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- ItemA ansiedade enquanto recurso de mudança: um estudo de caso gestáltico(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-14) Pinto, Kirtana Jaya dos Reis; Nunes, Ludimila Mota; Silva, José Diego Santos; Pérsico, Milena de OliveiraEste trabalho surge com o intuito de investigar e compreender a ansiedade, seus desdobramentos nas relações contemporâneas e como através da visão e do manejo clínico Gestáltico, podemos pensar em formas de criar um diálogo mais saudável com a ansiedade. Foi utilizado o estudo de caso descritivo realizado com base nos atendimentos psicoterápicos individuais de Hydria (pseudônimo), uma mulher adulta que possuía queixas de ansiedade e dificuldade na relação com o outro. Este sentimento mesmo que pela dor, lhe convidou a olhar para si e serviu de porta voz para um corpo que buscava mudanças, e através do acolhimento e do diálogo com a ansiedade proporcionado pela clínica gestáltica, foi capaz de fluir no ciclo de contato e fechar suas gestalten. O trabalho se faz pertinente na possibilidade de pensar a ansiedade de forma mais integrativa e saudável frente a necessidade de lidar com cada vez mais casos de sofrimentos e transtornos de ansiedade na sociedade contemporânea.
- ItemA atuação de psicólogas(os) em meio fechado na cidade de Salvador - BA: o trabalho socioeducativo possível(UNEB, 2024-03-08) Pereira, Pedrina da Conceição; Checa, Meire Pereira; Medrado, Clarissa Iris Rocha Leite; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoA presente pesquisa objetivou investigar a atuação dos psicólogos dentro das instituições socioeducativas em meio fechado no município de Salvador -BA. O aporte teórico que sustenta esse trabalho está baseado em Irene Rizzini e Irma Rizzini (2004; 2011), Pereira Junior (2018), Oliveira et al (2015), Patto (1984), entre outros teóricos, bem como nos documentos que regulamentam a política socioeducativa do Estado e da categoria de Psicologia que orienta a prática profissional. Os objetivos específicos estabelecidos compreendem: identificar as atividades dos profissionais de psicologia no atendimento a adolescentes dentro das unidades socioeducativas de internação; compreender os desafios enfrentados na atuação dos profissionais de psicologia; analisar as possibilidades na atuação desses profissionais de psicologia no atendimento dos internos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, de método exploratório e interseccional, trazendo as (os) psicólogas(os) que atuam com medidas socioeducativas em unidades de meio fechado. Utilizou-se como instrumento para coleta das informações uma entrevista semiestruturada. A Análise de Conteúdo respalda a interpretação das informações obtidas, apoiando-se, sobretudo, no aporte teórico deste trabalho. Os resultados revelam a atuação do psicólogo nesse espaço e as condições de trabalho possíveis com adolescentes internos em conflito com a lei.
- ItemA construção da afetividade da mulher negra na monogamia(UNEB, 2023-12-14) Araujo, Ana Carolina Fernandes Santos; Checa, Meire Pereira; Lopes, Josiane Mota; Sobrinho, José Bonifácio do AmparoEsta monografia se debruça em pesquisar o processo de construção da afetividade de mulheres negras brasileiras dentro da monogamia. O embasamento teórico pautou as mudanças do papel da mulher dentro da família com a constituição do modelo monogâmico, incluindo a abordagem do papel da mulher negra no Brasil a partir da perspectiva interseccional. Também, foram consultados dados demográficos para a compreensão de conceitos e fenômenos essenciais, bem como, fontes complementares a temática referente ao tema em tela. O objetivo geral delineado é compreender como a monogamia afetou(a) a construção da afetividade da mulher negra e para isso foram delimitados os seguintes objetivos específicos: Identificar como a mulher negra vivencia sua afetividade; entender a concepção do que é a monogamia para essas mulheres; analisar como esse processo impacta a vida afetiva de mulheres negras em relacionamentos conjugais. A abordagem metodológica adotada é de cunho qualitativo, optando pelo método exploratório e interseccional. Foi utilizada enquanto instrumento uma entrevista semiestruturada. O público que participou da pesquisa foram cinco mulheres negras aleatórias de cinco gerações diferentes. Como resultado, observou-se que as participantes demonstram afeto através do cuidado por meio do servir e possuem dificuldade em reconhecer outras formas de afeto. Além disso, elas também identificam tanto na família quanto na religião uma constante manutenção da submissão feminina. Em contraponto, a formação acadêmica surge como ferramenta significativa para retomada da autonomia feminina. Esperamos que a contribuição desta pesquisa venha promover cuidados dentro da psicologia referentes à construção da afetividade nas mulheres negras.
