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- ItemA avaliação da aprendizagem no ensino de francês como língua estrangeira (FLE): um breve estado da arte(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Jesus, Suellen Câmara Alves de; Malzac, Hermes Morais; Leclercq, André Cláudio René; Almeida, Risonete Lima deNos últimos anos, a avaliação tem ganhado destaque na Didática de Línguas, especialmente após a publicação do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECR, 2001), que estabeleceu a avaliação como um dos três pilares centrais no ensino de Línguas Estrangeiras Modernas (LEM). Apesar de sua relevância, o tema ainda é pouco explorado em pesquisas no contexto brasileiro. Diante desse cenário, este trabalho busca responder às seguintes questões: quais são os desafios do processo avaliativo no ensino de Línguas Estrangeiras (LE), em especial no ensino de Francês como Língua Estrangeira (FLE), e quais são as novas demandas contemporâneas? O objetivo geral é conhecer os achados científicos de pesquisas que abordam a avaliação da aprendizagem em contextos de ensino de língua estrangeira com foco para o Francês como língua estrangeira. Para isso, realizamos um estado da arte, mapeando teses e dissertações da área de LEM publicadas na base de dados da CAPES, no período de 2000 até os dias atuais. Esse levantamento permite: identificar pesquisas cujo escopo seja a avaliação das competências linguageiras; descrever os principais problemas e resultados apontados; detectar lacunas e demandas emergentes na área. A metodologia adotada é pesquisa exploratória de abordagem qualitativa, fundamentada em análise bibliográfica. Os referenciais teóricos incluem Cuq e Gruca (2017) sobre Didática de Línguas; Fouchet e Guedat (2015) sobre Docimologia; e Dervin e Salmi (2007) acerca da avaliação como prática social. Os resultados das análises evidenciam que grande parte das pesquisas sobre avaliação se concentra no campo do FLE. Um dos problemas mais recorrentes apontados é a ausência de disciplinas específicas na formação inicial de professores, capazes de atender às demandas atuais do processo avaliativo. Esses resultados reforçam a necessidade de ampliar e aprofundar os estudos na área, contribuindo para a melhoria do ensino de LE no Brasil.
- ItemA poética das cores em “Brilho eterno de uma mente sem lembranças”(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Barbosa, Joadisson de Souza; Oliveira, Sílvio Roberto dos S.; Conceicão , Vércio Gonçalves; Freire Júnior, OrlandoA pesquisa A Poética das Cores em “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças” analisa as figurações poéticas das cores na obra fílmica Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças, dirigido por Michel Gondry, que dividiu o roteiro com Charlie Kaufman. O objetivo central desta pesquisa é refletir sobre uma possível poética das cores a simbolizar sentimentos, notadamente dos personagens e compreender como as cores podem representar as emoções das personagens Joel Barish (interpretado por Jim Carrey) e Clementine Kruczynski (interpretada por Kate Winslet). Por meio da análise, pretende-se estabelecer um método de leitura dessa simbologia das cores, estampadas em cenários, vestimentas, cabelos e outros elementos secundários durante a narrativa. De tal modo, buscamos compreender a cor como uma forma ou mesmo signo de linguagem, que pode expressar inclusive estado emocional das personagens. Para tanto, essa pesquisa se articula através da abordagem qualitativa pelo escopo metodológico de base bibliográfico-documental (SILVEIRA,2011), por meio de análises de artigos acadêmicos, revistas científicas, repositórios científicos digitais, da obra fílmica e de textos informativos, que de algum modo abordam categorias conceituais, tais como: a história do cinema e a inserção de cores, poética das cores e semiótica. Os pressupostos teóricos fundamentais foram provocados por textos de SANTAELLA (1983), STAIGER (1977), HELLER (2014), STAM (2006), dentre outros. Assim, ao fim, deverão ser salientados aspectos concernentes à reflexão proposta. Como suplemento textual, a brindar o jogo da memória proposto pelo filme, anexamos ao próprio texto um quadro de cores principais e ressaltamos visualmente a nossa leitura de certas cenas, com as simbologias possíveis dessas relações.
- ItemAprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos(2022-11-08) Valverde, Raissa Maria de Santana; Almeida, Risonete Lima de; Moreira, Shirlei Tiara; Barreto Júnior, ManoelEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
- Item(Auto)percepção de aprendizes sobre o ensino aprendizagem de língua inglesa(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-13) Santos, Adriano Araújo dos; Correia, Adilson da Silva; Almeida, Risonete Lima de; Carneiro, Bárbara Cristina dos SantosO presente artigo apresenta uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa com observação periférica, que toma como objetivo o estudo sobre a percepção e autopercepção dos aprendizes na aquisição da Língua Inglesa ao serem inseridos em um contexto, onde os falantes não nativos usam a língua estrangeira como se sua fosse, com o objetivo de se comunicar, autoperceber-se como falantes de Língua Inglesa, com os seus sotaques e jeitos de falar, valorizando suas experiências linguísticas na aquisição de outro idioma, e como é a relação do ensino- aprendizagem com a afetividade. O contexto da pesquisa é a turma de beginner 02, do curso de Inglês online da English In Action. Os instrumentos para a geração de dados foram: Um questionário misto, o qual permitiu que os aprendizes se expressassem através da escrita e respostas objetivas, e as anotações durante as observações das aulas, ajudando a entender melhor como eles se vêm dentro desse processo de aquisição de uma língua estrangeira e como essa autopercepção e a afetividade contribuem nesse processo.
- ItemCaracterísticas e efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa por crianças e adultos: um estudo comparativo(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Silva, Afrânio dos Reis; Silva, Jéssica Carneiro da; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Araújo, Édna Suzart deEsta pesquisa compara as características e os efeitos da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa (LI) por crianças e adultos, com foco nas diferenças nos processos aquisitivo ou de aprendizagem de uma segunda língua (L2), em cada fase e seus impactos cognitivos e linguísticos. Deste modo, parte das considerações de Chomsky (1965) e, especificamente, do seu conceito de dispositivo de aquisição da linguagem (LAD), e Krashen (1985), com as suas cinco hipóteses para a aquisição e aprendizagem de línguas: a distinção entre aquisição x aprendizagem; a ordem natural; o monitor; o filtro afetivo; e o input compreensível. Partindo destes autores basilares, o presente estudo fundamenta-se nas quatro perspectivas teóricas da aquisição e aprendizagem: a behaviorista, a inatista, a cognitivista e a socioconstrutivista (ou sociointeracionista), além de apresentar uma revisão de literatura com estudos mais recentes sobre o tema (Celani, 2000; Almeida Filho, 2002; Brown, 2000; 2007; Bastos, 2013; Hickmann, 2017; Moura, 2020; e outros), abordando tanto aquisição de línguas por crianças quanto aprendizagem de línguas por adultos. Assim, esta pesquisa utiliza uma metodologia bibliográfica qualitativa, a partir da qual busca-se entender como variáveis sociais, culturais e de desenvolvimento moldam a aquisição e a aprendizagem de uma L2. Além dos conceitos já expostos, a pesquisa propõe-se a fazer um levantamento de textos que abordem o tema aquisição e aprendizagem de L2 por adultos e crianças. O objetivo é aprofundar a compreensão sobre as características e os efeitos cognitivos de cada grupo, para identificar pontos de convergência e divergência entre ambos. Dessa forma, espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para ampliar o conhecimento sobre as características da aquisição e aprendizagem da Língua Inglesa tanto em crianças quanto em adultos. A proposta colabora para as áreas de concentração em destaque: linguística, aquisição e ensino-aprendizagem L2, dentro do escopo da Língua Inglesa. Busca-se também reforçar a importância do meio social para o desenvolvimento simultâneo das habilidades necessárias para proficiência em L2, como flexibilidade mental e resolução de problemas. Além disso, a pesquisa enfatiza a importância em fornecer uma compreensão rica em contribuições específicas para ambos os grupos. O valor social e acadêmico do estudo também se justifica pelo interesse do domínio da Língua Inglesa em um mundo globalizado.
