Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEscola, família e aprendizagem: uma análise sobre as experiências de sucesso no colégio Antonílio Da França Cardoso(2022-07-25) Alves, Macileide Ferreira Passos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Paulo César Marques de AndradeEste trabalho propôs-se a fazer uma reflexão sobre as relações entre família, aprendizagem, escola e as experiências de sucesso, tendo como foco um grupo de estudantes do nono ano identificados como casos de possíveis experiências exitosas, do Colégio Antonílio da França Cardoso, localizado na cidade de Juazeiro – BA. O estudo contou com a participação de seis estudantes, suas famílias, professores, gestor e coordenador pedagógico. No tocante ao aporte teórico trilhou pelas contribuições de estudiosos como Engels, Arendt, Lacan, Vygotsky, Paulo Freire, Saviani, Bordieu, Marx, Durkheim, dentre outros. Fazendo também uma analogia sobre os estudos da origem histórica da família, sua evolução e a conquista da educação à luz dos processos de efetivação da escolarização, enquanto direito dos cidadãos. A pesquisa buscou analisar as causas que motivam os bons resultados escolares, verificando o engajamento com as propostas escolares, bem como realizar uma reflexão sobre o protagonismo estudantil e seu impacto no aprendizado. Também foram coletados dados sobre o perfil socioeconômico e cultural das famílias dos estudantes e a participação destas nas atividades integrativas na relação família/escola, buscando desvelar as possíveis contribuições das experiências escolares e familiares para o sucesso na aprendizagem dos saberes escolares entre alunos do 9º ano participantes. A pesquisa ocorreu durante o período da pandemia do COVID 19, que impôs algumas restrições e causou algumas dificuldades, como por exemplo os contatos iniciais com a escola devido a suspensão de atividades presenciais. Teve como recurso metodológico uma análise por triangulação de métodos, que incluiu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários. Também foi prevista uma análise documental, que pudesse aprofundar o estudo, confrontando os resultados e notas, mas esta etapa ficou comprometida devido a algumas situações não previstas. A coleta e apreciação das informações constatou a importância da família nos casos de êxito escolar, pois a maior parte dos estudantes afirmou contar com o apoio de suas famílias, porém também constatou que alguns alunos contam com a ajuda parcial, havendo também casos de quem não dispõe deste apoio e mesmo assim consegue lograr êxito, visto que assumem com responsabilidade e autonomia o rumo de sua vida escolar.
- ItemO minecraft education: uma estratégia de aprendizagem da matemática na Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA(UNEB, 2025-03-31) Rodrigues, Alexsandro Vaz; Silva, Américo Junior Nunes da; Brito, Mirian Ferreira de; Nogueira, Cleia AlvesA presente pesquisa objetiva investigar as implicações do processo de aprendizagem utilizando o Minecraft Education, dentro do espaço educacional de uma escola municipal, localizada em Juazeiro-BA. Esta investigação foi norteada a partir das narrativas de quinze estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estação do Saber, sobre o processo de aprendizagem da matemática utilizando o Minecraft Education. As narrativas dos colaboradores está no centro da discussão, a partir da compreensão de que o saber nasce daquilo que é experimentado na dimensão da singularidade dos acontecimentos, que ocorrem em um tempo e espaço específico, consolidando um movimento de aprendizagem estruturada e organizada pela percepção nascida daquilo que já ocorreu e que nos toca singularmente no presente. E por entender que números não dão conta de processos tão subjetivos, o ponto de vista teórico metodológico desse estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa e na abordagem da pesquisa narrativa, por se tratar de uma tessitura metodológica compreensiva e interpretativa das experiências que emergiram no trabalho do dispositivo metodológico Ateliê Reflexivo, que permitiu fomentar um espaço que provocou o encadeamento das reminiscências e das narrativas dos colaboradores. A discussão teórica emergiu da conjuntura atual entre a educação e a tecnologia, apresentando elementos que se integram compondo o mosaico contemporâneo que se apresenta na sala de aula, e que estão ligados de forma direta ao objeto pesquisado: currículo, ensino da matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDIC) e games digitais. Uma construção conceitual onde me percebo, e teço relações que estabeleço com o mundo, por estarem conectadas ao meu processo histórico, na vida e na docência, delineando experiências formativas que marcaram minha trajetória. Os colaboradores fazem um movimento narrativo ancorado na perspectiva de quem experimentou a aprendizagem oriunda do cotidiano escolar, por meio das TDIC, e como esta experiência os afeta, onde defendo, a partir das narrativas, que games como o Minecraft podem, potencialmente, tornar mais compreensível aspectos subjetivos da matemática, pela possibilidade lúdica e tridimensional que este meio oferece. Aponto também a preocupação de que o uso desta tecnologia não se basta em si mesma, há uma necessidade constante de planejamento, estudo, acompanhamento e escuta dos discentes, em um processo dialógico e pragmático. Por fim, essa dissertação me permite concluir, ainda, que o papel da valorização da memória das experiências, que surge rediviva nas narrativas, em um espaço autopoiético, é de ordem estrutural na produção de aprendizagens no coração e na mente dos estudantes, que aqui, foram mais que colaboradores.