Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemExperiências, vivências e aprendizagens sobre o autismo através de um olhar familiar(2022-12-20) Costa, Nêmora Claudiane Café Pereira da; Almeida, Antonilde Santos; Benevides, Sílvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda deA escrita desta pesquisa objetivou descrever a escuta de uma família sobre como ocorreram a descoberta do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista – TEA no filho mais velho, as adaptações e mudanças que os familiares tiveram que fazer e os desafios enfrentados, no que diz respeito ao ensino e à aprendizagem nos ambientes (familiar e escolar). O trabalho foi desenvolvido por meio de leituras bibliográficas relacionadas ao tema: Braga (2018), Mayer (2020), Cunha (2017) e o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5 - 2014) como fonte metodológica para o desenvolvimento dos resultados foi usado Bardin (2016). Essas fontes trouxeram a importância de conhecer a pessoa autista e sobre o que ocorre com ela, além de compreender como a afetividade é salutar no contexto familiar ou escolar. Através da abordagem qualitativa, essa escrita permeou um estudo de caso com observações para a identificação dos desafios e das adaptações que a família enfrentou, a importância dos profissionais especializados no atendimento e o diagnóstico precoce. Este estudo também mostra que o Transtorno do neurodesenvolvimento é descrito como um espectro, pois as características variam e podem comprometer o desenvolvimento do indivíduo, o convívio social, o comportamento e a comunicação, causando desafios específicos na aprendizagem em dois importantes ambientes para o desenvolvimento da criança: familiar e escolar. Esse trabalho pode ser uma contribuição para acadêmicos que desejam conhecer um pouco sobre a temática e o desenvolvimento educacional de crianças com TEA, tanto para a comunidade como para todas as famílias que desejam aprender através de uma descrição de uma experiência familiar. Experiência essa que foi discorrido de forma sensível e real, trazendo uma vivência que pode se desenvolver em outros estudos e pesquisas, e sobre o quanto a família se torna um porto seguro e ao mesmo tempo a porta voz da criança/pessoa com TEA.
- ItemA influência das mídias sobre o processo de aprendizagem: Uma análise do uso de telas pelas Crianças(2022-12-27) Muniz, Kaíla Dias; Pereira, Karine França; Costa, Wendiliam Barros da; Lins, Claudia Maisa Antunes; Guedes, Neuma de Sá; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com os alunos do 5° ano B, da Fundação Lar Feliz. Devido à crescente e constante evolução das tecnologias atuais, as crianças estão sendo inseridas de forma precoce e excessiva aos aparelhos tecnológicos, desta forma, a pesquisa buscou analisar as influências que o uso das mídias pode causar no processo de aprendizagem, sondando como a família e a escola buscam lidar com o uso excessivo das telas digitais pelas crianças do 5 ano B. A pesquisa em questão é de natureza qualitativa, para a coleta de dados realizamos oficina de desenhos, oficina literária, questionários com as professoras, também entrevistas gravadas e transcritas com alunos, pais, e coordenadora da Instituição. Com os resultados da pesquisa conseguimos analisar como o uso desenfreado das telas tem afetado as crianças no processo da aprendizagem e no aproveitamento da infância. Desse modo, como produto de pesquisa construímos um e-book que contém detalhes de como se deu cada etapa das oficias e também sugestões de recursos que podem ser usados pelas crianças em seu tempo livre, foi selecionado alguns contos, brincadeiras, e apresentamos também variados links de vídeos disponíveis no YouTube com conteúdos pedagógicos, com o intuito de que essas alternativas possam mediar o tempo de exposição às telas digitais.
