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Navegando Pós-Graduação por Assunto "Aprendizagem"
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- ItemComunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares(UNEB, 2021) Citelli, AdilsonFeita a apresentação do projeto Inter-Relações Comunicação e Educação no Contexto do Ensino Básico, cabe mais bem situá-lo sob a perspectiva teórica, metodológica e das justificativas que o inserem no interior do quadro sociotécnico no qual foi gestado e do qual resulta este livro. O conjunto de indagações que circundam os estudos postos na interface comunicação e educação – educomunicação – apresenta desafios de várias naturezas cujos alcances requisitam da parte dos interessados dupla inflexão, tanto para qualificar os mecanismos de pesquisa como para identificar tendências e desdobramentos interpostos pela própria dinâmica técnica e tecnológica atinentes aos mundos das escolas e dos aparatos comunicativos. Vale dizer, abordamos tema que possui, ao mesmo passo e em estreito vínculo, decisivo enraizamento institucional – no caso da presente pesquisa, a educação em sala de aula –, e modulações tecnoculturais ou tecnossociais, que elegeram a volatilidade, a impermanência e o dinamismo interno como características definidoras.
- ItemEscola, família e aprendizagem: uma análise sobre as experiências de sucesso no colégio Antonílio Da França Cardoso(2022-07-25) Alves, Macileide Ferreira Passos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Paulo César Marques de AndradeEste trabalho propôs-se a fazer uma reflexão sobre as relações entre família, aprendizagem, escola e as experiências de sucesso, tendo como foco um grupo de estudantes do nono ano identificados como casos de possíveis experiências exitosas, do Colégio Antonílio da França Cardoso, localizado na cidade de Juazeiro – BA. O estudo contou com a participação de seis estudantes, suas famílias, professores, gestor e coordenador pedagógico. No tocante ao aporte teórico trilhou pelas contribuições de estudiosos como Engels, Arendt, Lacan, Vygotsky, Paulo Freire, Saviani, Bordieu, Marx, Durkheim, dentre outros. Fazendo também uma analogia sobre os estudos da origem histórica da família, sua evolução e a conquista da educação à luz dos processos de efetivação da escolarização, enquanto direito dos cidadãos. A pesquisa buscou analisar as causas que motivam os bons resultados escolares, verificando o engajamento com as propostas escolares, bem como realizar uma reflexão sobre o protagonismo estudantil e seu impacto no aprendizado. Também foram coletados dados sobre o perfil socioeconômico e cultural das famílias dos estudantes e a participação destas nas atividades integrativas na relação família/escola, buscando desvelar as possíveis contribuições das experiências escolares e familiares para o sucesso na aprendizagem dos saberes escolares entre alunos do 9º ano participantes. A pesquisa ocorreu durante o período da pandemia do COVID 19, que impôs algumas restrições e causou algumas dificuldades, como por exemplo os contatos iniciais com a escola devido a suspensão de atividades presenciais. Teve como recurso metodológico uma análise por triangulação de métodos, que incluiu a realização de entrevistas e a aplicação de questionários. Também foi prevista uma análise documental, que pudesse aprofundar o estudo, confrontando os resultados e notas, mas esta etapa ficou comprometida devido a algumas situações não previstas. A coleta e apreciação das informações constatou a importância da família nos casos de êxito escolar, pois a maior parte dos estudantes afirmou contar com o apoio de suas famílias, porém também constatou que alguns alunos contam com a ajuda parcial, havendo também casos de quem não dispõe deste apoio e mesmo assim consegue lograr êxito, visto que assumem com responsabilidade e autonomia o rumo de sua vida escolar.
