Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DLLARTES2
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DLLARTES2 por Assunto "Autoritarismo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRelações de autoridade e autoritarismo no contexto escolar em Harry Potter e a ordem da fênix: uma análise sobre Dolores Umbridge(2022-11-08) Santos, Gleisa Bruna Pinto; Silva, Jamile de Oliveira; Araújo, Edna Suzart de; Bastos, Pérola CunhaTer autoridade é quando a pessoa “obedece” sem opressão, ser autoritário é abusar do seu poder coercitivo. O presente artigo propõe compreender como acontece as práticas pedagógicas adotadas por Dolores Umbridge no convívio-escolar em Hogwarts e suas práticas como professora no quesito autoridade e autoritarismo, com o intuito de investigar o contexto escolar em Harry Potter e a Ordem da fênix (2015); explorar as práticas pedagógicas da personagem e estabelecer reflexões teóricas sobre como ocorre esse processo de autoridade e autoritarismo nas cenas escolares. Para tanto, utiliza-se Freire (1987, 1996), Foucault (1999) e Novais (2004) como referencial teórico. Esta produção é uma pesquisa de análise literária e se debruça na metodologia bibliográfico-documental, de cunho analítico e descritivo.