- ItemAnálise epidemiológica das pessoas vítimas de suicídio no município de Salvador (BA) de 2015 à 2021.(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Azevedo, Luana Neves Caribé de; Bonfim, Camila Barreto; Rios, Mino Correia; Garrido, Edleusa Nery; Galvão, Nila Mara SmithO suicídio é visto como um fenômeno multifacetado, plural e complexo. Embora no mundo, o número de suicídios tem diminuído, no Brasil as taxas vêm aumentando, especialmente em regiões do Nordeste como o município de Salvador. Desse modo, se faz necessário explorar o tema em solo soteropolitano para melhor prevenir e manejar esse problema de saúde pública. Realizar uma análise epidemiológica das notificações de suicídio no município de Salvador (BA) durante o período de 2015 a 2021. Trata se de um estudo epidemiológico de série temporal, com dados do DataSUS que incluíram as categorias sexo, cor/raça, estado civil, faixa etária e categorias relacionadas ao suicídio. Resultados e discussão: ocorreram 571 óbitos por suicídio com picos nos anos 2016 e 2021. O perfil sociodemográfico predominante foi sexo masculino, pardo, adulto e solteiro. Pessoas solteiras negras foram mais vulneráveis ao suicídio assim como homens negros. Além disso, homens pretos e pardos foram vítimas de suicídio em faixa etária mais jovem quando comparada com homens brancos. O número de mortes por suicídio na região aumentou no período estudado, especialmente nos anos em que houve crises econômicas políticas e/ou de saúde, como a pandemia de COVID-19. Esses dados podem auxiliar no planejamento da prevenção ao suicídio, principalmente para a população mais vulnerável.
- ItemConsciência, racismo e análise do comportamento(2021-12-16) Silva, Alan Gabriel Ribeiro da; Amorim, Ângelo Maurício de; Cavalcanti, Diogo Esmeraldo; Copque, Helen Lucia FreitasO racismo se constitui no nosso país de maneira estrutural, tendo sido um dos pilares da construção das nossas relações e se mantendo determinante até hoje na desigualdade social, econômica e na saúde mental da população negra. Parte do racismo à brasileira consiste na constante negação do racismo, mesmo frente às iniquidades inegáveis ao compararmos a situação social de negros e brancos. Sob a ótica da Análise do Comportamento, o conceito de consciência é tomado enquanto uma capacidade de compreensão do mundo e do próprio comportamento, e são refletidas neste trabalho as implicações de uma concepção da consciência como um produto social no contexto das relações raciais brasileiras. O objetivo geral deste trabalho foi refletir sobre a consciência racial a partir da corrente da Análise do Comportamento. O presente estudo se constitui enquanto uma Revisão Narrativa de abordagem qualitativa, no qual foi realizado um levantamento bibliográfico de artigos científicos, livros, referência técnica do Conselho Federal de Psicologia, textos de portais e base de dados do governo federal. Diferentes tipos de racismo foram elencados para exprimir a complexidade do fenômeno e sua disseminação nos mais diversos âmbitos. Foram descritas mudanças em decorrência do desenvolvimento de uma consciência acerca da discriminação racial, cuidados a serem tomados por parte de profissionais da Psicologia e contribuições Analítico Comportamentais no enfrentamento do racismo. Foram observadas mudanças benéficas e prejudiciais a partir da consciência racial, sendo necessárias mais pesquisas a fim de produzir tecnologias e conhecimentos que sejam mais adequados à realidade brasileira.
