Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemDesafios e possibilidades na prática docente do 5º ano em Juazeiro, Bahia: superando as dificuldades na alfabetização e aprendizagem(UNEB, 2025-03-28) Neves, Michele Batista das; Santos, Cosme Batista dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Cusati, Iracema CamposA alfabetização é compreendida como um processo de interação discursiva que transforma a maneira como a cultura humana é internalizada. À medida que a criança se apropria da leitura e da escrita, novas formas de relação com o mundo são construídas, possibilitando a ressignificação de conhecimentos e experiências. Nesta dissertação, investiga-se o processo de alfabetização a partir da formação e do desenvolvimento docente, bem como das concepções pedagógicas de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Juazeiro-BA. O estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras, permitindo compreender os desafios e estratégias adotadas no cotidiano escolar, as professoras relataram a utilização de estratégias criativas, como jogos pedagógicos, atividades manuais, poesias e músicas, para engajar os alunos e promover avanços na alfabetização. Os resultados são relativos aos dados encontrados no ano de 2024, contexto de pós- pandemia e apontam para a complexidade do processo, influenciada pela pandemia, falta de apoio familiar e formação docente inadequada, mas também demonstram a resiliência das professoras em buscar estratégias inovadoras. A dissertação discute a importância da formação continuada, da docência compartilhada e do papel da família no sucesso da alfabetização. No entanto, a falta de suporte institucional, formações continuadas direcionadas e o envolvimento familiar limitado foram apontados como entraves significativos. A docência compartilhada foi destacada como uma prática eficaz, permitindo abordagens pedagógicas complementares. A análise dos dados evidenciou a necessidade de políticas públicas mais alinhadas às demandas reais da sala de aula, com maior investimento em formações continuadas práticas e suporte pedagógico. Conclui-se que, embora as professoras tenham demonstrado resiliência e criatividade, as limitações estruturais do sistema educacional comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos, exigindo intervenções mais robustas e integradas.