Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Educação Matemática"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação matemática crítica: uma proposta pedagógica para o ensino de conceitos matemáticos a partir dos foregrounds de estudantes do ensino médio.(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2024-12-16) Chaves, Natália de Oliveira; Santos Junior, Clovis Lisboa dos; Moreira, Francis Miller Barbosa; França, Lucas da Silva; Santos Junior, Clovis Lisboa dosO presente trabalho faz uma exploração bibliográfica acerca da teoria Educação Matemática Crítica (EMC). Trata-se de um estudo com análise qualitativa. Ao se realizar uma observação dos foregrounds de educandos do 3ª ano do Ensino Médio do Centro Educacional Professor Rômulo Galvão (CEPROG), após a aplicação de um questionário ocorreu a possibilidade da formulação de um material educacional. Por meio de uma abordagem metodológica de ensino crítico, direcionada a uma investigação das perspectivas de vida dos educandos, foi produzida uma Sequência Didática (SD) com a finalidade de auxiliar no processo de orientação dos educandos à desenvolverem uma percepção da aplicação da Matemática no mundo e em seus caminhos profissionais. Por meio desta ação didática os discentes, por vezes desmotivados em relação a aprendizagem Matemática, aprenderá a analisar criticamente os vários campos de aplicação dos conceitos matemáticos, e, como dominar esses conceitos influenciará a sua ascensão social, profissional e econômica. Os resultados obtidos por meio da aplicação do instrumento de coleta de dados mostram que os jovens tendem a ter dificuldades em perceber o significado real da atuação da Matemática para a evolução do mundo. Assim sendo, não compreendem a importância de se adquirir esses conhecimentos. O objetivo desse projeto foi direcionar os discentes a despertar suas habilidades de pensar criticamente, de forma que percebam a relevância da Matemática para o desenvolvimento da sociedade, assim, como para seu sucesso pessoal.