Licenciatura em Matemática - DEDC10
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- ItemAnálise de erros matemáticos envolvendo o pensamento algébrico nos anos finais do ensino fundamental: uma revisão sistemática.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Cajá, Brenda De Souza; Sales, Rosangela Prates Dos Santos; Santos, Sabrina Dias; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; Sousa, Solon Gomes deEste estudo apresenta o desenvolvimento e os resultados de uma Revisão Sistemática de estudos acadêmicos focados em erros cometidos por estudantes na construção do pensamento algébrico, examinando o ponto de vista e a prática pedagógica do professor em relação a esses erros, com pesquisas realizadas entre janeiro de 2019 e setembro de 2024. Para embasar essa pesquisa, nos apoiamos em estudos de Skovsmose (2006), Macedo (1990), Casavola (1988), Figueiredo e Nascimento (2021) com relação à análise de erros matemáticos; Brousseau (1983) e Pinto (2000) com relação à importância dos erros no processo educativo; Blanton e Kaput (2005), Cyrino e Oliveira (2011), Vale e Pimentel (2011) e a BNCC (2017) referente à construção do pensamento algébrico. Este estudo está voltado para Educação Básica, especificamente nos anos 7°, 8° e 9° do Ensino Fundamental. O desenvolvimento do pensamento algébrico no Ensino Fundamental Anos Finais é importante para moldar os processos críticos e criativos dos alunos, o que pode vir a ajudar os estudantes a solucionar problemas algébricos. Este estudo é qualitativo, exploratório e descritivo. Os resultados da revisão indicam que os estudantes enfrentam desafios para entender os conceitos de equações de primeiro grau, o que resulta em um raciocínio algébrico ainda em desenvolvimento e, para superar esses desafios, pode ser considerável proporcionar um ensino mais atrativo e lúdico. Entre as pesquisas examinadas, constatou-se que o uso de metodologias variadas contribui para uma educação mais significativa, pois ao tornar o aprendizado uma experiência gratificante forma-se cidadãos mais criativos e cooperativos.
- ItemCompreensão matemática além das regras: a importância do raciocínio lógico nos processos fundamentais matemáticos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-09-23) Souza, Ruy Madison Azevedo de; Santos, Tárcis de Souza; Leôncio, José Macedo; Silva, Deivson Leonardo Santana; Santana, Wilson D'AlmeidaEsta pesquisa tem como finalidade investigar a relevância do raciocínio matemático para a compreensão dos processos fundamentais da Matemática, com foco na superação de práticas pedagógicas baseadas na simples memorização de regras e fórmulas. A partir de uma revisão bibliográfica, o estudo considera a Matemática como um saber construído de forma lógica, histórica e social, exigindo do estudante mais do que a execução correta de procedimentos. A aprendizagem significativa, nesse contexto, é compreendida como aquela que envolve compreensão conceitual, capacidade de argumentação e aplicação do conhecimento em diferentes situações. A metodologia adotada é qualitativa, com ênfase na análise de produções acadêmicas vinculadas à Educação Matemática Crítica, à psicologia da aprendizagem e às teorias construtivistas. Os resultados apontam que a ausência de raciocínio no ensino das operações básicas está diretamente relacionada à recorrência de erros, à dificuldade na assimilação de conceitos e à desmotivação dos alunos diante da disciplina. Verificou-se que a valorização do raciocínio contribui para o desenvolvimento de habilidades metacognitivas, como o planejamento das ações, a avaliação das estratégias adotadas e o controle sobre os processos de resolução. Além disso, essa abordagem favorece a autonomia, a criatividade e o pensamento crítico, elementos essenciais para a formação integral do estudante. O estudo também destaca o papel promissor da utilização de softwares educacionais como ferramentas que auxiliam na visualização e na experimentação de conceitos matemáticos, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interativo e significativo. Plataformas como a Khan Academy, por exemplo, permitem a personalização do ensino, o acompanhamento do progresso do aluno e o estímulo ao raciocínio lógico por meio de atividades dinâmicas. Essas tecnologias, quando bem integradas ao processo pedagógico, potencializam a compreensão conceitual e reduzem a dependência de algoritmos decorados. Constatou-se ainda que as operações fundamentais – como adição, subtração, multiplicação e divisão – são frequentemente trabalhadas de maneira mecanizada, sem que seus significados lógicos e aplicações concretas sejam explorados em profundidade. Com base nessas observações, conclui-se que o ensino da Matemática deve priorizar a construção ativa do conhecimento, por meio de metodologias que incentivem a reflexão, a compreensão conceitual e o uso consciente das estratégias Matemáticas. A compreensão baseada no raciocínio mostra-se, assim, como um caminho promissor para transformar a experiência escolar em um processo mais efetivo, crítico e significativo.
