Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 89
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA afetividade no processo de aquisição da leitura em educandos neurodivergentes(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Dantas, Amanda Brito; Andrade, Heloísa Lopes Silva de; Ferreira, Janeide Medrado; Andrade, Gabriela Lopes Vasconcelos deEste trabalho tem como objetivo analisar como se estabelece a afetividade na relação entre educadores e educandos neurodivergentes no processo de aquisição da leitura. A pesquisa foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa, fundamentada em uma revisão bibliográfica e em entrevistas semiestruturadas com quatro professoras da educação básica, com mais de dez anos de experiência, atuantes nas redes pública e privada. A fundamentação teórica baseou-se em autores como Vygotsky, Wallon, Freire, Piaget, Magda Soares, entre outros, articulando conceitos de neurodiversidade, afetividade e práticas pedagógicas inclusivas. Os resultados apontam que a afetividade é um fator determinante para o desenvolvimento da aprendizagem, especialmente para educandos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH e dislexia, pois favorece o vínculo, a confiança e a motivação. As entrevistas revelaram que, embora a afetividade esteja presente no cotidiano escolar, ela ainda é pouco abordada de forma consciente pelos docentes. Conclui-se que a afetividade, associada ao conhecimento teórico e prático, é fundamental para a construção de ambientes educacionais acolhedores, que respeitem as singularidades e promovam a inclusão por meio de práticas pedagógicas sensíveis e significativas, especialmente no processo de leitura. O estudo reforça a necessidade de formação docente que integre o conhecimento científico com o desenvolvimento de vínculos afetivos como estratégia de aprendizagem e inclusão. Palavras-chave: Afetividade. Leitura. Neurodivergência. Educação inclusiva. Prática pedagógica.
- ItemA ansiedade enquanto recurso de mudança: um estudo de caso gestáltico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Pinto, Kirtana Jaya dos Reis; Nunes, Ludimila Mota; Silva, José Diego Santos; Pérsico, Milena de OliveiraEste trabalho surge com o intuito de investigar e compreender a ansiedade, seus desdobramentos nas relações contemporâneas e como através da visão e do manejo clínico Gestáltico, podemos pensar em formas de criar um diálogo mais saudável com a ansiedade. Foi utilizado o estudo de caso descritivo realizado com base nos atendimentos psicoterápicos individuais de Hydria (pseudônimo), uma mulher adulta que possuía queixas de ansiedade e dificuldade na relação com o outro. Este sentimento mesmo que pela dor, lhe convidou a olhar para si e serviu de porta voz para um corpo que buscava mudanças, e através do acolhimento e do diálogo com a ansiedade proporcionado pela clínica gestáltica, foi capaz de fluir no ciclo de contato e fechar suas gestalten. O trabalho se faz pertinente na possibilidade de pensar a ansiedade de forma mais integrativa e saudável frente a necessidade de lidar com cada vez mais casos de sofrimentos e transtornos de ansiedade na sociedade contemporânea.
- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(UNEB, 2023-12-14) Araujo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Lopes, Josiane Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio doEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico, incluindo a abordagem do papel da mulher negra no Brasil a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade da mulher negra e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para essas mulheres; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou-se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemA crítica rawlsiana ao mérito como critério de justiça distributiva(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-01) Silva, Reine; Hillesheim, Valério; Leite, Alex; Marques, Alexsandro SilvaEste trabalho analisa a crítica de John Rawls ao mérito como critério de justiça distributiva, destacando sua influência na filosofia política contemporânea. A partir de sua obra Uma Teoria da Justiça, Rawls propõe uma alternativa ao modelo utilitarista dominante, enfatizando a primazia da justiça como princípio ordenador das instituições sociais. Para Rawls, uma instituição eficiente, mas injusta, deve ser reformulada ou abolida, o que implica questionar a ideologia da meritocracia como critério justo de distribuição. Este trabalho parte de um resgate histórico da noção de justiça distributiva, percorrendo autores como Aristóteles, Tomás de Aquino, Grotius, Pufendorf, Adam Smith e Kant, até chegar à formulação contratualista rawlsiana. A pesquisa, de natureza qualitativa e abordagem hermenêutica, tem como objetivo compreender de que maneira a separação entre o justo e o mérito moral fundamenta a crítica rawlsiana à meritocracia, articulando fundamentos filosóficos, princípios de justiça e a estrutura básica da sociedade.
