Especialização Lato Sensu em Gestão Estratégia e Negócios
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- ItemA construção discursiva da pobreza na América Latina: uma análise da obra as veias abertas da América Latina, de Eduardo Galeano, à luz da análise do discurso de linha francesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-08) Carmo, Jamili; Macêdo, Juliete; Oliveira, Aderlan; Júnior, NelsonEste trabalho tem como objetivo analisar discursivamente a primeira parte da obra As Veias Abertas da América Latina (1971), de Eduardo Galeano, intitulada A pobreza do homem como resultado da riqueza da terra. A pesquisa se fundamenta nos pressupostos da Análise do Discurso de linha francesa, com base nos estudos de Michel Pêcheux (2002), Eni Orlandi (1996) e Dominique Maingueneau (1997), buscando compreender como os sentidos são produzidos a partir das condições históricas e ideológicas que atravessam os discursos. A análise se volta para os mecanismos discursivos utilizados por Galeano na construção da identidade latino-americana, na articulação entre pobreza e riqueza e na denúncia das desigualdades sociais resultantes da colonização e da lógica capitalista. Os resultados apontam que o discurso do autor se inscreve em uma formação discursiva de resistência, operando deslocamentos de sentido que contestam as narrativas hegemônicas e reafirmam a memória histórica dos povos explorados. A ironia e a interdiscursividade são recursos fundamentais para a constituição de um sujeito coletivo marcado pela opressão e pela luta.
- ItemEducação financeira aplicada às finanças pessoais(2019-09-23) Cruz , Edmilson de JesusO presente artigo trata da importância da educação financeira aplicada às finanças pessoais, contextualizando sua evolução histórica no Brasil e sua atual relevância como instrumento de empoderamento social e autonomia econômica. A pesquisa parte do diagnóstico de um analfabetismo financeiro persistente entre a população, propondo-se a investigar a percepção de gestores de empresas privadas sobre a temática. O estudo fundamenta-se em revisão bibliográfica e documental, destacando conceitos como alfabetização financeira, planejamento financeiro e finanças pessoais, além das recomendações da OCDE para a boa prática da educação financeira. A análise evidencia a necessidade urgente de implementação de políticas públicas e práticas pedagógicas voltadas à formação de cidadãos financeiramente conscientes, com destaque para a inclusão da educação financeira no ambiente escolar. Conclui-se que, embora o Brasil tenha avançado em estabilidade econômica desde os anos 1990, ainda carece de estratégias consistentes de formação financeira da população, o que justifica a ampliação de estudos e projetos na área.