Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus II - Departamento de Educação (DEDC) - Alagoinhas por Título
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA Educação Física na rede pública: um olhar para planejmentos, metodologias de ensino e dificuldades na realidade do ensino médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-11) Santos, Érica Vitória de Jesus; Viana, Viviane Rocha; Tigre, Diana Martins; Costa, Camila de MouraO presente trabalho teve como objetivo geral, a partir da literatura, analisar e as metodologias de ensino aplicadas pelos professores de Educação Física em suas aulas no Ensino Médio, bem como, os desafios inerentes ao espaço escolar. A pesquisa caracterizou-se como bibliográfica, que perpassou por pesquisas cujas reflexões eram concernentes à aspectos relacionados ao tema deste trabalho e de abordagem qualitativa. Esse estudo nos direcionou a responder nosso problema que consistia em, a partir de inquietações relacionadas com a realidade escolar no que diz respeito ao processo de ensino e aprendizagem da Educação Física, questiona-se: quais os conteúdos e as metodologias de ensino utilizadas pelos professores de educação física que atuam no Ensino Médio, bem como as dificuldades enfrentadas pelos professores no cotidiano escolar? Como resultados, foi possível compreender que são necessários mais estudos sobre essa temática, uma vez que os desafios são recorrentes e que a formação dos professores deve ser valorizada, ofertando recursos adequados para as aulas de Educação Física, fornecendo subsídios para que diante das dificuldades os professores possam mostrar a legitimidade do ensino da Educação Física.
- ItemA Tuberculose no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX: a criação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-16) Fernandes, Marivalda Alves; Silva, Maria Elisa Lemos Nunes da; Almeida, Kátia Lorena Novais; Pedreira, Lúcia ÁlvaresEste artigo tem como objetivo acompanhara atuação da Liga Bahiana Contra a Tuberculose. Esta instituição foi criada em1900, na cidade de Salvador, a partir da iniciativa de médicos ligados à Faculdade de Medicina da Bahia. A tuberculose é uma doença com alta incidência e mortalidade em diversas cidades do Brasil e do mundo. Na Bahia, assim como em outras localidades do país, não foram tomadas medidas importantes para o enfrentamento dessa moléstia. O modelo liberal e federalista, instituído pela Constituição de 1891, não previa uma política de saúde nacional, direcionando suas ações principalmente para o enfrentamento das doenças que se manifestavam de forma epidêmica, como a febre amarela, a peste bubônica e a varíola, entre outras. Coube às Ligas contra a tuberculose, o desenvolvimento das primeiras ações. Nesse sentido, mesmo que funcionando de forma precária, a criação da Liga Bahiana foi uma iniciativa que propôs as primeiras medidas direcionadas à tuberculose no estado. Na construção deste trabalho, além da bibliografia consultada, foram utilizadas como fontes o Estatuto da Liga Bahiana, matérias do jornal Diário da Bahia, da Gazeta Médica da Bahia e a Lei 213, de 23 de agosto de 1897, que estabeleceu a obrigatoriedade da notificação compulsória das doenças transmissíveis.
- ItemCaminhos do ensino de História no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes (1997-2001)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Paixão, Carlos Mateus Santos; Silva, Eliane Brito; Silva, Célia SantanaEsta pesquisa tem como objetivo analisar a história ensinada no Colégio Estadual Doutor Inocêncio Góes, no período que corresponde os anos de 1997 a 2001. A escola encerrou suas atividades no ano de 2009, mas sua extinção ocorreu no ano de 2010. Esta pesquisa se orienta pela necessidade de compreender aspectos da cultura escolar, com ênfase no ensino de História, considerando a historicidade das práticas escolares. Nesse contexto, esse período foi marcado por mudanças significativas nas políticas educacionais que afetaram a estrutura do currículo escolar, criando uma dinâmica para a escola e para o conteúdo histórico ensinado, influenciado pelas desigualdades educacionais e pela participação crescente do setor privado na educação.
- ItemComportamentos de 24 horas em idosos não institucionalizados com doenças crônicas não transmissíveis: um protocolo de revisão sistemática(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-05) Andrade, José François Alves de; Silva, Valter Abrantes Pereira da; Scher, Luria Melo de Lima; Jesus, Gilmar Mercês deConsiderando limitações e inconclusividade das pesquisas sobre protocolos de revisão sistemática para comportamento de 24 horas em pessoas idosas (≥ 60 anos) com doenças crônicas não transmissíveis, esta pesquisa busca elaborar e descrever um protocolo de revisão sistemática na referida área. O registro foi feito no PROSPERO, usando as bases de dados eletrônicas PubMed, Web of Science e Scopus para identificar os artigos. Foi usado o fluxograma PRISMA, para sintetizar e estruturar os resultados conforme inclusão/exclusão dos estudos.
