Bacharelado em Engenharia Agronômica - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Submissões Recentes
Agora exibindo 1 - 5 de 140
- ItemAnálise multitemporal da paisagem no perimetro Irrigado Barreiras Norte.(UNEB, 0024-06-22) Silva, Márcia Cristina Neres da; Oliveira, Uldérico Rios; Silva, Marcos Antônio Vanderlei; Neto, Joaquim Pedro SoaresO uso da agricultura através de práticas inadequadas de manejo pode levar a intensas modificações do solo desta forma é indispensável o monitoramento constante da paisagem de áreas agrícolas e, uma das principais formas de avaliar a cobertura da área consiste no uso de técnicas de geoprocessamento como o NDVI. Nesse sentido está pesquisa tem como objetivo realizar a análise temporal da cobertura vegetal através do emprego do Índice de diferença Normalizada no perímetro irrigado Barreiras Norte, localizado em Barreiras no Oeste Baiano. Para a realização da pesquisa foram utilizadas imagens do satélite Landsat 5 e 8 para os anos de 1985, 1998, 2011 e 2024 obtidas no catálogo do Serviço Geológico dos Estados Unidos - USGS. O processamento foi feito utilizando o sistema QGIS versão 3.24.14, onde foi realizado o processamento digital das imagens para a obtenção do NDVI e banda colorida - RGB. Os resultados demonstram mudança significativa na área ao longo dos anos de 1985 a 2024, sendo que houve a transição da mata nativa para área agrícola no ano de 1998 e, por isso, houve elevada presença de solo exposto neste ano, com posterior recuperação da cobertura vegetal no ano de 2011 e 2024 que apresentaram elevado percentual de áreas com vegetação densa, além disso, o NDVI demonstrou-se apto para acompanhar modificações na área ao longo do tempo. Conclui-se, portanto, que houve modificação na área durante os anos analisados e que o NDVI é capaz de realizar o acompanhamento de tais modificações.
- ItemAnálise temporal através do sensoriamento remoto da cobertura vegetal da bacia do rio Grande no oeste da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 0027-06-24) Oliveira, Daniel da Silva de; Oliveira, Uldérico Rios de; Stefanelo, Daniela Rossato; Reis, Tadeu CavalcanteA Região Oeste da Bahia sofreu fortes mudanças no cenário ambiental ao longo dos anos devido à expansão do agronegócio. Nesse sentido é importante acompanhar a exploração dessa área para monitorar e gerenciar de forma confiável a bacia hidrográfica existentes no local. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo analisar temporalmente a cobertura vegetal a partir de imagens de sensoriamento remoto da bacia do Rio Grande ao longo de 30 anos. Foi realizada a espacialização e quantificação da vegetação nativa da bacia, identificando as mudanças ocorridas ao longo de 30 anos. Foi utilizado o Indice por Diferença Normalizada (NVDI) obtido através do processamento de imagens de satélite. Os resultados encontrados mostraram uma redução no indice de vegetação, onde as vegetações de intervalos > 0,30 (vegetação densa) teve uma constante redução no percentual vegetativo ao longo dos anos, e as vegetações com intervalos < 0,20 (solo expostos e áreas antropizadas) tiveram um aumento significativo. Portanto, com essa diminuição do índice de vegetação o solo tem ficado mais exposto, notando-se as alterações ao longo dos anos.
- ItemAdaptação do Modelo Century4.5 para Simulação dos Estoques de Carbono e Nitrogênio em Áreas Agricultáveis no Cerrado(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-28) Medeiros, Victória Luzia Ribeiro; Costa, Adilson Alves; Costa , Adilson Alves; Silva Júnior , Jorge da; Pereira , Renata CunhaA utilização inadequada de práticas agrícolas e o uso intensivo dos solos do Cerrado, alteram a dinâmica nos seus estoques de carbono (C) e nitrogênio (N). Neste sentido, o uso de modelos matemáticos, como o Century, é importante para simular a dinâmica dos estoques de C e N em solos de diferentes regiões. O objetivo desse trabalho foi adaptar o Modelo Century4.5 nas condições edafoclimáticas do Cerrado para simular os estoques de carbono e nitrogênio em áreas sob sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto e indicar o melhor sistema de manejo para manter e aumentar os estoques de C e N no solo. A pesquisa foi desenvolvida no município de São Desidério, Bahia, em áreas de campo sob vegetação nativa, para estimar os valores dos estoques originais de carbono e nitrogênio, sistema de plantio convencional e sistema de plantio direto. Em cada área foram coletadas 20 amostras simples deformadas e indeformadas, aleatoriamente, na profundidade de 0-20 cm, e após, foi feita a determinação dos teores e dos estoques de Carbono Orgânico Total (COT) e Nitrogênio Total (NT). A calibração do modelo consistiu no levantamento dos históricos das áreas para obtenção dos valores de entrada, além de modificações nos valores originais dos parâmetros do modelo de acordo com as características do local de estudo. Após a sua calibração, foram avaliadas variáveis de saídas referentes a dinâmica dos estoques de COT e NT. O modelo Century4.5 mostra-se sensível ao estudo dos estoques de carbono nas áreas estudadas com valores de 24,00 Mg ha-1(observados) e 24,97 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio convencional e 27,70 Mg ha-1(observados) e 27,40 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio direto. Para o nitrogênio, os valores foram 1,70 Mg ha-1(observados) e 1,99 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio convencional e 3,20 Mg ha-1(observados) e 3,41 Mg ha-1(simulados) para sistema de plantio direto. O modelo Century4.5 mostra-se eficaz na simulação do carbono e nitrogênio e o sistema de plantio direto é o melhor para manter e aumentar os estoques de C e N no solo.