- ItemA escrita de si na juventude e seus impactos na formação da identidade negra(Universidadade do Estado da Bahia, 0014-01-25) Santos, Selma Carolaine Assunção dos; Nunes, Ludmilla Mota; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Nicolin, Janice de SenaEste estudo explora a escrita de si como ferramenta fundamental na formação da identidade negra de jovens brasileiros. Através de uma abordagem qualitativa e revisão de literatura, esta pesquisa autobiográfica analisa a relação entre escrita e identidade, considerando autores como Carolina de Jesus, Conceição Evaristo e Michel Foucault. Os resultados demonstram que a escrita de si contribui significativamente para a construção e a afirmação da identidade negra, evidenciando aspectos históricos, culturais e subjetivos. Destaque-se a importância da escrevivência para jovens negros, pois promove subjetividade, autoconhecimento e empoderamento.
- ItemA existência do homem natural na obra discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens de Jean-Jacques Rousseau.(Universidade do Estado da Bahia, 0025-08-01) Sousa, Cristiano Ferreira de; Hillesheim, Valério; Vasconcelos, Paulo; Fonseca, RamiresEste trabalho tem por objetivo analisar a existência do Homem Natural trazido por JeanJacques Rousseau, esquematizando suas fases histórico-hipotéticas de acordo com a visão evolucionista feita pelo autor a partir da segunda parte de sua obra Discurso Sobre a Origem e os Fundamentos da Desigualdade entre os Homens, utilizando também textos que servem como base e discutem com o tema em questão, como Leviatã, de Thomas Hobbes, e Dois Tratados Sobre o Governo, de John Locke, além de outros que nos dão um melhor embasamento do que tratamos. Assim, temos o estudo do homem partindo do primeiro ao quinto estado de sua presença na terra - primeiro e segundo de natureza; o terceiro estado é intermediário; o quarto é o estado civil onde a natureza do homem é sufocada e o quinto e último é um novo estado de natureza, porém, deteriorado - mostrando as particularidades de cada fase. Para desenvolver esse estudo foi preciso se valer de duas teses: a primeira de que só é possível aceitar a existência deste homem natural rousseaureano se for para vê-lo como um ser anterior à história escrita e a segunda de que este homem é idealizado, principalmente, a partir da influência das obras dos cronistas que estiveram na América.
- ItemA formação inicial de professores na perspectiva da educação inclusiva: um estudo de caso no curso de pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA formação inicial de professores na pespectiva da Educação Inclusiva: um estudo de caso do curso de Pedagogia do DEDC I(Universidade do Estado da Bahia, 0006-05-25) Santos, Genikeli Souza; Silva, Miralva dos Santos; Oliveira, Rita de Cássia Santana de; Santana, Neidson Dionísio Freitas deA presente pesquisa monográfica tem como sentido central discutir sobre a formação inicial ofertada no curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I/UNEB, no âmbito da educação inclusiva, com o objetivo de analisar a formação inicial oferecida pelo curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I da UNEB no que se refere à Educação Inclusiva, conhecer o perfil das concluintes do curso de licenciatura em Pedagogia do DEDC I – UNEB no intuito de compreender suas vinculações com o campo da Educação Inclusiva, identificar o conhecimento sobre a Educação Especial na perspectiva Inclusiva dos graduandos de Pedagogia do DEDC I/UNEB e refletir sobre os desafios e possibilidades presentes no currículo do curso de Pedagogia, visando o atendimento aos do público alvo estudantes da educação especial, numa perspectiva da educação inclusiva. O estudo possui uma abordagem qualitativa, baseada no estudo de caso, onde foi utilizado como dispositivo metodológico o questionário, a fim de analisar o perfil dos/as participantes e os conhecimentos adquiridos na oferta dos componentes curriculares Libras e Educação Inclusiva, bem como a observação participante em monitorias e projetos de extensão voltados para este campo do conhecimento. Para a compreensão desta questão, buscou-se inicialmente um aporte teórico sobre os aspectos históricos e legais referente à inclusão escolar no Brasil. Em seguida, buscou-se embasamento teórico para compreender os aspectos históricos da formação inicial do/a pedagogo/a no Brasil com ênfase na educação inclusiva. Nesse sentido, através desta pesquisa foi possível perceber que as participantes têm o conhecimento sobre a Educação Especial na Perspectiva da educação inclusiva, mas, elas se sentem apreensivas para atuar de imediato em uma turma com estudantes com deficiência. Os resultados desta pesquisa também apontam a necessidade de ampliar discussões na formação inicial sobre esta temática no âmbito da formação inicial, como o aumento da carga horária dos componentes curriculares ofertadas, o aumento do número de bolsas para subsidiar a estadia e permanência desses estudantes em pesquisa, extensão e monitoria a fim de propiciar uma imersão mais aprofundada nesta temática ainda na formação inicial. Palavras-chave: Pedagogia; Formação Inicial de Professores; Educação Especial; Educação Inclusiva.