- ItemEducação das relações étnico-raciais nos cursos de Licenciatura em Educação Física na cidade de Alagoinhas-BA, 2024.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Oliveira, Barbara Liana Oliveira e; Costa, Neuber Leite; Viana, Viviane Rocha; Silva, Jaqueline Rodrigues daO presente trabalho é fruto de inquietações despertadas durante o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica (PIBIC), onde realizou-se uma pesquisa dos trabalhos que correlacionam a educação física e as relações étnico-raciais. A maioria das obras relatam a baixa implementação dos conteúdos das relações étnico raciais na educação física escolar e, como justificativa, trazem a falta de qualificação dos professores que em sua grande maioria são advindas dos cursos de graduação. Desta forma, surge então a questão problema norteadora: de que forma as questões étnico-raciais aparecem nas grades curriculares e ementas dos cursos de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba? Sendo assim, o objetivo geral da pesquisa se dá por apresentar como são discutidas as temáticas das relações étnico raciais nestes cursos. Para atingirmos este objetivo, utilizamos a pesquisa qualitativa, tendo como base a pesquisa documental, onde foi realizado o levantamento das instituições de ensino superior que oferecem o curso de licenciatura em educação física na cidade de Alagoinhas-Ba, sendo analisadas através da grade curricular e das ementas das disciplinas que são encontradas no Projeto Pedagógico Curricular (PPC). No total, 15 faculdades foram selecionadas e 11 analisadas. Foi possível observar durante a pesquisa que as instituições estão, sim, incluindo a educação das relações étnico-raciais em seus cursos de licenciatura em educação física, apesar de algumas apresentarem de maneira confusa. Avanços estão sendo feitos, porém, é de extrema importância que essas instituições disponibilizem seus PPC9s e os atualizem para que assim toda a comunidade tenha acesso a esses documentos.
- ItemEscola, relações étnicos raciais e educação física: uma pesquisa documental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-05) Dias, Rebeca Anunciação; Costa , Neuber Leite; Silva, Jaqueline Rodrigues da; Viana, Viviane RochaO trabalho de conclusão abordou a análise dos Projetos Políticos Pedagógicos (PPPs), os quais versam sobre a execução da legislação que assegura a Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). Para isso, foi conduzida uma revisão da literatura e de documentos. Em seguida, foram examinados cinco PPPs com o intuito de identificar como eles tratam da relação entre a Educação Física e as questões étnico-raciais. A análise dos documentos voltados para a Educação Física e as relações étnico-raciais teve como propósito compreender como essa conexão se desdobra nas escolas estaduais do Território 18 – Litoral Norte e Agreste Baiano. Por fim, foi constatado que, apesar dos progressos ao longo do tempo, ainda há um longo caminho a ser percorrido para uma efetiva integração desses temas no dia a dia escolar.
- ItemHistória e cinema: Madame Satã e suas facetas em flutuar entre gêneros e sexualidades(2022-09-21) Rêgo, Dyogo Hudson LimaO filme Madame Satã, teve sua estreia nacional no ano de 2002, e foi dirigido por Karim Aïnouz, um diretor gay que deu certo choque no mundo cinematográfico. O filme tem um gênero de drama biográfico e entrou no ano de 2015, mês de novembro na lista da (Associação Brasileira de Críticos de Cinema - Abraccine) como um dos melhores 100 filmes brasileiros de todos os tempos. O enredo do filme é passado no século XX e retrata a cultura marginal da época. O personagem desse drama é João Francisco dos Santos, um malandro, artista, presidiário, pai adotivo de sete filhos, negro, pobre, homossexual e etc. Que num momento de sua vida passou a ser conhecido como “Madame Satã” uma frequentadora de um dos bairros mais boêmios do Rio de Janeiro, a Lapa. A presente pesquisa dar enfoque à identidade discursiva da personagem, levando em consideração a qualificação de João Francisco dos Santos pelo modo que se posiciona discursivamente e, também, pelas (re)nomeações que demarcam suas atuações no campo da vida afetiva e pessoal.