- ItemDesafios do acompanhamento terapêutico escolar: Uma revisão integrativa sobre a percepção de ATEs sobre as relações com a instituição escolar(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2024-07-03) Viana, Marília Cairo; Vasconcelos, Ísis Gomes; Rios, Mino Correia; Carvalho, Izabel Cristina Vale deO presente trabalho tem como objetivo fazer uma revisão integrativa de trabalhos acadêmicos que contém relatos de acompanhantes terapêuticos escolares (ATEs), com enfoque na análise da percepção das relações desses profissionais com as instituições escolares que os recebem. Para tal, foi feita uma breve contextualização do histórico do acompanhamento terapêutico. O método contempla duas etapas da pesquisa: a revisão integrativa com extração dos dados e a análise qualitativa dos trechos de relatos de ATEs. Para a análise de dados, foi utilizado o software IRAMUTEQ, que permite a quantificação e a aplicação de cálculos estatísticos às variáveis qualitativas presentes nos textos analisados. Foram selecionados, inicialmente, 47 trabalhos, dentro do recorte temporal de 2015 (ano da instituição da Lei Brasileira de Inclusão - LBI) a 2023. A partir dessa amostra, após o processo de leitura e análise, foram escolhidos 8 textos, que trouxeram um total de 117 trechos abordando a relação do ATE com o ambiente escolar. A análise do dendrograma gerado, sua análise fatorial e análise de similitude trouxe resultados que mostram como a relação com as professoras envolve, principalmente, questões acerca de permanência em sala de aula, e como é importante o diálogo para que a rotina da criança acompanhada seja o mais próximo da promoção de inclusão possível, gerando o melhor aproveitamento para o estudante. As atividades propostas devem ter o objetivo de integrar o estudante ao grupo, e muitas vezes o ATE surge como um ponto de apoio entre a relação do estudante com os colegas e a professora, porém visto como um profissional “solo”. A partir dessa visão, e dos resultados obtidos, percebe-se que os ATEs não sentem muito suporte partindo das instituições, muitas vezes realizando tarefas de responsabilidade de outros profissionais da escola.
- ItemExperiências formativas no estágio supervisionado I - anos iniciais do ensino fundamental(2024-11-10) Almeida, Crislane Neves deNeste relato será apresentado as experiências vividas durante este semestre por intermédio do componente curricular Estágio Supervisionado I - Ensino fundamental anos iniciais, por meio dos estudos teóricos, dos debates em sala de aula, das observações feitas ao adentrar a escola campo, da coparticipação, da elaboração do Plano de Ação (PA), a atuação em sala de aula e por fim, dos aprendizados adquiridos com esta experiência formativa.
- ItemInclusão escolar de crianças com Síndrome de Down: o papel do acompanhante terapêutico(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Álvares, Mariana Freaza; Bittelbrunn, Edna; Ferreira, Janeide Medrado; Farias, Larissa Soares Ornellas; Gonçalves, Andréa Tenório DinizO presente trabalho de conclusão de curso se propõe a investigar as interfaces entre o papel do acompanhante terapêutico e a inclusão escolar de crianças com Síndrome de Down. O acompanhamento terapêutico se configura como uma atuação possível a psicologia em diferentes contextos, e a práxis desse profissional com estudantes que possuem a trissomia do cromossomo 21 deve objetivar contribuir na formação de cidadãos protagonistas na sua trajetória de vida. Nessa produção, a escola considerada inclusiva é aquela na qual todos os indivíduos são vistos e acolhidos nas suas singularidades. Assim, a revisão de literatura aqui desenvolvida registrou a distinção entre inclusão e integração na escola, identificou singularidades que podem ser apresentadas nas crianças com Síndrome de Down e explicitou a função do A.T. no processo de inclusão escolar a partir do diálogo entre diferentes referências do campo da psicologia e educação, bem como experiências da autora enquanto acompanhante terapêutica. Diante disso, concluiu-se que as instituições de ensino que se afastam da lógica da integração e sustentam a inclusão efetiva, propiciam espaços de escuta e pertencimento às crianças com Síndrome de Down.