- ItemA importância da literatura infantil para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da criança na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-09) Silva , Edjane Terezinha de Matos da; Wanderley, Marta Maria Silva de Faria; Carvalho, Ana Jovina Oliveira Vieira de; Sopran, Fatima LeonorO presente trabalho tem como objetivo compreender de que forma a literatura infantil contribui para o desenvolvimento das habilidades socioemocionais da educação infantil. A pesquisa, de abordagem qualitativa, de campo e descritiva, foi realizada em uma escola pública da cidade de Barreiras-Ba, com participação de cinco professoras. Para a realização da pesquisa foi utilizado como instrumento de coleta de dados o questionário, analisando a partir de categorias obtidas da pesquisa. Os resultados evidenciaram que a literatura infantil desempenha papel essencial no desenvolvimento emocional e social das crianças, promovendo o desenvolvimento de habilidades como empatia, respeito, cooperação, criatividade e autorregulação emocional. As professoras destacaram que o contato com as histórias infantis estimula a imaginação, o pensamento crítico e a capacidade de lidar com sentimentos e conflitos, além de fortalecer o vínculo afetivo entre crianças e educadores. A literatura é um recurso valioso para o desenvolvimento socioemocional das crianças, contribuído para a formação de indivíduos mais conscientes, sensíveis e preparadas para a vida em sociedade. Palavra-chave: Literatura infantil. Desenvolvimento socioemocional. Educação infantil.
- ItemA importância das práticas de leitura do texto escrito no espaço escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-22) Oliveira, Rosane Santos de; Oliveira, Rosemary Lapa de; Borba, Valquíria Claudete Machado; Penha, Lais Maria de Brito LimaA presente pesquisa tem como pergunta norteadora: As práticas de leitura desenvolvidas no Ensino Fundamental I contribuem para a formação de leitores críticos e competentes? O estudo objetiva compreender o impacto dessas práticas na autonomia e senso crítico de estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental I, descrevendo mediações docentes e discutindo seus efeitos na formação leitora. Com abordagem qualitativa, foi realizada pesquisa de campo em uma escola privada de Salvador (BA), envolvendo três professoras e seus alunos, por meio de entrevistas semiestruturadas, observações e análise documental. Os principais aportes teóricos vieram de Freire (1989), Martins (1986), Soares (2003), Maria de Fátima Santos (2010), Araújo e Leal (2019), entre outros, que defendem a leitura como prática social, crítica e emancipatória. Os resultados indicaram que, apesar de iniciativas positivas, a leitura ainda é limitada por uma forte dependência do livro didático e pelo pouco acesso a materiais literários e paradidáticos, o que restringe o desenvolvimento de leitores críticos. Conclui-se que uma prática leitora mais plural, dinâmica e mediada é essencial para formar sujeitos leitores ativos e conscientes.