- ItemJustiça Militar Brasileira na Guerra do Paraguai (1865-1870): organização e estrutura a partir de processos-crime(Universidade Estado da Bahia, 2024-03-25) Jesus, William de Matos; Andrade, Celeste Maria Pacheco de; Rodrigues, Marcelo Santos; Silva, Paulo SantosEsta dissertação trata da estrutura e da organização da Justiça Militar Brasileira no período da Guerra do Paraguai (1864-1870) para compreender a atuação dessa Justiça. O interesse pelo tema nasceu da localização de uma documentação referente a processos-crime da justiça militar quando da realização da pesquisa do trabalho de conclusão de curso da graduação. Nesse sentido, a dissertação constata a carência de produções historiográficas a respeito do tema, o que serviu de motivação para desenvolvimento da pesquisa. Para isso faz-se uma análise histórica baseada em documentos oficiais, processos judiciais a partir de alguns tipos de crime, legislação, jornais e bibliografia especializada. Além da introdução, a dissertação está organizada em três capítulos: o primeiro, intitulado Trajetória da Justiça Militar no Brasil: do período colonial à Guerra do Paraguai, analisa a trajetória da Justiça Militar no Brasil, do período colonial à Guerra do Paraguai, examinando as legislações que ao longo dos séculos foram moldando a organização da justiça. O segundo, O Exército Imperial: recrutamento e conflitos avalia a situação do Exército Imperial do Brasil antes e durante a Guerra do Paraguai, destacando a organização, composição e recrutamento, com ênfase na diversidade, o que incluía pessoas negras da Província da Bahia, o que desencadeou um conjunto de críticas à instituição, o que reforçava o desprestígio das forças militares. São consideradas as tensões raciais, preconceitos, narrativas e estereótipos da época. Também são investigadas as condições precárias nos acampamentos, o que contribuía para um ambiente propenso a crimes e desordens. Por último, o terceiro capítulo Crimes militares: atuação da Justiça Militar a partir de tipos e sentenças, analisa os processos-crime durante a Guerra do Paraguai para compreender como a Justiça Militar Brasileira se posicionava em relação a crimes cometidos por militares do Exército Brasileiro conforme classificados pelo Código de Lippe (1763). Para compreender a dinâmica dos processos judiciais optou-se pelos crimes de deserção, ferimentos, desobediência, insubordinação e assassinato, no sentido de investigar as motivações por trás das infrações e as consequências dessas violações e como a Justiça Militar julgou cada caso. Dessa forma, o capítulo evidencia o microcosmo militar e a forma como as transgressões à hierarquia, às regras, aos rituais e às disciplinas eram punidas. O estudo conclui que a Justiça Militar no Brasil manteve características fundamentais de sua herança portuguesa até o século XIX, desempenhando um papel crucial na estrutura de poder e na manutenção da ordem militar. Durante o conflito, a Justiça Militar atuou de maneira mais branda em certos casos, evitando aplicar as penas draconianas previstas no Código de Lippe.
- ItemMemórias de Ruanda: Uma disputa presente na série Black Earth Rising.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Ferreira Junior, Nilton César Silva; Lima, Ivaldo Marciano de França; Ngoma, João DomingosA série Black Earth Rising, disponível na plataforma de streaming Netflix, dispõe de uma narrativa sobre os contextos ocorridos no processo pós genocídio ruandês de 1994. Nos seus muitos episódios é apresentada uma versão que sugere uma leitura contemporânea dos acontecimentos da história ruandesa, especialmente aquela que diz respeito aos engendramentos e articulações advindas do processo posterior ao genocídio já citado. Este trabalho objetivou, a partir de uma análise crítica da história, discutir aspectos da história contemporânea ruandesa a partir da série Black Earth Rising, indicando os problemas existentes no campo História da África, ao qual Ruanda está inserida, no Brasil. Para este trabalho foi utilizado revisão bibliográfica específica, além da análise dos episódios da série já indicada.