- ItemO diálogo entre a educação contextualizada e a aprendizagem nas práticas pedagógicas desenvolvidas em classes multisseriadas(UNEB, 2018-03-02) Martins, Adeilda Ana da Silva; Reis, Edmerson dos Santos; Vieira, Josenilton Nunes; Oliveira, Lúcia Marisy Souza Ribeiro deInvestigar a relação entre as práticas pedagógicas realizadas em uma classe multisseriada e a proposta de contextualização dos saberes locais, que se pauta pela mobilização de novas aprendizagens dos sujeitos do processo educativo foi o objetivo central da pesquisa em tela. A abordagem foi qualitativa com viés etnográfico. Quanto à tessitura metodológica deste estudo, fizemos uso dos procedimentos: observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental, tendo como suporte de anotações e reflexões o Diário de Campo e opção pela técnica de análise da triangulação dos dados, das fontes e da fundamentação teórica utilizada. Esses instrumentos foram utilizados com o professor de uma classe multisseriada do campo, localizada na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos na comunidade de Maniçoba- Juazeiro/ Bahia e, com os alunos da turma em questão, o que equivale a dezoito crianças frequentes durante a pesquisa, considerando a matrícula total de vinte e um meninos e meninas distribuídos da Educação Infantil ao 4º ano do ensino fundamental, com idades entre 04 e 10 anos. Inicialmente, mantivemos contato com a Secretaria de Educação, o professor e alunos para falar da retomada da pesquisa e da importância da participação dos mesmos. A seguir, fizemos leitura/ análise de documentos escolares como: Diretrizes para a Educação Contextualizada do município de Juazeiro e o Plano Municipal de Educação para colher informações a respeito da educação contextualizada na multissérie, considerando que a rede municipal de educação tem como Eixo articulador a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Dando continuidade ao estudo, realizamos a observação participante em sala de aula e, posteriormente, entrevista semiestruturada, verificando o diálogo entre as práticas pedagógicas em uma classe multisseriada e a proposta de contextualização dos saberes locais. O levantamento dos dados de campo apontaram para a importância das classes/ escolas multisseriadas do campo como lugares potenciais onde a aprendizagem se faz de maneira mais próxima dos sujeitos do Semiárido; logo, favorece a contextualização do currículo e dos métodos. Há algumas carências e lacunas a serem supridas, sobretudo no que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico- PPP da unidade escolar; porém, há espaço para desenvolvimento de uma educação que quebre paradigmas, embasada na autonomia e na colaboratividade.
- ItemO minecraft education: uma estratégia de aprendizagem da matemática na Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA(UNEB, 2025-03-31) Rodrigues, Alexsandro Vaz; Silva, Américo Junior Nunes da; Brito, Mirian Ferreira de; Nogueira, Cleia AlvesA presente pesquisa objetiva investigar as implicações do processo de aprendizagem utilizando o Minecraft Education, dentro do espaço educacional de uma escola municipal, localizada em Juazeiro-BA. Esta investigação foi norteada a partir das narrativas de quinze estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estação do Saber, sobre o processo de aprendizagem da matemática utilizando o Minecraft Education. As narrativas dos colaboradores está no centro da discussão, a partir da compreensão de que o saber nasce daquilo que é experimentado na dimensão da singularidade dos acontecimentos, que ocorrem em um tempo e espaço específico, consolidando um movimento de aprendizagem estruturada e organizada pela percepção nascida daquilo que já ocorreu e que nos toca singularmente no presente. E por entender que números não dão conta de processos tão subjetivos, o ponto de vista teórico metodológico desse estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa e na abordagem da pesquisa narrativa, por se tratar de uma tessitura metodológica compreensiva e interpretativa das experiências que emergiram no trabalho do dispositivo metodológico Ateliê Reflexivo, que permitiu fomentar um espaço que provocou o encadeamento das reminiscências e das narrativas dos colaboradores. A discussão teórica emergiu da conjuntura atual entre a educação e a tecnologia, apresentando elementos que se integram compondo o mosaico contemporâneo que se apresenta na sala de aula, e que estão ligados de forma direta ao objeto pesquisado: currículo, ensino da matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDIC) e games digitais. Uma construção conceitual onde me percebo, e teço relações que estabeleço com o mundo, por estarem conectadas ao meu processo histórico, na vida e na docência, delineando experiências formativas que marcaram minha trajetória. Os colaboradores fazem um movimento narrativo ancorado na perspectiva de quem experimentou a aprendizagem oriunda do cotidiano escolar, por meio das TDIC, e como esta experiência os afeta, onde defendo, a partir das narrativas, que games como o Minecraft podem, potencialmente, tornar mais compreensível aspectos subjetivos da matemática, pela possibilidade lúdica e tridimensional que este meio oferece. Aponto também a preocupação de que o uso desta tecnologia não se basta em si mesma, há uma necessidade constante de planejamento, estudo, acompanhamento e escuta dos discentes, em um processo dialógico e pragmático. Por fim, essa dissertação me permite concluir, ainda, que o papel da valorização da memória das experiências, que surge rediviva nas narrativas, em um espaço autopoiético, é de ordem estrutural na produção de aprendizagens no coração e na mente dos estudantes, que aqui, foram mais que colaboradores.