- ItemA importância do estudo da filosofia africana na erradicação do racismo epistêmico.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-01-08) Santos, Mércia Maria Muniz; Sampaio, Alan; Leite, Alex; Bastos , Roberto Kennedy de LemosEste trabalho examina a importância de valorizar e integrar o pensamento africano na filosofia e na educação, revelando aslacunas epistemológicas criadas pelo domínio dasteorias ocidentais e o apagamento das contribuições dos povos africanos. Baseando-se nas reflexões de Theophile Obenga, o estudo questiona a invisibilidade da filosofia africana e a desvalorização histórica da capacidade intelectual do homem negro em desenvolver pensamento crítico e sistemático. Obenga destaca que a negação da filosofia africana equivale a uma desumanização de seus povos, excluídos do estatuto de criadores de saberes legítimos. O trabalho aprofunda a análise do racismo epistêmico, uma prática que marginalizou epistemologias africanas, consolidando o eurocentrismo como único paradigma de conhecimento. Esse processo, como demonstrado por Mogobe Ramose através do conceito de epistemicídio, envolveu tanto o apagamento sistemático quanto a apropriação dos saberes africanos. George James, em The Stolen Legacy, exemplifica esse fenômeno ao argumentar que a filosofia grega se apropriou de elementos originalmente desenvolvidos por filósofos egípcios. A exclusão dos conhecimentos africanos não se limita ao campo filosófico, mas se reflete também nas práticas pedagógicas e curriculares, que perpetuam a ideia de que apenas o Ocidente é responsável pelos avanços filosóficos. Essa visão restritiva reforça desigualdades históricas e impede a construção de uma educação verdadeiramente inclusiva, que reconheça a diversidade das contribuições culturais e intelectuais. Ao destacar essas questões, o trabalho propõe uma reconfiguração do discurso filosófico e educacional, visando à valorização das epistemologias africanas e à superação do paradigma eurocêntrico.
- ItemA linguagem objetificante no velamento do ser em Martin Heidegger(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Costa, Paulo Cesar do Nascimento; Silva, Flávio de Oliveira; Saievicz, MariaO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem por título A linguagem objetificante no velamento do Ser segundo Martin Heidegger, e por objetivo apresentar pontos marcantes do processo de objetificação da linguagem, a partir da concepção do filósofo alemão, importante pensador da contemporaneidade, que coloca em questão o legado da tradição filosófica, enfatizando o tratamento dado ao ser e a relação com a questão da linguagem. Heidegger, retoma a questão do ser repensando-a por novas bases interpretativas, realizando uma crítica à tradição filosófica ocidental que promoveu o processo de entificação do ser. Logo, o pensador atenta para a necessidade de pensar sobre a questão da linguagem, pois, é através da linguagem que o ser se diz. Dizer é permitir que algo se revele, anuncie, se faça visto por outrem. Heidegger refletindo sobre a relação entre ser e linguagem, observa que ao longo da tradição, na medida em que ocorria o processo de entificação do ser, se operava também a objetificação da linguagem. Essa objetificação se cristaliza no período moderno por influência das mudanças epistemológicas operadas pela filosofia racionalista de Descartes a partir da qual ocorre a instauração do sujeito e do pensamento calculador acerca da natureza. O trabalho de conclusão de curso visa explicitar esse processo de objetificação da linguagem abordando três pontos principais: o conceito de objeto e o sentido de objetificação; a relação presença, ser simplesmente dado e objetificação; e a imersão da objetificação na linguagem. No primeiro momento é explicitado a compreensão grega antiga de ente, sem cuja concepção não se apresenta relação alguma ao ser humano e, num segundo momento, mais especificamente no período moderno, explicitamos o entendimento de ente como objeto colocado como contrapondo ao conceito de sujeito. A partir da compreensão do homem como sujeito, se opera o processo de objetificação e, com isso, a linguagem passa a ser concebida como objeto a ser estudado e, nesse viés, apresentada como instrumento de comunicação e representação da realidade, perdendo de vista, segundo Heidegger, sua dimensão originária na relação ao ser. Para Heidegger ao nomear o ente, a palavra desvela e revelar ser. A pesquisa é de natureza qualitativa e se utiliza do método hermenêutico na explicitação dos processos de entificação do ser e da linguagem. Dois textos estão na base dessa discussão: Ser e Tempo e A caminho da linguagem, textos do primeiro e segundo momento do pensamento de Heidegger, porém, ressalta-se que este TCC se concentrou em pontos enfaticamente abordados no período do pensamento do primeiro Heidegger.
