Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9 por Assunto "Agricultura"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtributos químicos e biológicos do solo sob sistemas de plantio convencional e direto no Oeste da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-25) Costa, Débora Pinheiro da; Costa, Adilson Alves; Silva Júnior , Jorge da ; Oliveira , Uldérico RiosA conversão do Cerrado em áreas agrícolas tem prejudicado a qualidade do solo devido ao uso de práticas de manejo convencionais, resultando na degradação dos atributos do solo e na redução da matéria orgânica e aumento da emissão de CO2. O trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de distintos sistemas de manejo sobre os atributos químicos e biológicos do solo em áreas do Cerrado na Bahia. A pesquisa foi realizada no município de Correntina-BA. Foram estudadas três áreas com diferentes usos do solo: área de plantio direto, área de plantio convencional e área de cerrado nativo. As variáveis analisadas foram: macronutrientes (Ca, Mg, K e P), micronutrientes (B, Fe, Zn, Cu, Mn), Atividade enzimática (β-glucosidase e arilsulfatase), determinação da emissão de CO2, determinação da temperatura do solo e umidade. Os resultados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Para a avaliação da interação entre emissão de dióxido de carbono, C-CO2, temperatura do solo, t oC e umidade gravimétrica do solo Ug, foi utilizado os coeficientes de correlações de Pearson e para os gráficos utilizou-se o sigmaplot versão 10. Os resultados indicaram uma maior concentração de macronutrientes e micronutrientes no solo do sistema de plantio direto. No âmbito biológico, as enzimas β-glucosidase e arilsulfatase demonstraram maior atividade nesse sistema de manejo. A análise das emissões de CO2 revelou diferenças significativas, influenciadas tanto pelo sistema de manejo quanto pelo período do ano. A umidade surgiu como um fator determinante, associando os meses mais úmidos a menores emissões de CO2. Além disso, a temperatura também desempenhou um papel, destacando-se que os meses mais quentes resultaram em maiores emissões de CO2 nos sistemas de manejo adotados.
- ItemAvaliação da eficiência do fertilizante Samo Blum P no estímulo ao desenvolvimento radicular nas culturas, do alface crespo, capim piatã e couve -flor(Universidade do Estado da Bahia, 2023-11-25) Santos , João Luis Sulz de Almeida dos; Oliveira , Leandra Brito de; Oliveira , Uldérico Rios; Farias , Rafael GuimarãesOs testes das culturas capim-piatã, alface e couve-flor, com a aplicação do fito hormônio enraizador Blum P, tiveram como função gerar informações sobre sistema radicular dessas três culturas. O trabalho visa avaliar a eficácia do fertilizante Samo Blum P na promoção do crescimento radicular em várias culturas, incluindo alface, capim piatã e couve-flor, por meio da análise das doses recomendadas. Em que foi observado diferenças altamente significativas em vários parâmetros de crescimento. A altura das plantas, bem como outras características, como comprimento das raízes, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes e diâmetro das plantas, apresentaram variações notáveis com a aplicação do Blum P em comparação com as plantas de controle. A Alface crespa com o tratamento com o Blum P resultou em plantas de alface mais altas, com raízes mais longas e maior massa seca tanto na parte aérea quanto nas raízes em comparação com as plantas de controle. As diferenças são estatisticamente significativas. O Capim-piatã com o tratamento com o Blum P resultou em plantas de capim-piatã mais altas, com maior massa da parte aérea, maior massa de raiz e maior diâmetro em comparação com as plantas de controle. O comprimento das raízes não apresentou diferenças significativas. O tratamento com Couve-flor "10,937" resultou em plantas de couve-flor com raízes mais longas, maior massa da parte aérea, maior massa de raiz e maior diâmetro em comparação com o tratamento "4,00" (ou "0,0329" em relação à massa da parte aérea e "0,045" em relação à massa de raiz). As diferenças são estatisticamente significativas. Com isso é possível analisar que os resultados demonstram que o Blum P influenciou positivamente o crescimento das culturas testadas, resultando em plantas com características morfológicas mais desenvolvidas, como altura, comprimento das raízes, massa seca da parte aérea, massa seca das raízes e diâmetro.
- ItemSequestro de CO2 por sistema de integração- lavourapecuária na região oeste da Bahia(2017) Oliveira Junior, Wilton Barbosa de ; Soares Neto, Joaquin Pedro; Nunes, Heliab Bomfim; Reis, Tadeu CavalcanteUm grande desafio para a agricultura na contemporaneidade é contornar os problemas decorrentes de décadas de práticas agrícolas com elevada pressão sobre o meio ambiente, buscando, entre outros: a redução da erosão e da perda de fertilidade do solo, bem como do assoreamento de cursos d’água, a redução da poluição do solo e da água e a mitigação das emissões de gases de efeito estufa. Neste sentido, o presente trabalho traz em si uma análise sobre o Sequestro de CO2 por Sistema de Integração- Lavoura-Pecuária na Região Oeste da Bahia. Para isto, Foram abertos perfis em quatro pontos, nas profundidades de 0 – 0,10; 0,10 – 0,20; 0,20 – 0,30; e 0,30 - 0,40 m, nos quais foram coletadas amostras deformadas e indeformadas. Foram avaliadas as seguintes propriedades físicas do solo: macroagregados e microagregados, diâmetro médio ponderado e diâmetro médio geométrico, estoque de carbono por profundidade, estoque de carbono total e sequestro de CO2 total. Houve diferenças entre a agregação e o carbono total entre as áreas estudadas e entre o cerrado, sendo que a área de ILP1 alcançou maiores valores de carbono orgânico total.
- ItemSimulação da biomassa e da produtividade da soja para o clima atual e futuro(2021-12-17) Chagas, Thiago Lima; Silva, Alberto do Nascimento; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Oliveira, Evandro Chaves de; Souza, Silas AlvesA utilização do AquaCrop consiste na alimentação de dados no software de uma cultura especifica para trazer estimativas de produtividade daquela cultura, analisando o desenvolvimento do dossel, expansão das raízes e condições ambientais. Além disso, a agricultura hoje consome cerca de 70% de toda a água doce e pode precisar produzir 60% a mais de alimentos até 2050. Neste sentido, o objetivo do presente trabalho foi simular a produtividade e a biomassa da soja, em sistema irrigado, considerando o clima presente e cenário de alteração climática através do modelo AquaCrop. O trabalho foi realizado na região do Oeste da Bahia no município de Luís Eduardo Magalhães, utilizaram-se dados coletados da Soja cultivar M8349 IPRO. Para a simulação com o modelo AquaCrop foram alimentados os dados do clima, cultura, campo, irrigação e solo. O modelo foi rodado 10 vezes para a calibração da produção da cultura da soja e, posteriormente, foi feita a comparação com a produtividade real, analisando-se a produtividade e biomassa. As produtividades estimadas e reais foram comparadas estatisticamente, considerando: raiz quadrada do erro médio (RMSE), coeficiente de correlação (r), índice de concordância de Willmont (d) e índice de confiança (c). O software AquaCrop respondeu positivamente as simulações da produtividade e biomassa da soja, tendo desempenho considerado “Muito Bom”, com valores do índice “c” de 0,82 e de 0,85. A simulação com os cenários Clima Presente e RCP 8.5, mostraram queda de produtividade para projeções climáticas à médio prazo (ano agrícola 2050-2051).