Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Assunto "Abordagens da educação física"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPossibilidades didático-pedagógicas no trato da dança na educação física infantil na escola(2013) Lino, Eluanne Dias; Amorim, Alexandra da Paixão Damasceno; Amorim, Ângelo Maurício de; Mussi, Ricardo Franklin de FreitasEsta pesquisa bibliográfica de natureza qualitativa aborda a relação da dança como conteúdo na educação física infantil com o aporte teórico de algumas abordagens da educação física, sendo elas: Psicomotricidade, Desenvolvimentista, Construtivista, Crítico-emancipatória, Crítico-superadora e Cultural, tendo como objetivo explorar através das obras de autores que defendem o uso dessas abordagens pedagógicas para um ensino mais íntegro da criança, devendo valer-se da sistematização que esses fazem da dança na educação infantil. Baseando-se nos estudos de Jean Le Boulch, Go Tani, João Batista Freire, citados por Darido (2008), Soares (et. al, 2009), Elenor Kunz (2006) e Jocimar Daolio(1995). Conclui-se que a dança na educação física infantil atrelada às abordagens da educação física se faz adequada para a realização de um trabalho íntegro, onde a criança vivencia, compreende e realiza modificações em sua relação consigo mesma, com o outro e com a vida.