Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
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Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Assunto "Análise de conteúdo"
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- ItemCinema piauiense: análise das representações sociais da paisagem sertaneja, da religiosidade e das relações de gênero(2022-07-18) Pereira, Isael de SousaAs produções fílmicas nacionais já se mostraram, ao decorrer dos anos, um campo vasto de estudos acerca das representações sociais sobre o Nordeste. Neste trabalho, contudo, o foco é analisar como a paisagem sertaneja, a religiosidade e as relações de gênero estão presentes nos filmes O Pescador e o Rio (2018), O Diário de Enoe (2016) e Kátia (2012), respectivamente. Para tanto, a investigação de natureza qualitativa, seguiu à luz da análise de conteúdo e da análise da imagem. A pesquisa aponta que o cinema piauiense, considerando sua influência muito grande sobre a cultura desse estado e seu poder de massificação, tem funcionado como uma ferramenta educacional, voltada para a construção de uma identidade social que novas questões de gênero, valoriza uma paisagem piauiense mais próspera, bem mais viva e exuberante, com a presença de rios, lagos, pastagem verde, entre outras e delineia um possível sincretismo religioso bastante influenciado pelo catolicismo.
- ItemRepresentação das mulheres negras na série documental a vida depois do tombo (2021)(2021-12-20) Santos, Mariane Ribeiro dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Sousa, Raiane Barboza de; Nicoli, Letizia OsórioO discurso cinematográfico é um reflexo intrínseco do local de fala do sujeito. Majoritariamente, no cinema brasileiro, a ausência de uma liderança compartilhada entre homens e mulheres, brancos e negros corrobora para que não haja igualdade na participação do mercado e para que os recortes sociais e as representações sociais das mulheres negras sejam as mesmas: empregadas domésticas, prostitutas, escravas etc. Essa linha discursiva demonstra que gênero e raça são linhas de força muito presentes nas disputas envolvendo identidade nacional brasileira. Face ao exposto, buscou-se diagnosticar que tipo de representações sociais estão sendo construídas das mulheres negras no documentário A vida depois do tombo (2021), a partir da personagem Karol Conká. Por meio da análise de conteúdo, foi possível constatar que se por um lado a série demonstra uma imagem humanizada da artista, mãe, filha e irmã que Karol Conka é, por outro, reforça muito mais a imagem negativa construída no mundo das telas pelo BBB21, reforçando representações sociais já consolidadas no audiovisual das mulheres negras e que o principal equívoco na construção da narrativa foi a tentativa em emular um cenário virtual, em que a personagem se vê enclausurada no erro, na culpa e na solidão.