Licenciatura em Matemática - DEDC10
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Navegando Licenciatura em Matemática - DEDC10 por Assunto "Educação Matemática"
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- ItemEducação matemática crítica: uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos a partir dos foregrounds de estudantes do ensino médio.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-16) Chaves, Natália de Oliveira; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; França, Lucas da Silva; Santos Junior, Clovis Lisboa dosO presente trabalho faz uma exploração bibliográfica acerca da teoria Educação Matemática Crítica (EMC). Trata-se de um estudo com análise qualitativa. Ao se realizar uma observação dos foregrounds de educandos do 3ª ano do Ensino Médio do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), após a aplicação de um questionário ocorreu a possibilidade da formulação de um material educacional. Por meio de uma abordagem metodológica de ensino crítico, direcionada a uma investigação das perspectivas de vida dos educandos, foi produzida uma Sequência Didática (SD) com a finalidade de auxiliar no processo de orientação dos educandos à desenvolverem uma percepção da aplicação da Matemática no mundo e em seus caminhos profissionais. Por meio desta ação didática os discentes, por vezes desmotivados em relação a aprendizagem Matemática, aprenderá a analisar criticamente os vários campos de aplicação dos conceitos matemáticos, e, como dominar esses conceitos influenciará a sua ascensão social, profissional e econômica. Os resultados obtidos por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados mostram que os jovens tendem a ter dificuldades em perceber o significado real da atuação da Matemática para a evolução do mundo. Assim sendo, não compreendem a importância de se adquirir esses conhecimentos. O objetivo desse projeto foi direcionar os discentes a despertar suas habilidades de pensar criticamente, de forma que percebam a relevância da Matemática para o desenvolvimento da sociedade, assim, como para seu sucesso pessoal.
- ItemO estágio em Matemática: um estudo acerca dos contributos desse componente curricular na aquisição de experiência para a formação de licenciandos em Matemática(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Silva, Alécia dos Santos; Tesch, Helen Dias; Moreira, Francis Miller Barbosa; Neiva, Janine Marinho Dagnoni; Pessoa, Sinoélia SilvaA formação inicial de professores de Matemática é fundamental para a aquisição de conhecimentos teóricos e a construção da conduta profissional como educador, através das diversas práticas que são proporcionadas em seu percurso como graduando. Como exemplo dessas atividades, observa-se o componente curricular estágio, presente ao longo de sua formação acadêmica, permitindo que este assimile e internalize a teoria através da observação e prática do ensino no contexto de sala de aula. Esse processo de formação como educador através do estágio se estende além da sua proposta prática, ao proporcionar diversos momentos de reflexão e crítica quanto à ação do docente para o ensino e a aprendizagem de Matemática. Destaca-se a importância das relações afetivas construídas em sala e como essa influencia na percepção do estagiário, quanto ao ensino e a aprendizagem dos alunos referente a esse componente curricular, que é percebido como algo complexo, rígido e maçante e também um desafio para os professores. Dessa forma, pensando na qualidade da formação acadêmica para os licenciandos em Matemática da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), bem como na contribuição do estágio para a aquisição de experiência prática, foram estabelecidos como objetivos para esta pesquisa, inicialmente, discorrer sobre a importância que o componente curricular estágio tem para a formação inicial dos discentes do curso de licenciatura em Matemática. Além disso, visou-se analisar como esse componente contribuiu e ainda contribui para a formação acadêmica dos discentes do curso de licenciatura em Matemática da UNEB e, por fim, apontar como o estágio serviu como base de experiência para os licenciados em Matemática da UNEB que atuam efetivamente na educação. Tratando-se de uma pesquisa de caráter misto, qualiquantitativo, foram selecionados como instrumentos de coleta de dados a construção de um questionário fechado, a análise de relatórios de estágio disponibilizados pelos participantes e a entrevista estruturada, aplicadas aos graduandos e egressos do curso de Licenciatura em Matemática da UNEB, campus X – Teixeira de Freitas. Os resultados evidenciam a importância que o estágio teve na formação dos participantes da pesquisa, mas também, a necessidade percebida de ampliar as suas atividades, promovendo novos horizontes quanto às diferentes situações que são vivenciadas no cotidiano de uma sala de aula, bem como na melhoria da relação estabelecida entre alunos e professores e de ambos com a Matemática. O componente curricular estágio é uma atividade de cunho formativo, que promove excelentes oportunidades para os licenciandos terem o vislumbre de como é assumir uma sala de aula, com alunos diversos, através das diferentes formas de aprendizagem, de relação com a Matemática e com os outros à sua volta. Todos esses fatores influenciam na sua construção como professor, aprimoram sua didática e proporcionam diferentes perspectivas quanto ao uso das metodologias de ensino disponíveis, que complementam a sua formação acadêmica e promovem a melhoria na qualidade da aprendizagem de Matemática para os alunos.