- ItemO olhar lúdico pedagógico em sala de aula: uma possibilidade de aprendizagem(2022-07-20) Santos, Sheila Patrícia da Silva; Martins, Irailde SousaEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal compreender como o educador, através da utilização de práticas lúdico- pedagógicas ressignifica o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, principalmente os jogos e as brincadeiras. Repensa a postura, o planejamento, a metodologia da docência e prática em sala, por meio da realização de atividades lúdicas, práticas psicomotoras e não tradicionais onde o educando é o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como ponte, para que este aprendizado aconteça de forma leve e contextualizada. Fundamenta-se teoricamente nos autores David Aussubel, Freire, Kishimoto, Piaget e Froebel, dentre outros, para ajudar na análise dos dados coletados, como o questionário realizado, as conversas informais, a troca de experiências, as atividades propostas, comprovadas pelas fotos que foram feitas em sala com alunos e colaboradoras e suas respectivas descrições e outras produzidas nos aplicativos de edição de fotos. O resultado alcançado é a quebra do paradigma de que a educação se processa só por meio de depósito de conteúdo e que o professor não precisa se reinventar e inovar para facilitar o processo de ensino- aprendizagem. Apresenta a ludicidade de forma contextualizada em sala de aula ou em outro ambiente de educação, possibilitando mais eficiência e eficácia no processo da aprendizagem e provocando estímulos na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do educando, bem como para a formação dos educadores. Descreve a construção de um produto pedagógico, exemplifica e demonstra a vivência com este recurso didático e como utilizá-lo tanto na educação formal como não formal.
- ItemO olhar lúdico pedagógico em sala de aula: uma possibilidade de aprendizagem(2022-07-20) Santos, Sheila Patrícia da Silva; Martins, Irailde Sousa; Martins, Adeilda Ana; Soares, José Flávio; Sá, Francisca de Assis deEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como objetivo principal compreender como o educador, através da utilização de práticas lúdicopedagógicas ressignifica o processo ensino-aprendizagem em sala de aula, principalmente os jogos e as brincadeiras. Repensa a postura, o planejamento, a metodologia da docência e prática em sala, por meio da realização de atividades lúdicas, práticas psicomotoras e não tradicionais onde o educando é o protagonista do seu aprendizado, tendo o professor como ponte, para que este aprendizado aconteça de forma leve e contextualizada. Fundamenta-se teoricamente nos autores David Aussubel, Freire, Kishimoto, Piaget e Froebel, dentre outros, para ajudar na análise dos dados coletados, como o questionário realizado, as conversas informais, a troca de experiências, as atividades propostas, comprovadas pelas fotos que foram feitas em sala com alunos e colaboradoras e suas respectivas descrições e outras produzidas nos aplicativos de edição de fotos. O resultado alcançado é a quebra do paradigma de que a educação se processa só por meio de depósito de conteúdo e que o professor não precisa se reinventar e inovar para facilitar o processo de ensinoaprendizagem. Apresenta a ludicidade de forma contextualizada em sala de aula ou em outro ambiente de educação, possibilitando mais eficiência e eficácia no processo da aprendizagem e provocando estímulos na aquisição de novos conhecimentos, contribuindo para o desenvolvimento do educando, bem como para a formação dos educadores. Descreve a construção de um produto pedagógico, exemplifica e demonstra a vivência com este recurso didático e como utilizá-lo tanto na educação formal como não formal.
- ItemTecnologias digitais na educação: desafios da inclusão digital na Escola Osório Teles e na EMEI Amélia Borges, em Carnaíba do Sertão, Juazeiro – BA(UNEB, 2024-07-19) Silva, Jaciara Candido da; Lima, Iva Autina Cavalcante; Guedes, Neuma de Sá; Gomes, Tadeu FerreiraEste artigo tem como objetivo descrever os desafios apresentados pelos docentes da Escola Osório Teles de Menezes e EMEI Amélia Borges Souza ao integrar as tecnologias digitais em suas práticas pedagógicas. Mais especificamente, neste trabalho, buscou-se diagnosticar quais os recursos digitais estavam disponíveis nas escolas, além de identificar as formações realizadas pelos docentes para o uso das tecnologias na educação e detectar, junto aos docentes, os desafios que enfrentam para o uso das tecnologias digitais nas suas aulas. A pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, delineando-se para um estudo de caso. Os dados analisados foram recolhidos por meio de aplicação de questionário junto aos docentes de ambas as escolas, durante o mês de maio. No que diz respeito à oferta de recursos, a conectividade e a formação docente continuada para o uso das tecnologias digitais no exercício profissional, conclui-se que há uma grande necessidade, apesar de os docentes já terem as tecnologias digitais como aliadas nas suas práticas, pois confessaram a possibilidade de melhora do processo de interação professor-aluno, bem como do processo de aprendizagem e desenvolvimento dos discentes a partir da utilização das tecnologias digitais.