- ItemEducação matemática crítica: uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos a partir dos foregrounds de estudantes do ensino médio.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-16) Chaves, Natália de Oliveira; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; França, Lucas da Silva; Santos Junior, Clovis Lisboa dosO presente trabalho faz uma exploração bibliográfica acerca da teoria Educação Matemática Crítica (EMC). Trata-se de um estudo com análise qualitativa. Ao se realizar uma observação dos foregrounds de educandos do 3ª ano do Ensino Médio do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), após a aplicação de um questionário ocorreu a possibilidade da formulação de um material educacional. Por meio de uma abordagem metodológica de ensino crítico, direcionada a uma investigação das perspectivas de vida dos educandos, foi produzida uma Sequência Didática (SD) com a finalidade de auxiliar no processo de orientação dos educandos à desenvolverem uma percepção da aplicação da Matemática no mundo e em seus caminhos profissionais. Por meio desta ação didática os discentes, por vezes desmotivados em relação a aprendizagem Matemática, aprenderá a analisar criticamente os vários campos de aplicação dos conceitos matemáticos, e, como dominar esses conceitos influenciará a sua ascensão social, profissional e econômica. Os resultados obtidos por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados mostram que os jovens tendem a ter dificuldades em perceber o significado real da atuação da Matemática para a evolução do mundo. Assim sendo, não compreendem a importância de se adquirir esses conhecimentos. O objetivo desse projeto foi direcionar os discentes a despertar suas habilidades de pensar criticamente, de forma que percebam a relevância da Matemática para o desenvolvimento da sociedade, assim, como para seu sucesso pessoal.
- ItemO estágio em Matemática: um estudo acerca dos contributos desse componente curricular na aquisição de experiência para a formação de licenciandos em Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Silva, Alécia dos Santos; Tesch, Helen Dias; Moreira, Francis Miller Barbosa; Neiva, Janine Marinho Dagnoni; Pessoa, Sinoélia SilvaA formação inicial de professores de Matemática é fundamental para a aquisição de conhecimentos teóricos e a construção da conduta profissional como educador, através das diversas práticas que são proporcionadas em seu percurso como graduando. Como exemplo dessas atividades, observa-se o componente curricular estágio, presente ao longo de sua formação acadêmica, permitindo que este assimile e internalize a teoria através da observação e prática do ensino no contexto de sala de aula. Esse processo de formação como educador através do estágio se estende além da sua proposta prática, ao proporcionar diversos momentos de reflexão e crítica quanto à ação do docente para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Destaca-se a importância das relações afetivas construídas em sala e como essa influencia na percepção do estagiário, quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos referente a esse componente curricular, que é percebido como algo complexo, rígido e maçante e também um desafio para os professores. Dessa forma, pensando na qualidade da formação acadêmica para os licenciandos em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como na contribuição do estágio para a aquisição de experiência prática, foram estabelecidos como objetivos para esta pesquisa, inicialmente, discorrer sobre a importância que o componente curricular estágio tem para a formação inicial dos discentes do curso de licenciatura em Matemática. Além disso, visou-se analisar como esse componente contribuiu e ainda contribui para a formação acadêmica dos discentes do curso de licenciatura em Matemática da UNEB e, por fim, apontar como o estágio serviu como base de experiência para os licenciados em Matemática da UNEB que atuam efetivamente na educação. Tratando-se de uma pesquisa de caráter misto, qualiquantitativo, foram selecionados como instrumentos de coleta de dados a construção de um questionário fechado, a análise de relatórios de estágio disponibilizados pelos participantes e a entrevista estruturada, aplicadas aos graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEB, campus X – Teixeira de Freitas. Os resultados evidenciam a importância que o estágio teve na formação dos participantes da pesquisa, mas também, a necessidade percebida de ampliar as suas atividades, promovendo novos horizontes quanto às diferentes situações que são vivenciadas no cotidiano de uma sala de aula, bem como na melhoria da relação estabelecida entre alunos e professores e de ambos com a Matemática. O componente curricular estágio é uma atividade de cunho formativo, que promove excelentes oportunidades para os licenciandos terem o vislumbre de como é assumir uma sala de aula, com alunos diversos, através das diferentes formas de aprendizagem, de relação com a Matemática e com os outros à sua volta. Todos esses fatores influenciam na sua construção como professor, aprimoram sua didática e proporcionam diferentes perspectivas quanto ao uso das metodologias de ensino disponíveis, que complementam a sua formação acadêmica e promovem a melhoria na qualidade da aprendizagem de Matemática para os alunos.