- ItemA utilização de metodologias ativas como estratégia educacional no processo de ensino-aprendizagem na educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-06-17) Brito, Leticia Netto; Carvalho , Silvio; Ferreira, Janeide Medrado; Xavier, Antonete Araújo SilvaEste estudo analisa a utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil, com foco na promoção do protagonismo, da autonomia e do pensamento crítico das crianças. Fundamentado em revisão bibliográfica e em experiências práticas da autora, a pesquisa parte da conceituação de educação como um processo dinâmico, formativo e social, ultrapassando os muros escolares. Destaca, também, o papel da educação na formação integral do sujeito e analisa a trajetória histórica da Educação Infantil no Brasil, desde sua origem assistencialista até seu reconhecimento como direito constitucional. Com base em autores como Piaget, Vygotsky, Dewey e Freire, o trabalho defende que o ensino deve ser centrado na criança, respeitando seu desenvolvimento cognitivo, motor, emocional e social. As metodologias ativas são apresentadas como estratégias eficazes que valorizam a autonomia, a ludicidade e a interação. São destacadas como eixos estruturantes para uma aprendizagem mais significativa, permitindo à criança explorar, experimentar e construir conhecimento a partir da realidade. O estudo também contextualiza os desafios enfrentados na implementação dessas metodologias, como a resistência de parte do corpo docente, as limitações na formação inicial de professores e a precariedade da infraestrutura escolar. Conclui-se que as metodologias ativas são métodos para a transformação da prática pedagógica na Educação Infantil. Elas promovem não apenas a aprendizagem, mas o desenvolvimento integral da criança como sujeito de direitos. Para sua efetiva consolidação, é imprescindível a articulação entre teoria e prática, o compromisso político com uma educação de qualidade e a superação de paradigmas ultrapassados. Palavras-chave: Metodologias Ativas; Educação Infantil; Aprendizagem Significativa; Autonomia; Desenvolvimento Integral.
- ItemA violência da libertação de frantz fanon(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-07) Melo, Filipe Santos de; Sampaio, Alan; Sobrinho, José Bonifácio do Amparo; Bastos, Roberto Kennedy de LemosEsta monografia investiga o conceito de violência da libertação na obra Os Condenados da Terra de Frantz Fanon, com foco na sua relação com o colonialismo e a opressão contemporânea. O estudo analisa como a violência, usada historicamente como instrumento de dominação, é reinterpretada por Fanon como meio essencial para a emancipação dos povos colonizados. A pesquisa aborda a violência estrutural e simbólica, evidenciando o papel do racismo na manutenção das hierarquias coloniais e no processo de desumanização. Além disso, examina a dialética entre opressor e oprimido, destacando como a luta anticolonial não apenas desafia a ordem colonial, mas também propõe a construção de uma nova ética e sociedade. Marcando desigualdades herdadas do colonialismo, a monografia aponta para a relevância de sua teoria na compreensão das dinâmicas raciais e sociais atuais. Por fim, enfatiza a importância da solidariedade internacional e de um novo humanismo para superar as divisões criadas pelo colonialismo.
- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemAs professoras da rede municipal de Salvador: precarização das relações de trabalho e os impactos na saúde(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Ferreira, Fabiele dos Santos; Bastos, Adson dos Santos; Araujo, Lauana Vilaronga Cunha de; Vieira, Claudia AndradeEsta pesquisa tem caráter qualitativo, e tem como objetivo analisar as relações de trabalho enfrentadas pelo corpo docente da rede municipal de Salvador, esmagadoramente feminino, durante as gestões de Antônio Carlos Magalhães (ACM) Neto e Bruno Reis, entre os anos 2013-2025. Este estudo examina as formas de ingresso das professoras, o regime de trabalho e os impactos causados na sua saúde física e mental. Do mesmo modo, são investigadas as lutas empreendidas durante esse período, bem como as suas demandas, obstáculos e conquistas. Para tanto, foi analisado um corpus documental diverso, formado pelos Diários Oficiais do Município, informações contidas na base online da prefeitura, pesquisas feitas por órgãos estatais e os principais jornais da cidade. Assim, foi possível vislumbrar a configuração do quadro profissional e a organização e distribuição das escolas e turmas da rede. Igualmente, foi factível captar as principais formas de ingresso dessas educadoras, os seus desafios cotidianos, suas inquietações e formas de organização e a atual política. Trata-se, com efeito, de uma pesquisa que apreende a educação no mundo do trabalho e centra luz sobre a precarização vivenciada por docentes, dando atenção aos seus efeitos em sua saúde física e mental, ao mesmo tempo que dá ênfase às formas de reivindicações elaboradas por essas trabalhadoras
