Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Assunto "Alteridade"
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- ItemKipovi cabuleiro um tom da memória do Cabula(2016-01-08) Nicolin, Janice de Sena; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Santos, Inaicyra Falcão; Oliveira, Nadri Nóbrega; Silva, Ana Célia da; Luz, Narcimária Correia do PatrocínioKipovi Cabuleiro é uma perspectiva de linguagem poética de educação pluricultural, fruto dos estudos de memória da ancestralidade de uma territorialidade sociabilizada por africanos e seus descendentes da Bahia, das formas e modos de linguagem de o contador de história da tradição oral africana narrar o passado ancestral. Cabula é a territorialidade do estudo e topônimo da língua africana quicongo que imprime o sentido da presença inaugural da arkhé congo-angola no lugar. A pesquisa apelou para a episteme africano-brasileira, que valoriza estudos com aprofundamentos nos legados africano e africano-brasileiro e favoreceu o conhecimento da história do Cabula e do símbolo contador de história da tradição oral africana. O objetivo do estudo foi compreender a dinâmica de um contador de história da tradição oral africana para recriá-lo como um contador da história do Cabula, o Kipovi Cabuleiro. Com abordagem metodológica própria, o movimento agachado, foi possível acompanhar a dinâmica das narrativas da memória do Cabula e as elaborações mais profundas da memória da pesquisadora ao dialogar com os procedimentos das perspectivas metodológicas ―desde dentro para desde fora‖ e a dialética do ―vivido-concebido‖. Os impactos das projeções de linguagens analisadas do Kipovi Cabuleiro chegam à compreensão de que a consciência para a valorização da memória de uma territorialidade africano-brasileira, em cenários de educação pluricultural, restitui e renova o sentido de afirmação da ancestralidade fundadora e das alteridades africano-brasileiras; e que carece de disposição política nas instituições de educação básica no sentido de criar iniciativas de enfrentamento ao etnocentrismo e ao racismo no Estado da Bahia.
- ItemMuseu virtual origens: uma proposição insurgente(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-30) Correia, Rosângela Accioly Lins; Matta, Alfredo Eurico Rodrigues; Santana, Carlos Eduardo Carvalho de; Oliveira, Eduardo David de; Monteiro, Miguel Maria Santos Corrêa; Bernardo, Augusto Sérgio dos Santos de São; Cardoso , Cláudia PonsEsta pesquisa trata do desenvolvimento colaborativo do Museu Virtual Origens: uma proposição insurgente. A investigação utilizará a abordagem metodológica intitulada “Design Based Research” (DBR) ou Pesquisa de Desenvolvimento. A proposta possui uma abordagem socioconstrutivista com viés na construção de um ambiente virtual de aprendizagem que reconhece a comunidade como participante e sujeitos/as que adquirem metacognição (constroem conhecimento e consciência de si mesmo) e autorregulação deste conhecimento (autonomia) ao interagirem com o ambiente. Tem como instrumentos de coleta de dados colaborações coletivas e, como protocolo de atividades, o gravador de áudio e vídeo e as entrevistas semiestruturadas online. O processo colaborativo é dedicado a lidar com as singularidades presentes nas histórias das comunalidades de origem bantu, iorubá, dos portugueses e dos tupinambá - termo oriundo do tupi tubüb-abá, que significa "descendentes dos primeiros pais", como afirma Eduardo Bueno, além das outras populações que se desenham nas arkhés civilizatórias locais, influenciando o viver cotidiano dessa territorialidade. As análises que foram desenvolvidas se estruturam e dialogam com as noções de “arkhé” e de “territorialidade” ligadas aos aspectos simbólicos e existenciais das populações negras nos contextos urbanos ou rurais, conforme estudos da pesquisadora Narcimária Luz; os conceitos de “alteridade”, utilizado pelo filósofo franco-lituano Emmanuel Levinas e, de “povo”, empregado pelo filósofo argentino Enrique Dussel. Por meio dessas interlocuções serão desenvolvidas análises das insurgências negras e dos povos originários nas terras que foram doadas a D. António Ataíde. A pesquisa tem por objetivo extrair desses legados civilizatórios a riqueza de valores e linguagens que constituem suas formas de comunicação, elaboração de mundo, sociabilidades e o desvelamento do ethos cultural da territorialidade da pesquisa para a construção dos conteúdos digitais. Finalmente, o projeto apresenta uma perspectiva descolonizadora ao oferecer possibilidades de reconhecimento do patrimônio civilizatório negro-africano, dos povos originários e de outras etnias que foram silenciadas na historiografia oficial. O conteúdo do museu virtual terá elementos históricos como propõe as Leis 10.639/03 e 11.645/08, pois proporcionará em seu acervo um caráter multirreferencial, pluricultural e interdisciplinar