- ItemCinema, literatura e processo de humanização: apontamentos reflexivos através da obra fílmica Corpse Bride, de Tim Burton(2022-07-21) Sales, Polliana Batista; Barreto Júnior, ManoelA presente pesquisa teve por objetivo compreender as possibilidades reflexivas do processo de humanização inseridas no filme Corpse Bride (2005), de Tim Burton. Para tanto, optou-se pela modalidade de pesquisa bibliográfico-documental de caráter exploratório para o desenvolvimento do trabalho. Assim, buscou-se através de leituras contextuais da obra fílmica o levantamento e análise de categorias conceituais que orbitam a relação entre literatura e cinema, a fim de evidenciar como a linguagem artística cinematográfica articula a representação humana e suas práticas sociais, por meio da análise das estruturas narrativas da obra Corpse Bride (2005) e de análises críticas que identifiquem e caracterizem os propósitos do lento e contínuo processo de antropomorfização, este entendido como um processo de confirmação de traços essenciais ao que concerne ao humano. Nesse sentido, os pressupostos teóricos dialogam com Lukács (1970) e Candido (2011) para compreensão dos propósitos da humanização; Martin (2005) e Stam (2003) para elucidar acerca do cinema e da análise fílmica, assim como, Foucault (2000) e Antoine Compagnon (2012) como fundamentação às articulações da representação ficcional. Por esse percurso, os resultados apresentados ampliam as noções do texto literário através da diversidade que perpassam distintos campos artísticos e áreas de conhecimento.
- ItemClube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais(2022-11-08) Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz; Barreto Júnior, Manoel; Moreira, Shirlei Tiara de Souza; Almeida, Risonete Lima deEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
- ItemA construção da identidade da criança negra em Sulwe, de Lupita Nyong'o(2022-09-12) Luciano, Emanuele Micaele Chaves; Barbosa, Elisabete da SilvaEste artigo reflete a importância de utilizar a literatura como meio de dialogar com crianças sobre sua relação com sua autoimagem. Para tanto, esta pesquisa tem como foco discutir sobre a representatividade negra na literatura infantil a partir da obra Sulwe (2019), com autoria de Lupita Nyong’o. Caracterizada como de natureza qualitativa e bibliográfico-documental, terá como objetivo geral estudar o livro infantil Sulwe a fim de compreender como a identidade da personagem principal é formada. Como objetivos específicos, destacamos: (i) discutir como o racismo impacta na constituição identitária do negro; (ii) caracterizar a personagem principal; e (iii) estabelecer diálogo entre a construção identitária da personagem infantil na obra estudada e o trabalho pedagógico que pode ser feito com objetos literários voltados ao público infantil, a fim de que este se encontre representado na literatura e no contexto escolar. Para substanciar a pesquisa foram consultados teóricos que discutem as problemáticas que envolvem a obra escolhida, a exemplo de Stuart Hall (2006) com o conceito de identidade; Munanga (2009) com o conceito de negritude; Beth Brait (1985) e Gancho (2001) com explanações a respeito de como caracterizar uma personagem; ainda Coelho (2002) quanto à importância da literatura infantil na escola; e no que diz respeito à representatividade negra na literatura infantil, utilizamos os textos de Jovino (2006), Nazaré et al. (2020), Lima (2005) e Ferreira (2017).