- ItemBeiru: compartilhando memórias da Rua Paraíba através do YouTube(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Liberato, Quele Santos; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Souza, Amilton Alves de; Perazzo, Taiara Gonzaga GonçalvesEste Trabalho de Conclusão de Curso busca resgatar a história da Rua Paraíba, localizada no bairro Beiru/Tancredo Neves, em Salvador-Bahia, a partir das memórias narradas por moradores mais antigos e compartilhadas em duas lives educativas transmitidas pelo canal do YouTube “Turismo de Base Comunitária (TBC)”. O objetivo geral é elaborar lives educativas no YouTube com base na memória coletiva dos moradores do bairro Beiru sobre a Rua Paraíba, como estratégia de valorização cultural e histórica da comunidade. Os objetivos específicos são: investigar a história da Rua Paraíba a partir das memórias dos moradores antigos; construir roteiros e realizar as lives educativas com conteúdo sobre a história local; criar uma playlist no canal TBC para divulgar as lives; e analisar os impactos das transmissões na valorização da história local e no fortalecimento do sentimento de pertencimento comunitário. A pesquisa, de abordagem qualitativa, descritiva e exploratória, ancorou-se na metodologia Design-Based Research (DBR), com mediação por meio de entrevistas semiestruturadas dialogadas realizadas durante as transmissões síncronas com moradores de 60 anos ou mais e com, no mínimo, 40 anos de residência no bairro. A modelagem pedagógica foi estruturada com base em princípios socioconstrutivistas, organizando-se em três etapas: pré-live (planejamento), live (execução) e pós-live (retorno). Os resultados indicaram que as transmissões revelaram informações inéditas sobre a história da Rua Paraíba, resgatando memórias silenciadas e fortalecendo a identidade comunitária. As interações dos usuários demonstraram interesse genuíno e reconheceram as lives como ação educativa. Conclui-se que as transmissões contribuíram para divulgar a história local, valorizar a cultura e reforçar o sentimento de pertencimento comunitário.
- ItemConsciência fonológica e ludicidade na alfabetização: uma análise do material didático “NOSSA REDE” À LUZ DA BNCC(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-14) Santana, Milena Damasceno; Borba, Valquíria Claudete Machado; Brandão, Diego Rodrigues; Oliveira, Rosemary Lapa deEste trabalho de Conclusão de Curso tem como tema a Consciência Fonológica e Ludicidade na Alfabetização: Uma Análise do material didático “Nossa Rede” à Luz da BNCC. O objetivo geral foi analisar se o livro didático da rede municipal de Salvador “Nossa Rede” contempla as habilidades de consciência fonológica de acordo com a BNCC e se são trabalhadas de forma lúdica. Para atingir o objetivo geral, definimos os seguintes objetivos específicos: verificar quais são os diferentes tipos de atividades de consciência fonológica utilizados na alfabetização como jogos, brincadeiras e atividades criativas conforme a literatura; verificar se o livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”, contempla as habilidades fonológicas de acordo com a BNCC; analisar se as atividades de CF são trabalhadas de forma lúdica no livro didático do primeiro ano da rede municipal de educação de Salvador “Nossa Rede”. A pesquisa conta com importantes contribuições teóricas, tendo como principais autores, Rigatti (2008), Albuquerque (2017), Freitas (2003), Morais (2004), Pulieze (2024) e Kishimoto (Kishimoto (s.d). A metodologia utilizada para a pesquisa foi um estudo bibliográfico documental, a partir das análises das atividades propostas do livro didático do aluno de língua portuguesa do 1° ano do ensino fundamental da rede municipal de Salvador “Nossa Rede”. A consulta ao livro didático permitiu a construção de uma tabela de análise, com o objetivo de verificar se o material didático contempla atividades lúdicas de consciência fonológica de acordo com a BNCC. Os resultados da pesquisa demostraram que o livro didático analisado contribui de forma significativa para o desenvolvimento da consciência fonológica, por meio de atividades lúdicas, práticas, contextualizadas e alinhadas à BNCC. No entanto, embora o material apresente atividades lúdicas, elas não são contempladas em todo o material. Algumas atividades não são contempladas com a ludicidade, se fossem trabalhadas de forma lúdica, poderiam contribuir para um melhor desempenho no avanço das habilidades de leitura e escrita. Nota-se também a falta do desenvolvimento de algumas habilidades da BNCC (destacadas no quadro de análise), as quais são importantes para o desenvolvimento da consciência fonológica. Palavras-chave: Alfabetização. Consciência Fonológica. Ludicidade. Livro Didático.
- ItemConsciência, racismo e análise do comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro da; Amorim, Ângelo Maurício de; Cavalcanti, Diogo Esmeraldo; Copque, Helen Lucia FreitasO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.