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Navegando Pós-Graduação por Assunto "Afro-brasileiro"
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- ItemAs representações sociais sobre os afro-brasileiros em livros didáticos de história utilizados nas escolas municipais da cidade de Juazeiro - BA após a Lei 10.639/2003(UNEB, 2020-03-02) Leitão, Afonso Rodrigues França; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Cosme Batista dos; Araújo , Nilton de AlmeidaA presente pesquisa realizada no ano de 2018/2019 tem como objetivo compreender as representações sociais dos povos afro-brasileiros em livros didáticos de História utilizados nas escolas municipais de Juazeiro – BA, após a Lei nº 10.639/2003. Assim, parte da seguinte questão: de que modo às representações sociais dos povos Afro-brasileiros se manifestam nos conteúdos – textos escritos nos capítulos ou temas de História do Brasil - dos livros didáticos de História utilizados em escolas públicas municipais da cidade de Juazeiro – BA, no contexto pós-implantação da Lei 10.639/2003? Para tal, adotamos a abordagem qualitativa, que por sua vez, favorece a aproximação entre o pesquisador e o objeto de estudo, bem como a compreensão das subjetividades como práticas cotidianas. De acordo aos procedimentos técnicos, a pesquisa é documental, neste caso, os livros didáticos analisados, são compreendidos como documentos, então como instrumento de análise dos conteúdos dos livros didáticos utilizou Bardin (2010). Por meio de seu método de análise, foi realizada a seleção e categorização das unidades de registros. Para adentrar no caminho da pesquisa, elencamos três objetivos específicos que são os seguintes: Identificar os livros didáticos utilizados no ensino de história com as turmas de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II, em escolas públicas do município de Juazeiro – BA, pós a implantação da Lei nº 10.639/ 2003; Analisar as representações sociais sobre a história dos povos afro-brasileiros presentes nos livros didáticos e Demonstrar as representações sociais construídas sobre as histórias dos povos afro-brasileiros e suas implicações na efetivação da Lei nº 10.639/2003. Como orientação teórica e metodológica, adotamos como bússola a teoria das representações sociais proposta por Serge Moscovici (2003), pois o mesmo fundamenta de como tais representações sociais são construídas como saberes social, que por sua vez, farão parte do cotidiano dos estudantes como saber teórico e prático. Para o entendimento dos conteúdos das relações raciais, dialogamos com Hasenbalg (2003) Munanga (2006), Gomes (2007) Reis e Silva (1989). No estado da arte realizado com nove trabalhos, a nossa interpretação foi de que há necessidade de novos estudos na temática e a presença constante de práticas racistas, seja nos livros didáticos de História, ou nas relações presentes entre os sujeitos dentro do espaço escolar. Entretanto, já se percebe avanço ao combate ao racismo com práticas isoladas. Percebemos avanço significativo. No desenrolar da pesquisa, percebemos com nitidez a ausência de conteúdos sobre os afro-brasileiros nos livros do 6º ano e do 9º ano e, já nos livros do7º ano e do 8º ano, encontramos assuntos referentes ao afro-brasileiro, porém muitas vezes de forma pejorativa e estereotipas. Porém, notamos também avanços significativos nas abordagens sobre os afro-brasileiros com representações positivas, onde os autores destacam o afro-brasileiro como sujeito ativo, ou seja, participativo na construção da sociedade brasileira. É importante destacar que a coleção História; Sociedade & Cidadania se sobressai em relação à outra coleção Projeto Araribá. De acordo que os livros didáticos de História, ainda, contêm representações da população negra como escravos, ou seja, os afro-brasileiros vão ser sempre escravos. Os africanos, também são percebidos como escravos, no sentido que nunca foram pessoas livres. Neste sentido, O livro didático de História pode colaborar para a manutenção de uma representação social pejorativa sobre a população negra, provavelmente muitas crianças podem negar sua condição racial, ou seja, negando a si mesma e ao outro.