Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Assunto "Atividade lúdica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade lúdica: caminho para ressignificar a práxis pedagógica do ensino de Língua Portuguesa(2022-07-21) Cunha, Rebeca AlvesEsta pesquisa objetiva investigar o Lúdico no enisno de Língua Portuguesa. Inicialmente conceitua o lúdico como um recurso didático, que está além de propor apenas divertimento, ressalta sobre o jogo na educação com função educativa e também frisa sobre brincadeiras, as quais possibilitam aprendizagens. Em seguida, salienta como as atividades lúdicas são descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para melhor discussão, foi feita uma pesquisa de campo: análise de dados por meio de questões sobre o tema, a qual foi realizada com porfessores da rede pública no município de Valente- Ba. Para fundamentar esta pesquisa, baseou-se nas teorias dos seguintes autores: Luckesi (2002), Rau (2013), Kishimoto (2000), Gatti (2006) e o documento Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, observou-se que os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento discentes, uma vez que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais de forma prazerosa e significativa, como também insdispensável auxílio pedagógico, sendo contextualizada significativamente, modifica a práxis do ser docente.