- ItemO estudo de conceitos geométricos na terceira idade: relação entre o jogo adugo, memória e raciocínio lógico(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-17) Figueiredo, Ciro Teixeira; Santos Júnior, Clovis Lisboa dos; Gomes, Ariosvaldo Alves; Pereira, Carlos LuísA pesquisa explora a interação entre matemática, cultura e envelhecimento, destacando a Etnomatemática como abordagem inclusiva que valoriza saberes culturais diversos. Utilizando o jogo indígena Adugo, tradicional entre a etnia Bororo, investiga-se seu impacto na memória e no raciocínio lógico da pessoa idosa. Este trabalho ressalta a importância de práticas não hegemônicas no ensino, promovendo respeito às tradições dos povos originários e fortalecendo a inclusão social, enquanto contribui para o envelhecimento ativo e a valorização das memórias culturais e cognitivas das participantes. A pesquisa de caráter qualitativa, exploratória e interpretativa, utilizou a oficina de matemática no programa UATI-CEVITI como cenário de investigação, propondo uma experiência de aprendizado lúdica e colaborativa, integrando conceitos matemáticos e aspectos culturais indígenas. Observou-se que o jogo Adugo demonstrou potencial pedagógico ao estimular habilidades cognitivas e promover o resgate de memórias afetivas, valorizando a cultura brasileira e fortalecendo vínculos sociais entre os participantes. Conceitos geométricos básicos foram trabalhados para facilitar a compreensão de um grupo heterogêneo, incluindo participantes não alfabetizadas. Reconhecendo saberes acumulados, a pesquisa ressalta a importância da tradição oral e dos conhecimentos indígenas como patrimônio cultural, além de estimular o aprendizado lúdico e significativo. O estudo destaca a necessidade de mais pesquisas sobre a integração da cultura indígena na educação inclusiva, especialmente para pessoas idosas.
- ItemO letramento matemático como processo de aprendizagem no desenvolvimento do educando(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-13) Souza, Manuela Barbosa; Sousa, Micaelle Brandão; Anízio, Vinicius dos Santos; Reis, Minervina Joseli Espíndola; Moreira, Francis Miller Barbosa; Reis, Jessyluce Cardoso CanárioO presente trabalho tem como objetivo geral analisar como o letramento matemático é compreendido e aplicado nas práticas pedagógicas, a fim de verificar a sua contribuição para o desenvolvimento crítico dos educandos. A concepção de pesquisa utilizada é a qualitativa e descritiva, e a metodologia para coleta de dados incluiu entrevistas semiestruturadas realizadas. Os participantes são sete professores graduados em Matemática, identificados como P1 a P7, que atuam no ensino fundamental (anos finais), no Ensino Médio e na Educação de Jovens e Adultos (EJA). A entrevista realizada foi pensada a fim de compreender as definições, percepções e práticas relacionadas ao letramento matemático, bem como os desafios enfrentados e as estratégias de ensino utilizadas pelos docentes. A análise dos dados evidencia que os participantes consideram que o letramento matemático vai além da realização de cálculos ou resolução de problemas escolares e que ele proporciona aos alunos a habilidade de interpretar e agir sobre diferentes contextos sociais. Observou-se que os professores utilizam práticas pedagógicas inovadoras, como o uso de jogos e ambientes colaborativos, que são estratégias importantes para motivar os alunos e torná-los participantes ativos do processo de aprendizagem. No entanto, os professores destacaram desafios significativos, como a escassez de materiais apropriados e o suporte limitado em algumas instituições. Para construção da pesquisa, foi realizado um estudo bibliográfico sobre o tema. Com base nas análises dos dados e nos fundamentos teóricos de autores como Soares (2000), Freire (2013 e 1997) e Barbosa (2013), podemos afirmar que o letramento matemático é uma prática indispensável na formação integral dos alunos. Diante do estudo realizado, conclui-se, portanto que, o letramento impacta diretamente na formação de sujeitos reflexivos, autônomos e críticos, preparados para enfrentar os desafios da sociedade contemporânea e contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica.