Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
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Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Assunto "Abandono"
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- ItemO sucesso e o abandono no esporte de alto rendimento: uma revisão sistemática.(2015-03-22) Santos, Lucas da Silva; Lima, Sidnei Luiz Reis de; Cavalcante Neto, Jorge LopesA psicologia vem ganhando espaço e atuando significativamente dentro do esporte, visto que passou a investigar os fatores psicológicos que afetam diretamente o rendimento e o desempenho dos atletas. O término da carreira passou a ser investigação da psicologia do esporte visto que se refere ao momento de transição na vida dos atletas, acompanhado por mudanças psicológicas e sociais. O objetivo do artigo foi analisar através de revisão sistemática as implicações do término da carreira esportiva, e as estratégias adotadas por clubes e dirigentes esportivos para preparação dos atletas. Foi realizada uma revisão sistemática nas bases de dados do Scielo, Lilacs, PubMed e Periódicos CAPES, com os descritores: Ascensão, Abandono e Esporte de Rendimento. Incluíram-se artigos nacionais publicados de 2004 à 2014, pesquisas de campo envolvendo seres humanos e textos completos e disponíveis gratuitamente. A busca inicial permitiu encontrar 1309 artigos, restando 15 artigos na análise final. O término da carreira esportiva resulta da combinação de fatores individuais e influências sociais, não há uma preparação para esta nova fase da vida, negligência dos clubes, treinadores e membros da família, impactando diretamente nesse momento. As características da transição incluem: duração, mudanças de posição social, grau de estresse e desafios enfrentados. Destarte, a reconstrução da identidade e a reformulação da auto-estima, podem ser conquistados por outras atividades fora do meio esportivo, sendo ferramentas essenciais nesse processo. Muitos desportistas ao abandonarem a carreira esportiva desenvolvem enfermidades, afetando diretamente sua qualidade de vida, a saudade do esporte e do reconhecimento social afligem-nos pós-encerramento. Os Programas de Aposentadoria devem priorizar a formação de uma base sólida educacional, que capacite-os a fazer escolhas profissionais. As estratégias adotadas pelos programas vão desde o coping, suporte social, plano de orientação vocacional e assistência psicológica. O programa australiano Athlete Career and Education (ACE), em funcionamento desde 1995, tem sido considerado um modelo para programas de outros países, já que busca promover o equilíbrio entre as exigências da carreira esportiva e, ao mesmo tempo, desenvolver outras habilidades profissionais. Observou-se que o término da carreira esportiva é um tema pouco conhecido no Brasil além, da falta de estrutura dos clubes e a preparação de técnicos e dirigentes esportivos para lidar com esse aspecto. Devido o número de atletas que enfrentam situações difíceis no momento de transição da carreira esportiva, boa parte dos países criaram programas de aposentadoria como estratégias de suporte aos atletas.
- ItemTrajetória formativa dos alunos do 1º ano noturno do colégio Estadual Felipe Cassiano: o abandono em análise.(2019-07) Ferreira, Adilson José Matos; Cunha, Rubia Mara de Sousa Lapa; Miranda, Helga Porto; Costa Junior, Cales Alves da; Sousa, Luzineide Vieira deEste trabalho versa sobre a Trajetória Formativa de estudantes do Ensino Médio em uma escola da esfera pública localizada no Território da Bacia do Jacuípe – NTE 15, Ipirá-BA, no tocante as narrativas autorreflexivas a respeito do processo de evasão e/ou abandono e faz jus ao TCC (Trabalho de Conclusão do Curso) de Licenciatura em Letras Vernácula do Departamento de Ciências Humanas - DCH - Campus IV – Jacobina da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Logo, foram analisadas as questões que levaram ao Abandono Escolar na turma do 1º ano no Ensino Médio noturno, do Colégio Estadual Felipe Cassiano, em Várzea do Poço-Ba, com recorte temporal de 2011/2018. A escolha do tema se deu a partir das constatações registradas na Secretaria de Educação (SEC) e nas inquietações e angústias relatadas pelo quadro docente e discente através das Jornadas Pedagógicas, nas atividades complementares (ACC) e nas discursões travadas nos conselhos de classe e como resultado das estratégias não alcançadas e das lacunas dos objetivos não atingidos na prática pedagógica, ocasionaram impacto de ordem institucional com consequência extinção do curso em 2017. Tudo isso influenciou e corroborou para a projeção negativa do aluno como resultados das questões de natureza social e isso me possibilitou um (re) encontro com a minha história pessoal. A pesquisa possibilitou a reaproximação dos(as) estudantes considerados(as) evadidos(as) para, assim, compreender e promover estratégias de convite para o retorno dos(as) mesmos(as). Percebeu-se que os fatores determinantes do abandono escolar mostraram uma situação complexas, mas, a devolutiva social permitiu entender e sinalizar “alguns indicativos” como: o processo de culpabilização, a incompletude do ser, o reconhecimento identitário e a retomada da autoestima a partir do ajuste social que se materializaram nas narrativas, no histórico dos sujeitos e legitimou a situação de abandono em conformidade com os anos anteriores.