- ItemCurrículos dos cursos de letras para formação docente: educação inclusiva e o ensino de alunos com necessidades educacionais especiais(2022-07-19) Gentil, Maeli Menezes; Carneiro, Bárbara Cristina dos Santos; Silveira, Deise Mônica Medina; Mota, Jamile de Oliveira SilvaNos últimos anos, segundo as pesquisas realizadas pelo Serviço de Inclusão e Atendimento aos Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (SIANEE) em 2022, foi possível perceber um aumento na quantidade de alunos com necessidades educacionais especiais. Um resultado claro das conquistas e lutas por uma educação mais inclusiva no Brasil. Como mediador de uma disciplina que faz parte do currículo da educação básica, o professor de língua inglesa precisa estar apto para lidar com as dificuldades enfrentadas durante o processo de aprendizagem desses alunos. Levando em consideração o contexto acima, uma pergunta surge: Como o processo de formação de professores tem proporcionado a instrução adequada para lidar com alunos que possuem necessidades educacionais especiais em sala de aula? Desse modo, o objetivo geral é conhecer o processo de formação de professores do curso de Licenciatura em Letras – Língua Inglesa em universidades públicas brasileiras, através dos currículos. Observando como é a abordagem do ensino inclusivo na formação de docentes de língua inglesa. Portanto, esse trabalho tem como objetivos específicos: Investigar e conhecer, de forma mais concreta, os fluxogramas e ementas dos cursos de Letras Inglês das universidades estaduais e federais das capitais dos Estados do Nordeste Brasileiro. Além disso, pesquisar meios extracurriculares oferecidos pelas universidades para formação docente relacionada à educação especial. Assim sendo, o presente estudo será bibliográfico-documental de caráter exploratório. A partir de um levantamento de algumas universidades observadas, foi possível perceber que grande parte das estruturas curriculares das universidades analisadas não possuem componentes curriculares referentes à educação inclusiva nomeadamente, nem, abordam de modo superficial ou indireto em disciplinas que permitem uma abertura para discussão de temáticas diversificadas. Com base nos estudos sobre Educação Inclusiva, Formação de Professores de Língua Inglesa, Currículo das Universidades Públicas, a pesquisa abordará aspectos da formação docente referente ao ensino de grupos com necessidades especiais. Ademais, observou-se cursos de formação extracurriculares que dessem conta da necessidade de abordagem no âmbito da educação inclusiva para formações específicas, como no caso dos professores de Língua Inglesa.
- ItemDaenerys Targaryen: redefinições subversivas da jornada heroica entre páginas e telas(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Torres, Beatriz Martins Barroso; Barreto Júnior, Manoel; Araújo, Edna Suzart de; Almeida, Risonete Lima deEste estudo se articula em analisar contextualmente aspectos da subversão do épico na saga A song of ice and fire, de George R. R. Martin (1996) e Game of thrones, de David Benioff e D.B Weiss (2011), com foco na redefinição da jornada heroica de Daenerys Targaryen, uma das principais personagens femininas das obras. Por este olhar, pretendemos explorar como a trajetória desta emblemática personagem desafia as convenções tradicionais da narrativa épica, de modo a abordar questões representativas de poder, identidade e moralidade, desenvolvidas tanto da obra literária como na sua adaptação para a série televisiva. Para isso, utilizamos a abordagem qualitativa, através da metodologia bibliográfico-documental. Um movimento que aciona os pressupostos teóricos a partir da obra Jornada do herói articulada por Campbell (2007), Vogler (2006) e da Jornada da heroína, abordada por Murdock (1990), apontamentos sobre a importância da subversão do monomito e suas implicações na representação de personagens mais humanos e realistas por Xavier (2015), por exemplo. Assim sendo, evidenciamos perspectivas comunicacionais de uma protagonista que emerge da ambiguidade cuja trajetória oscila entre o heroísmo e à tirania. Deste ponto, Daenerys Targaryen cria questionamentos e expectativas centradas na divisão clássica dos gêneros literários, sobretudo, a deslocar e ampliar o discurso estético das narrativas épicas contemporâneas.
