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Navegando Pós-Graduação por Assunto "Aprendizagem."
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- ItemO uso do telefone celular como recurso de ensino e aprendizagem em escolas públicas estaduais de Petrolina-PE: possibilidades e desafios no contexto do semiárido(UNEB, 2016) Souza, Josenilda Martins de; Rocha, Ricardo José Amorim; Paiva, Carla Conceição da Silva; Costa, Flávia Veloso daNo Século XXI, o uso das tecnologias da informação e comunicação vem modificando nossa sociedade e se faz necessário que as escolas sejam mais flexíveis e estejam atentas quanto aos interesses dos estudantes nesse contexto. A escola, e consequentemente, o professor que se abre para este desafio não está alheio à ordem e nem abre mão da sua autoridade, mas sim, torna-se um ser humano capaz de entender a realidade de seus estudantes. Uma geração de nativos digitais, e bem familiarizadas com a tecnologia informacional e comunicacional, não permanece estática em uma aula com quadro negro e giz branco. Os telefones celulares marcam territórios em todos os lugares e de todos os lados e o que se divulga é a “nocividade” desses aparelhos para a sala de aula, por dificultarem a concentração e atrapalharem a aprendizagem. Face ao exposto, este estudo se propõe a averiguar, nas escolas públicas estaduais do Município de Petrolina, usos do telefone celular em sala de aula que promovam o ensino e a aprendizagem em uma educação para convivência com o semiárido, com o público de professores e estudantes do Ensino Médio. Além disso, propõe a elaboração de um guia com sugestões e experiências bem sucedidas que promovam o potencial tecnológico do telefone celular para os estudantes. O caminho metodológico se dá numa perspectiva qualitativa-quantitativa, com observações, aplicação de questionários, entrevistas individuais e coletivas. Ainda utilizou-se a revisão bibliográfica como forma de subsidiar as observações em campo. Na contramão da integração dos dispositivos móveis no espaço escolar, leis sancionadas no Estado de Pernambuco e no Município de Petrolina restringem o uso de telefones celulares em estabelecimentos públicos e privados. Através da pesquisa in loco, constatou-se que professores e estudantes utilizam celulares em horário de aula, mesmo a escola tendo determinado tal proibição no seu cotidiano. Isso demonstra que ainda há um longo debate a ser feito no sentido da integração do telefone celular como objeto pedagógico na rede estadual de ensino de Petrolina, pois mesmo com potencial para contribuir na aprendizagem, ainda enfrenta problemas para ser reconhecido com um recurso pedagógico, visto que ainda hoje, é utilizado com maior intensidade, pelos estudantes, apenas para trocar mensagens e participar das redes sociais