- ItemInfluências da declaração de Incheon na formação de professores da educação básica no Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Silva, Milena Nascimento; Machado, Célia Tanajura; Brito, Gilmário Moreira; Assis, Thayse LacerdaO trabalho tem como objetivo identificar aproximações e afastamentos entre as estratégias constantes na Declaração de Incheon e as orientações para a formação de professores da educação básica no Brasil. Caracteriza-se como uma pesquisa de abordagem qualitativa, exploratória, quanto aos objetivos, e adota como procedimentos técnicos, a pesquisa bibliográfica e a pesquisa documental. A análise dos resultados encontrados foi realizada por meio da análise e interpretação crítica dos dados. O estudo analisou a Declaração de Incheon: “Educação 2030: Rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos” e seu Marco de Ação e a Resolução CNE/CP nº 02 de 20 de dezembro de 2019. Os resultados demonstram que a Resolução CNE/CP nº 02/2019 possui aspectos que remetem à Declaração de Incheon, no que tange à: centralidade no desenvolvimento das competências e habilidades; avaliação como forma de monitoramento do processo de ensino-aprendizagem; indução a parcerias público privadas; e inclusão de tecnologias e plataformas digitais nas escolas, que conformam e limitam o trabalho do professor à reprodução de conteúdo de valor imediato e de interesse do mercado. Notou-se, porém que a Declaração de Incheon parece avançar em relação à Resolução CNE/CP Nº 02/2019, quando alinha formação inicial e continuada, ressalta a necessidade de implantação de políticas de gênero e inclusão de pessoas com deficiência na formação dos professores e propõe a valorização do desenvolvimento profissional dos professores, por meio de remuneração, carreira e condições de trabalho.
- ItemMergulho em si: um olhar da Gestalt-terapia para as transformações pessoais vividas com a ingestão do Chá de Ayahuasca.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-16) Cruz, Yago dos Santos; Nunes, Ludimila Mota; Barbosa, Paulo Cesar Ribeiro; Fontoura, ClarissaA ingestão do chá de Ayahuasca é uma pratica de povos da região amazônica que se espalhou e vem crescendo no Brasil, América, Europa e fora do ocidente. Embora crescente, aqui no Brasil, é somente legalizada para fins religiosos e proibida em muitos países devido seus efeitos adversos desconhecidos. Os diversos relatos de praticantes ayahuasqueiros de centros e igrejas legalizadas apontam para quadros de mudanças comportamentais e atitudes benéficas em suas vidas após a ingestão do chá com certa frequência e até mesmo após uma única dose. Esta pesquisa de natureza qualitativa exploratória indutiva, objetiva investigar e compreender, na perspectiva da Gestalt-terapia, possíveis transformações e autoconhecimento de pessoas que experienciaram beber o chá de ayahuasca há mais de 2 anos em centros ayahuasqueiros oficializados. Após revisão bibliográfica dos temas centrais, o pesquisador entrevistou 4 participantes em idade legal de centros ayahuasqueiros através de entrevista semiestruturada com auxílio de um questionário-roteiro. O conteúdo da entrevista foi gravado em áudio mediante o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE) assinado pelos participantes. Posteriormente, foi analisado pela técnica de análise de conteúdo temática de Bardin (AC) e, por fim, a pesquisa discute a proximidade dos significados dentro dos relatos dos participantes com conceitos explicativos da Gestalt-Terapia.