- ItemEstoques de carbono e atributos físicos do solo sob plantas de cobertura no cerrado do Oeste da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-07-13) Silva, Poliana dos Reis; Costa, Adilson Alves; Júnior, Jorge da Silva; Soares Neto, Joaquim PedroAs propriedades do solo são influenciadas por diferentes formas de manejo, entre elas, o uso de plantas de cobertura é reconhecido como alternativa para cobertura do solo, além de auxiliar na adição de carbono e promover melhorias as propriedades físicas, químicas e biológica do solo. Portanto, este trabalho teve por objetivo avaliar a influência do uso de plantas de cobertura nos teores de estoque de carbono e nas propriedades físicas do solo. O experimento foi realizado no campo experimental da Fazenda Modelo Paulo Mizote, rodovia BA 447, KM 08, situado no município de Barreiras, Oeste da Bahia. O experimento foi conduzido utilizando o delineamento em blocos casualizados (DBC), com nove tratamentos e três repetições, utilizando plantas de cobertura e área de pousio, onde o plantio foi realizado a lanço em parcelas com dimensões de 3 x 3 m, com espaçamentos de 0,5 m entre as linhas e 1 m entre os blocos. Os valores obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 1% e 5% de probabilidade. Avaliando os atributos físicos do solo sob plantas de cobertura e nas profundidades de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, os dados da análise da variância indicaram que houve um efeito significativo (p≤0,05) dos tratamentos de cobertura do solo apenas para a variável Mic, e da profundidade apenas sobre as variáveis Ds e Pt. Observou-se também uma interação significativa entre as plantas de cobertura e a profundidade para todas as variáveis analisadas. Entre os tratamentos analisados o mix contendo BR+GU+PG destacou-se ao proporcionar um aumento da Mic. As profundidades não influenciaram na Mac e na Mic, no entanto, houve diferença significativa entre os tratamentos nas diferentes profundidades analisadas em relação a Ds e Pt. Em relação à interação das plantas de cobertura com as diferentes profundidades, observou-se que todos os atributos físicos avaliados apresentaram diferenças significativas. A Ds apresentou diferença significativa apenas na profundidade de 0,00 a 0,10 m, enquanto Pt, Mac e Mic obtiveram diferença significativa apenas nas camadas superficiais de 0,10 a 0,20 m. Ao avaliar o carbono orgânico total, estoque de carbono e umidade do solo na profundidade de 0,00-0,20 m sob diferentes plantas de cobertura, observa-se que as plantas de cobertura não apresentaram diferença significativa para as variáveis COT, estCOT e θv, onde os resultados obtidos podem ser justificados pelo curto período de tempo que o experimento foi realizado, uma vez que, tais efeitos são melhores observados a longo prazo.
- ItemCalibração e avaliação do rendimento e produção de biomassa de duas cultivares de trigo, utilizando o modelo AQUACROP para a sub-região produtora Luís Eduardo Magalhães, Oeste Baiano.(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-22) Porto, Bruna Barreto; Silva , Marcos Antônio Vanderlei; Oliveira , Uldérico Rios; Neto , Joaquim Pedro SoaresO clima desempenha um papel fundamental na produção agrícola, sendo diretamente impactado por suas mudanças. À medida que as variações climáticas ocorrem, as práticas de gestão na agricultura necessitam de revisões. Uma abordagem frequentemente adotada para projetar cenários no desenvolvimento das culturas é a utilização de modelagem agrometeorológica. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo a calibração do modelo AquaCrop para estimar a produtividade e biomassa da cultura de trigo na região Oeste da Bahia. O modelo foi configurado e calibrado com base em dados de clima, solo, cultura e manejo, coletados de dois pivôs ao longo de duas safras (anos agrícolas de 2022 e 2023) na Fazenda SAMA, situada no município de Luís Eduardo Magalhães–BA. Após a inserção dos dados no modelo, este simulou a produtividade de grãos e o acúmulo total de biomassa para os referidos anos agrícolas, seguido pela calibração do modelo. A avaliação do modelo foi realizada utilizando diversas métricas estatísticas, incluindo erro médio absoluto (EMA), índice de concordância de Willmott (d), raiz quadrada do erro médio (RMSE), eficiência de Nash e Sutcliffe (NSE), coeficiente de determinação (R²) e índice de confiança (c). A simulação da produtividade da cultura de trigo obtida pelo modelo AquaCrop, quando comparada com os dados observados, demonstrou resultados satisfatórios, destacando a robustez e a praticidade do modelo. O desempenho do modelo foi considerado excelente para estimar tanto a produtividade quanto a biomassa, apresentando um valor de R² de 0,97 para os dois anos estudados. Os resultados deste estudo indicam que o modelo pode ser aplicado com confiança para prever a produtividade de futuras safras, contribuindo significativamente para o planejamento da produção de culturas agrícolas na região.