Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus X - Departamento de Educação (DEDC) - Teixeira de Freitas por Assunto "Currículo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPolíticas educacionais para a região Extremo Sul da Bahia: uma análise do currículo do curso de Letras Inglês da UNEB-X(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-29) Luz, Joelma Gomes; Contiguiba, Vivian Meira de Oliveira; Passoni, Taisa Pinetti; Almeida, Manoel Mourivaldo Santiago; Audi, Luciana Cristina da CostaEsta pesquisa busca questionar e compreender de que forma o currículo do curso de Letras Inglês na Universidade do Estado da Bahia, Campus X (UNEB-X) se dá como política educacional para atender as demandas da profissão de professor de inglês na região tomando a Abordagem do Ciclo de Políticas (ACP) como ferramenta analítica. Para atingir esse objetivo, foram delineados três objetivos específicos, sendo eles: (i) apresentar o histórico do curso de Letras Inglês na UNEB-X e a evolução de seu currículo ao longo do tempo; (ii) apresentar e analisar o currículo atual do curso da UNEB-X, utilizando a ACP no contexto de produção de textos, por meio de uma análise interpretativista; e (iii) refletir sobre os possíveis caminhos nas carreiras dos professores formados nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa qualitativa que adota as técnicas de análise documental e análise crítico-interpretativista, utilizando a ACP e seu contexto de produção de textos para explorar os possíveis desdobramentos projetados pelo currículo do curso. A ACP considera a política tanto como texto quanto como discurso, permitindo uma análise abrangente desde sua formulação até seus efeitos em diferentes contextos. A análise do currículo à luz da ACP possibilitou dinamismo à pesquisa, levando a uma compreensão mais profunda do currículo como manifestação da política educacional e documento que expressa intenções políticas. Sendo assim, os resultados da pesquisa foram organizados em quatro capítulos: o Capítulo 1 apresenta as teorias do currículo a partir da visão de Silva (2016) e as ideias da teoria da ACP conforme Ball et. al. (1992) e Ball (1994); o Capítulo 2 contém uma breve apresentação sobre a legislação pertinente à formação de professores no Brasil; o Capítulo 3 descreve os aspectos metodológicos e o locus da pesquisa; e o Capítulo 4 contém a análise do corpus dividida entre as dimensões formativas do currículo. As considerações finais resumem os caminhos percorridos no estudo, além de apontar suas limitações e sugerir possíveis encaminhamentos futuros. Por fim, este estudo reconhece que o curso de Letras Inglês da UNEB-X tem promovido melhorias ao contexto localmente situado e segue tendo potencial para impactar positivamente o cenário do ensino de inglês em Teixeira de Freitas e na região circunvizinha.