- ItemDe cronotopo e topoanálise: apontamentos e leituras possíveis da obra outlander: a viajante do tempo, de Diana Gabaldon(2022-11-08) Reis, Thainá Soares; Barreto Júnior, ManoelNo campo dos estudos literários, o elemento narrativo espaço teve sua aplicabilidade limitada no que concerne ao discurso narrativo a estruturar o lócus da diegese ficcional. Dito de outra forma, o adensamento teórico-literário deste elemento acontece de modo ainda restrito. Já o elemento temporal, por outro lado, foi bastante teorizado, não apenas no campo literário, mas, também, pela filosofia, matemática, entre outras áreas do conhecimento. Por este olhar, a presente investigação tem como objetivo estabelecer diálogos possíveis que aloquem o espaço e suas instabilidades teóricas pelos contornos do cronotopo e da topoanálise, sobretudo, de modo a compreender como a espacialidade influencia as tomadas de decisões da personagem, Claire Beachump, na obra literária Outlander: a viajante do tempo (1990), de Diana Gabaldon, objeto de estudo desta investigação - de base metodológica bibliográfica que privilegia leituras contextuais da obra. Para tanto, esta análise se apropria dos pressupostos teóricos de Bakhtin (2018), (1988), a fim de estabelecer uma lógica do cronotopo, pelo viés de indissociabilidade entre os elementos narrativos tempo-espaço, bem como pela noção da topoanálise à luz de Borges Filho (2015), através do percurso espacial por considerar que neste há inferências não só psicológicas, mas, de igual modo, sociológicas, filosóficas e estruturais.
- ItemDesafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira(2022-11-08) Almeida, Thiago Santana de; Souza, Eliana Santos de; Silva, Jéssica Carneiro da; Santos, Eliana S. de S. eEste estudo, cujo objetivo geral foi o de ampliar conhecimentos sobre desafios da educação bilíngue para professores de inglês como língua estrangeira (ILE), consiste em uma Pesquisa de Fontes Secundárias com abordagem qualitativa, e teve como pressuposto orientador o de que a exploração de um relevante corpus da literatura especializada sobre o tema possibilitaria a ampliação de conhecimentos relativos à educação bilíngue, com potencial para contribuir para a formação de professores capacitados para atuar nessa modalidade educativa. As conclusões apontam para a confirmação do pressuposto, uma vez que importantes desafios relativos à temática pesquisada foram revelados, a saber: lacuna existente nos cursos de formação de professores, relativamente ao oferecimento de componentes curriculares diretamente relacionados à educação bilíngue; alto nível de complexidade da formação exigida para a docência na educação bilíngue; dificuldade de acesso à formação continuada específica dessa modalidade educativa; especificidades nos currículos dos diferentes tipos de escolas que oferecem educação bilíngue no Brasil; e, necessidade de ampliação de conhecimentos relativos às questões ideológicas que permeiam o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.
- ItemEnsino de aspectos fonológicos da língua inglesa através do livro didático(2023-07-12) Oliveira, Edipo Fagner souza; Araújo, Edna Suzart deEsta pesquisa teve como objetivo geral analisar como dois Livros didáticos (LD) de Língua Inglesa (LI) utilizados por professores no ensino médio em três escolas públicas da rede estadual da cidade de Alagoinhas – Ba abordam os aspectos fonológicos: intonation , word stress e o sentence stress presentes. O LD é um suporte indispensável no ensino aprendizagem de LI, uma vez que proporciona um melhor planejamento e direcionamento em relação às metas que precisam serem alcançadas a cada grau de escolaridade almejada pelo estudante. É uma ferramenta de grande utilidade para o professor no planejamento das aulas e para além disso é um suporte valioso para o aluno. Neste sentido, este artigo levantou o seguinte questionamento: até que ponto o LD propõe assuntos referentes aos aspectos fonológicos: intonation, word stress e sentence stress e atividades que estimulem o desenvolvimento da habilidade de pronúncia na Língua Inglesa no ensino médio? Para buscar por resposta a respeito da problemática, esta pesquisa fez-se necessário dialogar com Gil (2010) a fim de traçar o caminho da metodologia bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa de natureza básica com objetivo descritivo. A pesquisa também se articulou através dos pressupostos teóricos de: Kelly (2000), Brown (2000), Jenkins (2000) para o entendimento no ensino de pronúncia e comportamentos dos sons da fala inglesa; Leffa (2016) que discutiu a importância do material didático; Libâneo (2017) para questões didáticas; Godoy, Gontow e Marcelino (2006) foram importantes para verificar exemplos de atividade de pronúncia. Através desta pesquisa, percebeu-se que os materiais didaticos estão se tornando cada vez mais completos abordando questões importantes para o desenvolvimento da competência linguística do aluno.
- ItemEstratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa por sujeitos cantores através da música(2022-11-08) Improta, Iracema; Silva, Jéssica Carneiro daO presente trabalho centra-se nos estudos do ensino-aprendizagem da Língua Inglesa e apresenta como objeto de estudo o desenvolvimento da pronúncia da LI através do uso da música, tomando como base a abordagem do Inglês para Fins Específicos (English for Specific Purposes – ESP) e tendo como alicerce a concepção do Inglês como Língua Franca (ILF). Esta pesquisa buscou compreender se é possível e como instrumentalizar estudantes na prática da pronúncia em LI para fins específicos com o auxílio de exercícios fonético-fonológicos a partir do uso da música, considerando um grupo de cantores como aprendizes hipotéticos que desejariam utilizar a língua inglesa em suas apresentações, ainda que afastados do contexto escolar. Para tanto, tornou-se necessário utilizar uma metodologia baseada nos conceitos da pesquisa bibliográfica e de abordagem qualitativa (LAKATOS, 2003) e (LUBISCO, 2019). Fundamentou-se teoricamente na concepção do ILF, apoiando-se nos trabalhos dos pesquisadores Jenkins (2009) e Siqueira e Barros (2013); no campo de estudos do ESP, considerando os teóricos Hutchinson e Waters (1991) e Paltridge e Starfield (2013); pautou-se no levantamento bibliográfico sobre a motivação da aprendizagem da LI, com base em Vilaça (2010; 2008); e baseou-se em uma revisão de literatura que descrevesse estudos que apresentam estratégias metodológicas para a aprendizagem da pronúncia, através das habilidades de speaking e listening ou de práticas fonético-fonológicas, em diversos contextos de ensino; e estudos que indicam a música como instrumento didático no ensino-aprendizagem da LI. Partindo deste direcionamento teórico, este estudo objetivou, primordialmente, apresentar e descrever estratégias de como desenvolver a pronúncia da LI com o uso da música como ferramenta de ensino-aprendizagem em contexto específico, considerando sujeitos cantores. Como objetivos específicos, procurou-se: i. reunir estudos que apontem estratégias para o desenvolvimento da pronúncia da língua inglesa; ii. elencar práticas ou exercícios que possam auxiliar na aprendizagem da pronúncia da LI, através do uso da música; e iii. elaborar uma síntese de aspectos que reforcem a importância da música como instrumento didático na aprendizagem da pronúncia da LI por sujeitos cantores. Com a apresentação e discussão dos dados, observou-se que é possível instrumentalizar sujeitos cantores na pronúncia da LI através da música como ferramenta didática, mas elaborando um design que pondere as diferenças contextuais e individuais no processo de ensino-aprendizagem e que privilegie o alcance pela inteligibilidade através das canções.
- ItemExplorando a ludicidade na abordagem de ensino sociointeracionista(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Santos, Emilly Antônia Rodrigues; Correia, Adilson da Silva; Souza, Amilton Alves de; Reis, Dicinéa dos SantosO presente estudo tem como objetivo analisar o papel da ludicidade no ensino de Língua Inglesa (LI), com base na abordagem sociointeracionista proposta por Vygotsky (1934 - 1998). De tal modo, parte-se da constatação de que métodos tradicionais frequentemente desestimulam os alunos, o que impulsiona a busca por práticas pedagógicas mais envolventes, como o uso do lúdico. No entanto, existe ainda a compreensão limitada sobre a ludicidade que, muitas vezes está reduzida a atividades meramente recreativas. Sob a perspectiva de autores como Luckesi (2000), entende-se que o lúdico pode promover o desenvolvimento cognitivo e social, favorecendo um aprendizado mais significativo. A pesquisa, de cunho bibliográfico e abordagem qualitativa, visa compreender como o ensino lúdico pode ser mediado por interações sociais, com foco na atuação do professor como facilitador no processo de construção do conhecimento. A análise de obras como Katayama (2009) e Heidari-Shahreza (2024), entre outras, aponta para os benefícios do brincar no contexto educacional, especialmente no ensino de línguas, reforçando a importância da ludicidade como instrumento pedagógico que estimula a criatividade, o engajamento e a aprendizagem colaborativa. Conclui-se, portanto, que a integração entre ludicidade e sociointeracionismo possibilita a criação de ambientes mais participativos e eficazes para o ensino de Inglês como segunda língua.
- ItemInflexões de Eros no universo fictício de admirável mundo novo: a sexualidade como fenômeno distópico(2023) Ramos , Naíse Paula Santos; Barreto Júnior, ManoelPor meio do condicionamento de Eros, as estruturas distópicas surgem na narrativa ficcional Admirável Mundo Novo (2014), de Aldous Huxley, de modo a evidenciar o controle social do Estado. Compreende-se que os universos literários distópicos possuem a sexualidade como um dos alicerces para a fundamentação das configurações sociais vigentes em seus domínios. Ante tais perspectivas, busca-se compreender as implicações literárias do fenômeno psicossocial eros, enquanto elemento constitutivo da diegese estudada. Por conseguinte, a presente pesquisa se articula através da metodologia bibliográfica, pelo escopo interdisciplinar de Nitrini (2010), que formula percepções sobre os entrelaces entre a Literatura Comparada e outras áreas do conhecimento. Deste modo, um esboço das facetas de eros foi construído, a fim de melhor entendê-lo, pelos diálogos mitológicos e filosóficos de Platão (2017); com demarcação para as abordagens psicológico-sociais de Freud (2011; 2019) e Marcuse (1968). Em seguida, foram identificadas as formas de condicionamento de eros presentes na sociedade do romance estudado, bem como elas se caracterizam enquanto mecanismos de controle das subjetividades. Por fim, foram explicitados alguns elos entre o impulso libidinal e a configuração distópica da obra. Tais processos demandaram leituras contextuais do romance, ao que concerne às inflexões do Eros nesse admirável universo ficcional – que ainda traduz muito das realidades contemporâneas.
- ItemLeituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês(2022-08-25) Santos, Naines Naiara dos; Almeida, Risonete Lima deEssa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.
- ItemLemonade: ritmos, vozes e pertencimento negro(2022-08-25) Santos, Marcel Pereira de Araujo; Oliveira, Sílvio RobertoNeste Trabalho de Conclusão de Concurso, serão analisadas enquanto performances negras duas canções do álbum Lemonade, de Beyoncé, lançado em abril do ano de 2016, uma vez que a obra apresenta abordagens relevantes e pertinentes para discussões em torno do racismo, feminismo, afirmação cultural e pertencimento. A motivação científica se dá por uma inquietação pessoal, cuja finalidade é sublinhar a importância da voz, corpo e pensamento enquanto memória negra na obra em questão. A análise proposta sobre canções do álbum Lemonade enfoca o discurso presente nas canções Formation e Freedom, que pautam a questão racial. Como objetivos secundários, pretende-se avaliar as correlações desses discursos com o feminismo negro, contextualizar historicamente a reflexão, ressaltando o diálogo filosófico e político com os ideais do Partido dos Panteras Negras e de movimentos consequentes, como Black Lives Matter, salientando o discurso de afirmação e pertencimento no álbum musical. Para isso, serão imprescindíveis os vieses de reflexão teórica sobre raça e sociedade em Angela Davis (1981), Grada Kilomba (2019) e Keeanga-Yamahtta Taylor (2016). Adotar-se-á a pesquisa bibliográfica como metodologia de cunho qualitativo, de caráter exploratório sobre o objeto ressaltado e foco destacado, as duas canções presentes no álbum Lemonade. Como fonte de pesquisa, foram utilizados capítulos de livros, seções de teses e dissertações, arquivos jornalísticos disponíveis digitalmente, com seleção e fichamento dos mesmos, bem como produção de resenhas críticas, que serviram como base para o texto deste trabalho.
