativa da comunidade na valorização e transmissão de seus saberes e fazeres tradicionais.
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson Lima; Santos, Marilécia Oliveira; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Akinruli, Luana Carla Martins CamposO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemHumor, guerra, relações de poder e de gênero nas charges de Belmonte (1935-1943)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-13) Santos, Juciele da Silva; Moreira, Raimundo Nonato Pereira; Santos, Marilécia Oliveira; Júnior, Otávio ErbereliO presente trabalho objetiva discutir algumas das charges políticas elaboradas pelo caricaturista Benedito Carneiro Bastos Barreto (1896-1947), mais conhecido como Belmonte, produzidas entre os anos de 1935 e 1943, destacando a relevância dos materiais em apreço como expressão de crítica social e política de acontecimentos e processos registrados na primeira metade do século XX, com especial atenção para os eventos relacionados à Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Assim, a pesquisa investiga algumas das estratégias utilizadas pelo artista no uso do humor gráfico para subverter as impressões dos leitores acerca de personagens e símbolos de poder, representando estadistas como Adolf Hitler (1899-1945) e Neville Chamberlain (1869-1940) de forma satírica, expondo as suas fragilidades e contradições. Ademais, o trabalho problematiza o modo como Belmonte abordou as relações de gênero, utilizando-se de estereótipos do feminino nas suas ilustrações, na perspectiva da crítica às lideranças e às estruturas políticas da época. A pesquisa tomou como corpus as ilustrações presentes na obra Caricatura dos tempos (1948), um compilado de desenhos de Belmonte, no qual o artista tematizou fatos ocorridos na arena das relações internacionais entre os anos de 1936 e 1946 (a exemplo da marcha de agressões do nazismo, a política de apaziguamento britânica e a neutralidade inicial dos EUA no conflito bélico). Finalmente, o trabalho evidencia a relevância da charge como registro histórico e suporte para interpretação de contextos históricos diversos, além de enfatizar a importância do humor gráfico, abordado como instrumento de reflexão e denúncia, capaz de provocar risos e, simultaneamente, ensejar novos olhares acerca de questões sociais e políticas de um determinado período.