Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
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Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemAtividade lúdica: caminho para ressignificar a práxis pedagógica do ensino de Língua Portuguesa(2022-07-21) Cunha, Rebeca AlvesEsta pesquisa objetiva investigar o Lúdico no enisno de Língua Portuguesa. Inicialmente conceitua o lúdico como um recurso didático, que está além de propor apenas divertimento, ressalta sobre o jogo na educação com função educativa e também frisa sobre brincadeiras, as quais possibilitam aprendizagens. Em seguida, salienta como as atividades lúdicas são descritas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E para melhor discussão, foi feita uma pesquisa de campo: análise de dados por meio de questões sobre o tema, a qual foi realizada com porfessores da rede pública no município de Valente- Ba. Para fundamentar esta pesquisa, baseou-se nas teorias dos seguintes autores: Luckesi (2002), Rau (2013), Kishimoto (2000), Gatti (2006) e o documento Base Nacional Comum Curricular (2018), dentre outros. Por meio dos estudos e pesquisas realizadas, observou-se que os jogos e as brincadeiras têm uma importância fundamental e significativa no desenvolvimento discentes, uma vez que as atividades lúdicas desenvolvem a concentração, a criatividade, as interações sociais de forma prazerosa e significativa, como também insdispensável auxílio pedagógico, sendo contextualizada significativamente, modifica a práxis do ser docente.
- ItemLivro didático de História e a formação da consciência cidadã: limites e (im) possibilidades(2016-11-10) Almeida, Jackson de AraújoO presente trabalho busca construir uma análise acerca do livro didático, partindo do pressuposto que este material, se constitui, como um dos principais instrumentos no ensino de História, mais precisamente na rede pública de ensino. Desse modo, discorre sobre a utilização do mesmo em sala de aula por alunos e professores, traçando o perfil deste recurso e refletindo suas contribuições para a formação da consciência cidadã, pelos sujeitos partícipes do processo de ensino e aprendizagem. Para realizar esta investida, foram pesquisados documentos de natureza pedagógica, como Projeto Político Pedagógico da escola, planos de curso e de aula dos professores que lecionam História no Ensino Fundamental II e principalmente o livro didático: História em documento: imagem e texto. Foi realizada também observação in loco e a aplicação de questionário, tanto para professores, quanto para alunos, do nível de ensino supracitado acima. A partir do diálogo com essas fontes, foi possível perceber como se dá o processo de ensino-aprendizagem e a formação da consciência cidadã, tendo como mote o livro didático. Além disso, foi exequível também, propor algumas metodologias que vão para além do livro didático, na tentativa de indicar novas formas de explorar os conteúdos e com isso novas descobertas de apropriação do recurso didático.