- ItemPrograma academia da saúde adaptações ocorridas durante a Covid 19.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Lima, Fabiana Meneses Campos de; Rocha, Luís Carlos; Viana, Viviane Rocha; Estrela, Rafael Leal DantasIntrodução: A pandemia da COVID 19 tem se apresentado como um dos maiores desafios sanitários em escala global deste século. As medidas adotadas pelas autoridades competentes, incluindo o distanciamento social e o fechamento das academias de ginástica, centros de treinamento e demais ambientes utilizados para a realização das atividades, embora tenha sido necessário, contribuiu para um aumento no tempo despendido em comportamento sedentário e trouxe limitações em especial, para a atenção às Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), repercutindo em diminuição na prevenção e controle de determinadas condições. Objetivo: Este trabalho teve como objetivo mapear os núcleos do Programa Academia da Saúde e suas metodologias de ensino no período da Pandemia COVID19. Problema: Quais as metodologias de ensino adotadas pelos núcleos do Programa Academia da Saúde no período da Pandemia COVID19? Método: Trata se de um trabalho com abordagem qualitativa, exploratório realizado através de pesquisa bibliográfica em bases eletrônicas de dados como Google acadêmico, Google books, Vigitel e Datasus, foram utilizados descritores como Programa Academia da Saúde e COVID19, em língua portuguesa. Sendo coletados 97 trabalhos relacionados com esses descritores e após leitura foi feita uma seleção para análise criteriosa de 28 trabalhos publicados no período de 2020 à 2023. Foram excluídos trabalhos científicos em outros idiomas e sem relevância para o tema. Considerações finais: Os resultados mostraram o impacto da pandemia para esses estabelecimentos de saúde uma vez que a suspensão da oferta de ações ocorreu em 70% dos polos. Para aqueles estabelecimentos com manutenção das atividades, os resultados reforçam a relevância do PAS na RAS por configurar -se como equipamento de saúde com capacidade de adaptar-se às distintas realidades sanitárias, absorvendo temáticas relativas à Covid19 e à atenção às condições pós Covid19. Além disso, demonstraram a resiliência dos profissionais e gestores do SUS na formulação das readequações que foram necessárias pelo período pandêmico.
- Item“Raul Seixas na década de 1970: vida, obra e abordagem filosófica dentro do contexto sociopolítico brasileiro."(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-17) Carvalho, Josinel Souza de; Drumond, Washington; Santana da Silva, CéliaEsta pesquisa tem como propósito, fazer uma análise da vida e obra do cantor e compositor Raul Seixas, destacando especialmente sua trajetória na década de 1970 e sua abordagem filosófica única. Ao longo deste estudo, serão exploradas suas principais influências e colaboradores que moldaram a criação de músicas que perduram até os dias atuais. Um enfoque especial será dado às canções que se destacaram em cada álbum, com uma análise dos elementos como; letra, arranjo, harmonia e ritmo. Além disso, este trabalho contextualiza o cenário dos anos 70, examinando a influência direta da situação social na vida e no pensamento do artista. Será considerada a realidade da sociedade brasileira nesse período, buscando compreender como esses elementos se entrelaçaram e refletiram nas criações artísticas do cantor. A pesquisa visa lançar luz sobre a interseção entre a expressão artística e o contexto sociopolítico, proporcionando uma visão abrangente e enriquecedora da sua contribuição para a música brasileira. Assim, o trabalho busca explorar a importância da sua obra, não apenas como um reflexo sonoro do período, mas como um desafio direto à opressão política. Ao mergulharmos nas intricadas camadas de suas músicas e na interseção entre sua expressão artística e o contexto social da época, buscamos compreender como o “Maluco Beleza” se tornou uma figura icônica que transcendeu as barreiras musicais, oferecendo uma voz única e corajosa em meio à turbulência social e política do Brasil.
- ItemRevolução tecnológica na Educação Física: a influência da Inteligência Artificial(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-19) Souza, Anderson Nonato Menezes de; Rocha, Luiz Carlos; Estrela, Rafael; Costa, NeuberO presente trabalho investiga a Revolução Tecnológica na Educação Física, com foco na influência da Inteligência Artificial (IA). A pesquisa aborda como a IA está transformando a educação física, tanto no aspecto de treinamento personalizado, na forma de facilitadores para o trabalho dos profissionais de educação física, quanto na redefinição das práticas e métodos de ensino. O estudo destaca a importância de compreender a IA para aproveitar suas vantagens e minimizar impactos negativos, além de explorar os desafios e oportunidades que surgem para os profissionais da área. Utilizando uma abordagem qualitativa e exploratória, baseada em revisão bibliográfica, o trabalho apresenta o CHATGPT, CHAT PDF, FREELETICS BODYWEIGHT, SHAPED IA e o CANVA, cada uma trazendo sua característica própria que auxilia as atuais e futuras mudanças nas dinâmicas, demandas e competências exigidas dos profissionais de Educação Física. A pesquisa conclui que a integração da IA na Educação Física oferece potencial para otimizar processos, mas também exige adaptação e atualização constante dos profissionais, destacando a importância da formação contínua e da ética no uso dessas tecnologias.