- ItemMulheres negras na matriz curricular da formação em pedagogia da uneb/campus i: escassez dos saberes e também dos corpos?(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-12) Trindade, Nívea Maria da Silva; Silva, Antônio Cosme Lima da; Silva, Antonio Cosme Lima da; Pacheco, Ana Claudia Lemos; Reis, Larissa de SouzaEste trabalho, intitulado “Mulheres Negras na Matriz Curricular da Formação em Pedagogia da UNEB: escassez dos saberes e também dos corpos?” é de caráter qualitativo e tem como instrumento de coleta a Matriz Curricular, através do Projeto Político Pedagógico-PPP, com na análise documental e metodologia da pesquisa bibliográfica. Se presta a pesquisar, especificamente, a composição dos Referenciais Gerais e Bibliografias Básica e Complementar, das últimas versões de 2007 e 2020, das Ementas dos Componentes, dos Projetos Políticos Pedagógicos, do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I. Motivada pelo questionamento: como estão referenciadas as Intelectuais Mulheres Negras, na matriz curricular formativa do curso de pedagogia da UNEB, Campus I? Traço como objetivo geral analisar como estão referenciadas, na Matriz Curricular do curso de pedagogia da UNEB, campus Salvador, as Intelectuais Mulheres Negras e como objetivos específicos: verificar se a abordagem étnicoracial se evidencia nas pesquisas, produções e traços fenotípicos corporais das que constam nos referenciais da matriz curricular de pedagogia; evidenciar as intelectuais mulheres negras que constam no documento, sugerindo outras em complemento e provocar reflexões acerca do resultado encontrado na pesquisa. Quanto a organização, esse trabalho apresenta uma subdivisão em cinco seções, além da introdução e das considerações finais: a primeira parte, denominada de Justificativa e Motivações à essa Pesquisa; a segunda intitulada Percurso Metodológico; seguida da terceira nomeada como Gráficos, o que nos apresentam?, a quarta denominada Escurecendo com alguns fundamentos e, por fim, a quinta como Intelectuais Mulheres Negras Ativistas: as kipovis mais velhas e mais novas em relações ubuntu. O trabalho evidencia o perfil dos referenciais da matriz curricular formativa inicial em pedagogia, da Universidade do Estado da Bahia, Campus I, quanto ao gênero/sexo e a cor/raça, assim servindo como um registro.
- ItemO ensino da temática indígena: uma análise das práticas pedagógicas dos professores(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-09) Santos, Daiane Rocha; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Vieira, Cláudia Andrade; Cancela , Francisco Eduardo TorresEste trabalho de conclusão de curso visa apresentar os resultados das análises de estudos sobre as práticas pedagógicas dos professores após a promulgação da Lei n.º 11.645/2008, que estabelece a obrigatoriedade do ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nos currículos da educação básica. Considerando as lacunas ainda existentes no ensino da história dos povos indígenas, este estudo investiga como os educadores têm integrado essa temática em suas práticas pedagógicas. A análise da literatura permitiu concluir que, embora a Lei n.º 11.645/2008 seja um marco importante para o reconhecimento e valorização dos povos indígenas, sua implementação ainda enfrenta grandes desafios em decorrência da falta de formação dos professores quanto à temática indígena.
- ItemO papel dos jogos matemáticos na educação infantil: contribuições para o desenvolvimento das crianças em idade pré-escolar(2024-11-22) Almeida, Crislane Neves de; Alves, Érica Valéria; Lapa, Rosemary; Xavier, Antonete Araújo SilvaA presente pesquisa tem como objetivo analisar o papel dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças na educação infantil, a partir da análise de pesquisas disponíveis sobre o assunto. Além disso, essa investigação surge de um interesse pessoal em compreender como a Matemática, muitas vezes percebida como uma disciplina difícil e desinteressante, pode ser abordada de maneira lúdica, de forma a facilitar o aprendizado e engajamento das crianças. Busco, assim, explorar formas de tornar a Matemática mais acessível e prazerosa no contexto educacional infantil. O método utilizado para a realização da pesquisa foi o bibliográfico, e consistiu na análise de materiais e fontes disponíveis online. A pesquisa foi conduzida por meio da coleta e análise de dados provenientes de dois sites acadêmicos. Para direcionar a pesquisa, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: [i] Compreender o papel da Matemática na educação infantil; [ii] Promover uma discussão teórica sobre o desenvolvimento na educação infantil; e [iii] Apresentar as potencialidades dos jogos matemáticos no desenvolvimento das crianças. Os resultados apontaram que, ainda encontramos nas escolas professores com dificuldades em implementar metodologias que facilitem o ensino da Matemática, além da ideia de que os jogos não resultam em um aprendizado significativo. O resultado encontrado para a pesquisa foi satisfatório; entretanto, é fundamental atualizar as práticas pedagógicas, a fim de garantir uma abordagem mais eficaz e envolvente no ensino da Matemática, utilizando os jogos como ferramentas de aprendizado.
