Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Contação de histórias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLetramento literário na brinquedoteca do DEDC-X: Potencialidades da contação de história(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) Costa, Franciely Moreira; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Irene Alves dos; Pereira, Priscila AlvesO estudo em questão tem como tema Letramento literário na Brinquedoteca do DEDC - X/UNEB: potencialidades da contação de história. O objetivo geral que norteia a pesquisa-ação: analisar a potencialidade de contação de histórias como prática pedagógica no processo de letramento literário, a partir da aplicação de sequências didáticas realizadas na Brinquedoteca do Departamento de Educação – Campus X, da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa fundamenta-se nos princípios de letramento literário, apresentados por Cosson, (2006), que propõe um modelo de sequência básica estruturado em quatro etapas: motivação, introdução, leitura e interpretação. Quanto à metodologia, optou-se pela pesquisa-ação por sua abordagem qualitativa, a qual permitiu a participação ativa da pesquisadora no planejamento, execução e análise das oficinas de contação de história. As três sequências desenvolvidas tiveram por suporte textual as literaturas: Chapeuzinho Vermelho (Irmãos Grimm, 1996), Era uma vez o Gato Xadrez (Villela, 2016) e A Infância na Aldeia (Kambeba, 2023), estas narrativas foram apresentadas a partir de brincadeiras, brinquedos e expressões grafo-plásticas. O estudo dialoga com autores como Cosson (2006), Kishimoto (2011), Santos (1995; 2007; 2011). A análise dos dados evidenciou que a contação de histórias, mediada pedagogicamente e associada a atividades lúdicas, potencializa a escuta atenta, a expressão oral, a criatividade e a interpretação textual, fortalecendo a formação de leitores críticos, desde a infância. Sugeriu ainda que a contação de histórias, quando mediada intencionalmente e articulada a experiências estéticas, sensoriais e criativas, favorece o desenvolvimento da linguagem, da imaginação e da interpretação, promovendo um letramento literário mais significativo e transformador.