- ItemMilton & Holden: caçadas no campo de centeio – representações e buscas de si(2022-12-15) Carvalho, Ariston Batista de; Barreto Júnior, ManoelEssa investigação tem como propósito realizar uma leitura contextual com nuances comparatistas entre a obra O Apanhador no Campo de Centeio, publicada em 1951, do escritor estadunidense Jerome David Salinger e o texto da canção brasileira Caçador de mim (1981), composta por Luiz Carlos Sá e interpretada por Milton Nascimento. A partir dessas obras, buscaremos compreender como a personagem principal do livro, Holden Caulfield, em suas demonstrações de rebeldia e insatisfação nos relacionamentos interpessoais, se aproxima do eu lírico apresentado em Caçador de mim em suas buscas intersubjetivas do ser e do estar no mundo. De tal modo, buscaremos relacionar similaridades, singularidades e referências possíveis em ambas as obras, bem como suas mensagens sobre a trajetória de cada ser. Para tanto, essa pesquisa se articula a partir da leitura crítico-analítica das obras, sob o escopo da metodologia bibliográfico-documental, com o suporte dos pressupostos teóricos da Literatura Comparada, Teoria literária e recepção crítica das obras empenhadas.
- ItemNovas tecnologias digitais no ensino contemporâneo de língua inglesa: uso de plataforma Pixton para desenvolvimento da habilidade de Writing(2022-09-17) Pinto, Ívis Dias de Souza; Araújo, Edna Suzart deO presente trabalho teve como objetivo geral avaliar o uso de novas tecnologias digitais no ensino de língua inglesa (LI) para o desenvolvimento da habilidade escrita (writing) através da plataforma Pixton e considerar como ela auxilia no desenvolvimento da autonomia bem como no uso da criatividade na aprendizagem de LI na educação básica. Justifica-se a realização desta pesquisa, tendo em vista que, com a presença de algumas carências no processo de ensino-aprendizagem de língua inglesa, principalmente no desenvolvimento da escrita (writing) diversas maneiras de como mudar os métodos de ensino para que os alunos consigam evoluir nessa habilidade em LI vem sendo pensada ao longo dos anos, pois, uma vez que os alunos se sentem inseridos na língua de uma forma mais dinâmica e ilustrativa, podem ficar à vontade para a resolução das atividades propostas. Para um melhor entendimento e aprofundamento nesta pesquisa, Larsen-Freeman (2011), Moran (2015) Siemens (2004) e Araújo (2021) e outros foram importantes para a construção teórica. Na esfera metodológica, Gerhardt e Silveira (2009), Richards e Renandya (2002), Villas Boas (2017) e Gil (2008) contribuíram em traçar caminhos desta pesquisa, a saber que seguiu a trajetória de punho bibliográfico-documental numa abordagem qualitativa, e Gerhardt e Silveira (2009) para os estudos de dados obtidos através do diário da prática pedagógica. A pesquisa trouxe contribuições importantes para a área de ensino da escrita com a inclusão das novas tecnologias digitais na educação básica.