Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Ensino Superior"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpactos da Síndrome de Burnout em professores: uma revisão de literatura(2023-01-07) Barbosa, Josinete DiasA Síndrome de Burnout ou Síndrome de Esgotamento Profissional como nomeada no Brasil, traduz a sensação de esgotamento, posicionando-se de forma agressiva e, podendo desencadear o descontrole emocional. O trabalho de conclusão de curso, aqui apresentado, reúne contribuições pertinentes a respeito do tema a qual destaca parte dos artigos utilizados na pesquisa, bem como atualiza e contribui para que a discussão sobre o tema abra novas perspectivas de estudos e ações sobre o assunto, dado o seu caráter urgente em todo país. Desta forma objetivamos caracterizar os sinais de exaustão emocional respectivos a Síndrome de Burnout associado ao perfil docente e suas condições de trabalho, mediante uma revisão de literatura. Para o levantamento de dados foi realizada uma pesquisa de característica quali-quantitativa de revisão de literatura. A consulta foi realizada nas plataformas SciELO – Scientific Electronic Library Online. Inúmeros trabalhos foram encontrados através do levantamento realizado com os termos descritores. Contudo, observados os critérios de exclusão, apenas 25 artigos corresponderam aos requisitos estabelecidos. O profissional da educação investe muito em qualificação, buscando atingir bons níveis, no entanto, há um descaso quanto a sua valorização, quando se sabe que todo profissional, depende do professor para galgar os seus sonhos profissionais. O Profissional educador está muito exposto a um alto risco de esgotamento emocional, ocasionado pelo ambiente laboral e demasiado meio a qual está inserido cotidianamente, em agravante em se tratar de relacionamentos constantes com inúmeras pessoas em seu trabalho, intencionando ainda mais quando desrespeitado ou até mesmo violentado fisicamente ou verbalmente.