- ItemO sentido do desenho na prática pedagógica da educação infantil(Universidade do Estado da Bahia, 2023-07-11) Santos, Laura Soares Macedo dos; Almeida , Márcia Tereza Fonseca; Carvalho, Carla Meira Pires de; Xavier, Antonete Araújo SilvaO presente trabalho de conclusão de curso tem como propósito analisar em que medida o desenho vem sendo utilizado como recurso para a exploração da criatividade e do desenvolvimento motor das crianças na Educação Infantil. Assim, trago para este estudo o seguinte questionamento: Qual a concepção das (os) professoras (es) sobre a utilização do desenho na Educação Infantil? Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa com abordagem descritiva, e contou com a participação de quatro professoras que atuam na Educação Infantil. O lócus da pesquisa foi um Centro de Educação Infantil localizado no Bairro da Paz na cidade de Salvador. Os instrumentos de coleta e produção de dados utilizados foram um questionário com dez perguntas e observação direta. Para fundamentar o trabalho e suas discussões, me baseei em estudos de Sans (2014), Gandini et al (2019), DIAS (1999) e no Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), dentre outros documentos. O estudo mostra que o uso do desenho como recurso pedagógico tem grande valor ao ser inserido na prática pedagógica dos (as) professores (as) que estão atuando na Educação Infantil, na medida em que o desenho desempenha um papel essencial no processo do desenvolvimento das crianças, além de proporcionar aos meninos e meninas uma forma de expressarem seus sentimentos e comunicar-se com seus pares(crianças e adultos), podendo manifestar seus pensamentos e emoções através da criatividade, expressa em traços e cores.
- ItemO professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de pedagogia na UNEB(2021-07-13) Fattorusso, Christian; Lago, Ana Cristina; Sacramento, Maria de Conceição Alves Ferreira do; Silva, Eliane SouzaEsta produção nasce da experiência formativa de iniciação à docência num contexto narrativo de invocação da memória oriunda das experiências formativas (auto) biográficas: O professor em que me transformei: experiências (auto) biográficas da formação inicial no curso de licenciatura de Pedagogia na UNEB. Do objetivo geral, refletir sobre minha trajetória de vida nas práticas docentes de estágio engendradas pelas memórias e pelas experiências formativas como estudante do Curso de Licenciatura de Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Salvador. E dos objetivos específicos, a saber, compreender minha identidade como docente por meio das memórias subjacente as narrativas (auto) biográficas A intencionalidade, foi me ligar intimamente com a narrativa e sua singularidade, foi necessário ter um diálogo introspectivo e comemorativo entre mim e os saberes aprendidos. Também, vou pontificar o sentido das minhas narrativas em seu tempo biográfico, e pelo seu valor heurístico ser a descoberta de uma identidade como docente. A situacionalidade é o contexto do fazer fazendo, ou seja, fazer a pesquisa (auto) biográfica, enquanto descubro como se faz. A intersubjetividade é o diálogo entre a singularidade de minhas experiências e do coletivo, sublimando a continuação do diálogo interior de autoformação. As novas interpretações sobre os sujeitos que contam suas narrativas abrem campo as novas interpretações das informações sistematizadas pela pesquisa das narrativas biográficas, não remetiam somente a descrição dos fatos, mas a uma interpretação e análise daquilo que será chamado por Delory-Momberger (2016) de fato biográfico, que permitisse também de estudar as subjetividades nas peculiaridades das informações que acompanhavam as narrativas. Não é o momento de parar de narrar, mas de encontrar outras formas para que possamos continuar, e sim trazer de nossa história dos muitos pensamentos e dos muitos posicionamentos que este momento nos levou. - Ou, queremos ser lembrados, homogeneizados, e generalizados por uma História linear e global? O movimento de resistência se dá no momento que narramos, trazendo nossa voz contra o púlpito da insensatez humana, para dizer, oralmente, na escrita, ou manifestada pelas linguagens artísticas, que não podemos parar de discutir e construir novos sentidos à vida. Qual melhor espaço de fazer isso senão aquele em formação, estimulado e orientado por nossas professoras e professores, nossos colegas, nossas famílias. O importante é criar as condições para voltar em segurança ao presencial, porque a vida é o mais importante que temos, mas também é importante que de nossa presença façamos uma vida.
- ItemRepercussões da dança afro na formação de identidade cultural de pessoas negras: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-17) Cruz, Laura Sergio da; Amparo Sobrinho, José Bonifácio do; Santos, Carla Liane Nascimento; Santos, Taíse dos Anjos; Rebouças, Ágatha Simas SouzaO processo de formação identitária de cada pessoa perpassa por diversos âmbitos, internos e externos a ela, e a dança afro é um elemento que pode possuir um papel significativo na formação da identidade cultural das pessoas negras. Este trabalho é fruto das investigações minuciosas que busca responder à seguinte pergunta: “Como a prática da dança afro repercute na formação da identidade cultural de pessoas negras?”. Com o objetivo geral de investigar as repercussões da dança afro na formação da identidade cultural de pessoas negras, os objetivos específicos estabelecidos foram: investigar as experiências de inserção das pessoas negras na prática de dança afro, investigar as repercussões simbólicas e culturais da prática de dança afro no repertório identitário de pessoas negras e investigar as repercussões sociais da prática de dança afro na vida cotidiana. A abordagem metodológica utilizada foi a metodologia qualitativa de netnografia com a realização de análise de conteúdo, com base na teoria fundamentada, a partir dos dados obtidos com a transcrição de duas lives com a temática: “Formando Identidades: tornar-se negr@ a partir da experiência dançante”, disponibilizadas na plataforma, on-line e pública, do YouTube no canal Epopeias e Filosofias Negras Uneb e analisados no software Atlas.ti. Assim, este trabalho visa contribuir para o campo social e da psicologia, investigando a importância da prática da dança afro para a construção da identidade cultural negra, sua relevância na luta contra o racismo e o compromisso ético, social e político do profissional da psicologia para a construção de uma sociedade mais inclusiva, respeitosa e oportuna para aqueles que foram marginalizados por tanto tempo.
- ItemRepercussões do racismo institucional na saúde mental de negros universitários(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos Filho, Adelmo dos; Bonfim, Camila Barreto; Tavares, Jeane Saskya Campos; Lacerda , Roberto dos SantosFalar sobre as repercussões do racismo institucional na saúde mental de negros universitários é expor as marcas sociais que o corpo negro carrega, e como as Instituições de Ensino Superior (IES) podem ser espaços propensos a potencializar essas violências. Este estudo foi pensado para provocar reflexões e a partir delas identificar como o racismo institucional pode repercutir na saúde mental dos negros universitários, considerando identificar situações de violência racial nesse ambiente; compreender como essas experiências podem apresentar indicadores de alteração na saúde mental e; levantar estratégias de enfrentamento frente às situações apresentadas. Para o processo de produção de dados foi realizado um encontro em formato de grupo focal com oito estudantes da Universidade do Estado da Bahia - Campus I, de diferentes cursos, semestres e turnos. A pesquisa parte de uma análise interpretativa pensada pela hermenêutica-dialética, tendo como base a compreensão do lugar social que o sujeito da pesquisa ocupa, assim como o investigador-intérprete, referindo-se à raça, gênero, classe e sexualidade enquanto elementos estruturais. Com isto, foi possível perceber como o racismo institucional afeta os negros universitários, reproduzindo violências raciais que são estruturais, causando alterações na saúde mental destes estudantes, em seus desempenhos acadêmicos e na forma como percebem os seus corpos. Contudo, ainda que vivenciando essas agressões sistemáticas, os estudantes conseguem montar estratégias de resistência e enfrentamento para permanecer na Instituição de ensino.
