Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "adaptação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAdaptações de Dom Casmurro para os quadrinhos: Distintos contextos de produção e formas de criação(Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-12) Santos, Alcione Sacramento dos; Oliveira, Sayonara Amaral de; Silva , Márcia Rios da; Silva, Tiago Barbosa daEsta Dissertação tem por objetivo analisar duas adaptações para histórias em quadrinhos (HQs) do romance Dom Casmurro, de Machado de Assis, ambas publicadas em 2012 e com títulos homônimos ao do romance machadiano: uma adaptação foi produzida pela Editora Ática, assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, sendo a outra de responsabilidade da Editora Devir, com autoria de Felipe Greco e Mário Cau. A pesquisa investiga as interpretações e os desafios que emergem na transposição do romance adaptado para a linguagem híbrida dos quadrinhos, explorando a tensão entre fidelidade ao texto fonte e liberdade criativa, sem perder de vista as influências dos contextos editorial e cultural. Nesse sentido, discute-se a relevância das adaptações no ambiente educacional, considerando as demandas do mercado para a publicação de clássicos literários em formato de HQ, especialmente após a entrada dessas obras canônicas em domínio público. Além disso, é analisado o papel das legislações educacionais e dos programas governamentais, como o PNBE, na valorização e disseminação de adaptações voltadas ao espaço escolar. O estudo também examina as escolhas estéticas dos autores das HQs, em seus processos criativos, e como essas escolhas impactam na construção de suas respectivas produções. A análise se ancora em teorias da adaptação, conforme discutidas por Linda Hutcheon (2013), e problematiza a noção de fidelidade adaptativa à luz das reflexões de Robert Stam (2006). Complementarmente, fundamenta-se nas contribuições de Scott McCloud (2005; 2008) e Will Eisner (2010) sobre a gramática visual dos quadrinhos e a narrativa gráfica. Entre outros estudiosos trazidos ao diálogo neste estudo, conta-se também com as ideias de Nicolas Bourriaud (2009) sobre o conceito de pós-produção, o qual é aqui tomado para enriquecer as reflexões acerca da prática da adaptação na contemporaneidade. Em termos comparativos, considerando os distintos contextos de produção das duas HQs em análise, bem como as propostas estéticas de seus respectivos autores, constata-se que a obra de Felipe Greco e Mário Cau, produzida pela Editora Devir, explora uma autonomia criativa muito superior àquela apresentada na obra assinada por Rodrigo Rosa e Ivan Jaf, publicada pela Editora Ática.