- ItemRessignificando a pesquisa e prática pedagógica(2024-11-13) Almeida, Crislane Neves de; Marilúcia Magalhães SantosA educação está em constante transformação, e os processos pedagógicos precisam acompanhar as mudanças sociais, culturais e tecnológicas. O Projeto Político Pedagógico (PPP) é uma ferramenta fundamental nesse contexto, orientando a prática educativa e refletindo sobre o papel da escola na sociedade. Ressignificar a pesquisa e a prática pedagógica envolve revisar as estratégias tradicionais de ensino, buscando novas formas de engajamento e reflexão. Este portfólio tem como objetivo refletir sobre a importância da ressignificação da pesquisa e da prática pedagógica no contexto da formação docente. O objetivo é proporcionar uma análise crítica das metodologias tradicionais e explorar novas abordagens que atendam às necessidades dos alunos e da sociedade. A ressignificação, portanto, não apenas revisa práticas, mas também as transforma, com o intuito de desenvolver uma educação mais eficaz e contextualizada.
- ItemSegredos Revelados Circo Troca de Segredos: um Espaço de Aprendizado como Formação Cultural da Década de 1980(2015-08-21) Oliveira, Tereza Cristina deEssa pesquisa busca compreender os saberes e o modus operandi praticado no Circo Troca de Segredos (CTS), espaço cultural que na década de 1980 contribuiu na Cidade do Salvador/BA com a ampliação do conhecimento de arte e cultura. O estudo foi realizado através de relatos da experiência da autora como gestora do CTS, contemplando aqui os relatos de onze entrevistados, dentre os quais se encontram gestores culturais, arte-educadora, micro empreendedores e outras pessoas todos participantes do processo no CTS que, através das experiências compartilhadas, trouxeram revelações significativas. Também foi realizada uma análise documental parcial de registros do acervo pessoal do grupo gestor do circo, buscando compreender o que se ensinou e o que se aprendeu naquele espaço, que tinha na prática da liberdade de expressão fator fundamental para as realizações das ações promovidas pelos seus gestores e freqüentadores. A análise registra a história de uma experiência configurada como um marco no âmbito cultural da cidade do Salvador, fato observado no desenvolvimento da pesquisa e justificado pelos acontecimentos e eventos registrados pelas imagens e publicações de jornais divulgados, evidentes no corpo do texto e documentos anexados ao estudo. As ações efetivadas revelam a contribuição educativa que esse espaço cultural e de entretenimento brincante proporcionou, e como ele é visualizado sob o olhar da contemporaneidade na cidade que o abrigou.
- ItemTaquaril dos Fialhos: parentesco, produção, fé e território em uma comunidade camponesa na Bahia(UNEB, 2023-12-15) Pereira,, Jéssica Caroline Moura Conceição; Costa, , Lívia Alessandra Fialho da; Messeder,, Marcos Luciano Lopes; Silva,, Valdélio SantosEsta pesquisa é resultado de um estudo etnográfico que teve como objetivo interpretar conhecimentos e práticas que emanam das memórias de Taquaril dos Fialhos, uma comunidade camponesa situada no município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano. Para tanto, o trabalho de campo, realizado em julho de 2023, fez emergir categorias analíticas fundamentais para a compreensão dos mecanismos que projetam a memória como elo entre o passado e presente e, por assim dizer, as conexões simbólicas, materiais e imateriais, entre as diferentes gerações na comunidade. Taquaril dos Fialhos tem, hoje, 85 habitantes, distribuídos em 32 famílias nucleares que mantém, há cinco gerações, uma descendência comum. É banhada pelo rio do Salto e possui terras férteis que são cultivadas tradicionalmente pelos seus moradores. Ao longo de mais de 100 anos, a comunidade é símbolo de auto-organização e coletividade. Recentemente, essas características têm se mostrado importantes no processo de resistência às atividades de mineração que se estabelecem na região, com características antagônicas aos modos de vida tradicional. Gestado coletivamente, por mim e pelos filhos de Taquaril dos Fialhos, a pesquisa que origina esta monografia emerge com vistas a valorizar e evidenciar as memórias dessa comunidade, que são construídas simbolicamente na oralidade, nos objetos de herança, nas normas de parentesco e de acesso à terra, na solidariedade, na fé e na defesa pelo direito ao território em que vivem.